O conceito de segregação escolar refere-se a uma distribuição desigual de indivíduos portadores de uma determinada necessidade especiais. Ela está presente em algumas escolas, que tornam seu ambiente de aprendizagem distintas, ao limitar oportunidades para apenas alguns grupos de alunos com boa situação financeira.
A segregação acontece, quando o Estado e seus agentes separam em ambientes distintos alunos com vários tipos de necessidades especiais. A exclusão escolar, pode ser compreendida como sendo a negação do o direito a pessoa ter acesso à educação.
A segregação, conhecida também como exclusão escolar, quando ela acontece, as pessoas que são atingidas, são deficientes físicos,e os portadores de transtornos psicológicos, dentro outros,
Em país onde a segregação é presente, alguns indivíduos não podem frequentar escolas ou as salas de aulas. Um dos exemplos mais conhecido no mundo, foi período de segregação racial no governo do Apartheid, que aconteceu na África do Sul, onde os negros eram rejeitados e discriminados, com base em leis que não permitiam eles frequentassem os ambientes dos brancos.