Recentemente, sábado próximo passado, dia (18 de abril de 2020), tivemos o desmoronamento da estátua de São José, padroeiro do Município de Maracanaú, que fica na Praça da Estação.
A queda da estátua de São José aconteceu durante a noite. E o povo vizinho só se deram conta do desmoronante pela manhã. Isso prova que ninguém viu o ocorrido. Segundo a nota da prefeitura, existe a possibilidade da queda ter sido provocada por chuvas ou um raio.
Segundo os moradores do local, a estátua já apresentava rachadura na base e em outros locais.
Boa parcela da população acredita; que a queda foi provocada devida a erosão, de uma obra feita mais de barro e tijolos do que de cimento e ferro.
Uma obra como da estátua São José, que tinha apenas 15 metros de altura, se fosse feita só de cimento e ferro, acredita-se que um raio, chuvas e ventos não causaria tamanho estrago.
Não cola, para a Prefeitura Municipal de Maracanaú, dizer que a queda da estátua foi causada pelos ventos e fortes chuvas, e por último por um raio.
A desculpa de culpar os fenômenos da natureza como causa principal da queda da estátua do padroeiro de Maracanaú e do Ceará, é a vergonha e falta de coragem de assumir em dizer; que a obra foi feita mais de barro e de tijolos. Das obras maus feitas em Maracanaú, nem santo padroeiro escapou.