O Que Foi O Iluminismo? » Tifsa Brasil

O que foi o Iluminismo?

Foi uma teoria do movimento intelectual e filosófico do século XVIII que enfatizava principalmente a razão e defendia ideias como progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação entre Igreja-Estado.

Qual foram os legados e as contribuição dos iluministas para a sociedade?
Os iluministas eram defensores da razão como forma de entender o mundo. Contribuíram para o desenvolvimento científico e combatiam a influência da Igreja. Eram críticos do absolutismo e da concentração do poder real. Os ideais iluministas contribuíram para eventos como a Revolução Americana e a Revolução Francesa. Qual o seu legado para os dias de hoje? Atualmente, ainda vivemos sob influência do Iluminismo em temas como a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, os ideais e lutas pelos direitos individuais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros.

Quais são os pontos negativos do Iluminismo?
1. O fato de que da razão passou a dominar a fé e sua desmistificação, com o avanço do ânimo exacerbado pela ideia da razão sobre a fé.
2. A partir do Iluminismo surgiram muitos atos violentos, como trouxe inúmeros atos violentos.
3. Para eles, Deus estava presente na natureza e no próprio homem; e o Antropocentrismo.
4. Já um de seus pontos negativos pode ser associado ao “darwinismo social”, por exemplo.

Quais são os pontos positivos do Iluminismo?
1. O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços econômicos, a Revolução Industrial, que abriu caminhos para a produção e expansão dos mercados e mudanças políticas que acabaram na Revolução Francesa.
2. O Mercantilismo característico da época anterior deu lugar para a liberdade econômica sem a intervenção do Estado.
3. A defesa de maior liberdade política, contribuíram com o progresso da ciência e da tecnologia.
4. A consolidação do aumento da representatividade popular nos sistemas de governos.
5. Eles questionavam a monarquia absolutista como forma de governo.

Quais são as principais críticas do Iluminismo?
Os pensadores iluministas criticavam o Antigo Regime em vários aspectos. Combatiam o absolutismo monárquico, os privilégios da nobreza, a divisão da sociedade em estamentos e a interferência do Estado na economia. E criticavam o poder da Igreja Católica.
Os principais intelectuais do iluminismo, foram: René Descartes (1596-1650); Bacon, Newton; Thomas Hobbes (1588-1679); John Locke (1632-1704); Montesquieu (1689-1755); Voltaire (1694-1778); Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); Immanuel Kant; Denis Diderot; Adam Smith e David Hume.

Faça seu comentário via Facebook

Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *