Restos de 286 vítimas do Holocausto judeu descobertos em 2 porões na Ucrânia. Os restos de 286 judeus assassinados durante o Holocausto foram encontrados em dois porões de uma cidade no sudoeste da Ucrânia.
Os restos mortais, principalmente mulheres e crianças, serão enterrados em uma vala comum no antigo cemitério judeu de Sataniv, informou Ynet .
A cidade tinha uma comunidade judaica organizada por cerca de 500 anos antes de os nazistas a capturarem em 1941 e começarem a matar sistematicamente seus judeus, segundo o site da Yad Vashem.
Em 15 de maio de 1942, tropas nazistas e polícia militar ucraniana trancaram os 286 judeus nos porões e os sufocaram.
Após a Segunda Guerra Mundial, os corpos foram deixados no porão com um sinal indicando que eram vítimas nazistas. A casa arruinada acima deles acabou cobrindo as adegas com um monte de entulho e um mercado ao ar livre operou a área por muitos anos, segundo Ynet .
O rabino Alexander Feingold, dos distritos de Khmelnytsky e Ternopil, na Ucrânia, disse a Ynet que sua comunidade travou uma batalha legal de seis anos com o proprietário da propriedade para revistar as adegas. Embora a comunidade tenha perdido nos tribunais, finalmente chegou a um acordo com o proprietário, segundo o relatório.
Alguns dos corpos foram descobertos em 2019 e o restante foi encontrado cerca de duas semanas atrás. Feingold disse que um parque será estabelecido em memória das vítimas próximas ao local do massacre. Com ajuda de Notícias nacionais de Israel.