É um método de adivinhação que consiste em abrir um livro aleatoriamente, para obter uma mensagem positiva ou negativa de um determinado texto que foi escolhido com a ponta de um dos dedos da mão. A prática remonta aos tempos antigos, quando os gregos e romanos da mesma maneira consultavam as obras de Homero e Virgílio. Esse método já foi muito difundido no meio evangélico em tempos remotos, mais ele caiu em desuso, porque ia de encontro aos princípios bíblicos.
Essa forma de abrir a Bíblia aleatoriamente, para obter por meio dEla uma mensagem divina, passou a ser conhecida de “Bibliomancia”.Ou seja, é tentar descobrir por meio da adivinhação a vontade de Deus, ou obter um aviso ou uma mensagem positiva por meio dEle, pela qual o leitor é guiado receber essa mensagem no primeiro versículo que seu olhar na ponta do dedo. Esse método era muito usado pelos religiosos no período da Idade Média, para descobrir exigências e obrigações e discernimento do futuro, usando a Bíblia.
O cristão que conhece o verdadeiro papel das Escrituras Sagradas, não vai estudar Ela de forma aleatória, nem utilizada para adivinhações e atividades semelhantes. É sabido que podemos receber instruções e conforto fazendo leituras bíblicas casuais, mas não com o viés das Bibliomancia, que caracteriza adivinhações.
Bibliomancia em tempo contemporânea, persistiu décadas de 80 e 90. Ela era chamada de “Caixinha de Promessa”. Ela existia na casa de muitos pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e na casa de muitos membros da igreja até os anos 90. Muitos obreiros tradicionais, todas vezes que iam almoçar ou jantar, viajar ou fazer uma oração, etc, eles consultavam a “Caixinha de Promessa. Mas ela está quase extinta, por conta do avanço do conhecimento teológico entre os evangélicos. Autor: Pbsena