Introdução
Vimos pelas Escrituras que Jesus jamais foi contra a lei de Moisés, e muito menos propagou sua extinção. Pelo contrário; Ele a obedeceu. Ele foi a única pessoa que obedeceu a lei de Moisés, e achou muito pesada.
Mudança na Lei do Amor
Por isso, Ele como legislador que estar até acima de Moisés em superioridade, Ele mudou a lei de Moisés (Hebreus 3:1-6; 3:3). Em outras palavras, Jesus tem uma missão profética semelhança a Moisés, mas Ele é superior a Moisés em essência, autoridade e glória. Moisés, é um servo de Deus criado, e Jesus é filho legítimo que foi gerado e não criado.
Ele fez diversas mudanças no texto da Lei, porque viu que o homem não suportava o tamanho do jugo da Lei de Moisés. Então a Lei foi mudada para atender a lei da graça.
Percebemos a mudança que Jesus fez na Lei de Moisés, se ver logo a partir do PRIMEIRO MANDAMENTO, que envolve a lei do Amor.
Veja o que diz o apóstolo Mateus, antes da lei de Moisés sofrer mudanças.
A Lei de dizia o seguinte:
Mateus 5:43 – Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e “odiarás ao teu inimigo“. Veja que a lei de Moisés induzia as pessoas odiar ainda mais seus inimigos.
Mas depois que a lei de Moisés sofreu as mudanças, ela ficou assim:
Mateus 5:44 – Eu, porém, vos digo: “Amai aos vossos inimigos“, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
Mateus 5:45 – para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos;
Mateus 5:46 – Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
Amar ao próximo como a si mesmo, como dizia a lei de Moisés, é fácil. Mas amar como amou Jesus não é nada fácil.
A lei do amor depois da mudança
Amar ao próximo como Jesus Amou, segundo a lei do amor na NOVA ALIANÇA, é bem mais difícil, porque ela ficou mais profunda e aprimorada.
Depois que Jesus fez mudanças na Lei de Moisés, quem sofreu a primeira mudança, foi o PRIMEIRO MANDAMENTO, que envolve direto a Lei do amor.
Depois que houve as mudanças, veja o diz Jesus no Evangelho segundo escreveu o apóstolo João. Jesus dizendo assim:
João 13:34 – Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Conclusão
Em vez de você aborrecer seus inimigos, Jesus nos ensinou a amar, e orar pelos inimigos, o que não é nada fácil; mas é possível. Por Pbsena.