É uma gruta ou cavidade subterrânea com uma abertura para a superfície. O que para nós brasileiros a gruta é conhecida como caverna, para os judeus a caverna era conhecida por “cavidade” Is 2:19. As cavernas ofereciam refúgio em tempos de perigo. A primeira menção de tal lugar tem que ver com Ló e suas duas filhas morando numa caverna depois de saírem de Zoar por medo (Gn 19:30). E a segunda menção duma caverna na Bíblia refere-se à de Macpela, em Hebron, que Abraão comprou e usou como sepultura, onde foram sepultados Sara, Abraão, Isaque, Rebeca, Jacó e Leia. (Gn 23:7-20; 25:9, 10; 49:29-32; 50:13) No NT, temos a menção do túmulo memorial do amigo de Jesus, Lázaro, “era, de fato, uma caverna” (Jo 11:38).
Elas foram refúgio de Davi na hora da perseguição
As sagradas Escrituras mencionam duas cavernas que marcaram muito a vida de Davi. Uma, fica a região de Adulão em frente ao vale de Elá, para onde ele fugiu para escapar da fúria de Saul, foi lá que ele formou um pequeno exército com cerca de quatrocentos homens” (1 Sm 22:1-2), amargurados de espíritos e endividados, alguns deles eram solteiros, separados e casados, que haviam fugidos de suas terras e de suas famílias por algum motivo, e se ajuntaram a Davi. Foi da formação desse pequeno exército, que Davi levantou trinta homens valentes e destemidos que lutavam a até a morte. O pai, a mãe e os irmãos de Davi, ao saberem que ele estava acampado na região de Adulão, se juntaram ele, por conta da perseguição de Saul (1 Sm 22:2).
Saul ao saber que Davi estava refugiado na caverna de Adulão, o perseguido. Deus viu seu servo Davi estava correndo perigo com seus homens, suas esposas, seu pai, mãe e seus irmãos, enviou o profeta Gade, recomendando que Davi fugisse para o território de Judá. E Davi fugiu com seu grupo, passando por Mispá, em Moabe (1 Sm 22:3), e solicitou ao rei de Moabe, que permitisse seu pai e minha mãe fiquem aqui até que Deus resolvesse seu problema. Dali ele saiu e foi esconder-se na floresta de Herete no território de Judá (1 Sm 22:5). E a segundo caverna, fica no ermo de En-Gedi, que significa: Nascente do Cabrito. é um oásis localizado a Oeste do Mar Morto, perto de Massada e das cavernas de Qumran. Diz a tradição judaica, que Davi escondeu-se de Saul nas suas cavernas I Samuel 23:29). Foi ali que Davi cortou a aba da túnica de Saul, quando este entrou “para satisfazer uma necessidade natural” (1 Sm 24:1-15).
Significado: Caverna de Adulão
Significa Justiça do povo, refugio, esconderijo; é um complexo de cavernas que fica no vale de Elá, e segundo os arqueólogos e exploradores, existem partes desse complexo de cavernas que ainda não foram exploradas, e certamente caberiam ali todo aquele exército que se ajuntou a Davi.
Exilado no sentido figurado
As Escrituras Sagradas, às vezes mencionam a caverna, no sentido figurativo, tanto no lado positivo como negativo. Algumas delas eram bastante grandes para conter centenas de pessoas e eram usadas como moradias permanentes, como em Petra, ou eram usadas como abrigos temporários, sepulcros, cisternas, estábulos ou armazéns. Destes abrigos naturais recuperaram-se muitos artefatos.
Você sabe porque Jesus uso sentido figurado da caverna para acusar aos os cambistas e vendedores e cambistas do templo? E qual foi a frase que Ele usou? Resposta: “Covil de Salteadores”. (Mt 21:13; Jr 7:11). Autor: Pbsena