A Economia, é uma ciência social que estuda como o indivíduo decidem empregar seus recursos na produção de bens e serviços, que vise distribuí entre vários indivíduos dos grupos da sociedade, que satisfaça e atenda as necessidades de cada um dos seres humanos. Além disso, ela analisa os mecanismos referentes à obtenção, à produção, o consumo e à utilização dos bens recursos materiais que são necessários à sobrevivência e ao bem-estar do homem.
O entendimento que se tem dela em primeiro momento, é que ela é a ciência da escassez, para trazer uma ideia de diminuição e contenção das despesas e dos gastos para poupar.
Já em segundo momento, é a moderação do consumo ou o controle de excessivos de gastos e a mediação de forças para melhorar a dispensa.
Ela é um fator de capital que abrange um conjunto de riquezas que foram acumuladas por uma sociedade durante anos ou séculos. Para que uma sociedade seja bem-sucedida economicamente, ela precisa ter vários elementos que alavanque sua economia, como: infraestrutura econômica, social, construções, edificações, transportes, máquinas, equipamentos e matérias-primas. Cumpre ressaltar, que dentro do texto de economia, é necessário admitir, que os recursos não são ilimitados, mas deve-se serem considerados escassos, com o objetivo de evitar o desperdício, a prodigalidade, o esbanjamento, o prejuízo, as despesas excessivas, o consumo compulsivo, a dispersão indevida, o descontrole e o descomedimento.