Porque o trabalho do homem se tornou tão cansativo e fatigante? E existe uma explicação para essa situação? Sim existe. O trabalho é uma ocupação criada por Deus antes da queda do homem. O trabalho não pode ser considerado como uma espécie de punição de Deus para com o homem que criou. Pois o objetivo dessa ocupação era retirar o homem da ociosidade e deixar sua a vida mais interessante e envolvente com a natureza que passou amar como componente dela.
O trabalho como uma das ocupações mais dignificante do homem, só se tornou árduo e penoso para que ele perdeu o poder sobrenatural que tinha para operar no planeta terra. Embora o homem sendo menor do que os anjos, mas ele tinha poder sobrenatural para se locomover para onde quisesse em todo o planeta, tendo o Jardim como moradia. Agora, o surgimento de arbustos espinhentos e abrolhos, a transpiração corporal, as dores, a perda das energias físicas, a falência dos órgãos, que traz cansaço e fadiga; é uma consequência de sua desobediência ao pecar contra Deus (Gn 3.7; 3.17-19,23).
As evidências das aptidões do homem como a simples confecção de um vaso, Adão não perdeu por conta de sua expulsão do jardim. Autor: Pbsena