Os dados bíblicos e históricos dão conta, que a localização da Panfília era uma planície com cerca de 120 quilômetros de comprimento, por cerca de 30 de largura. Ela ficava situada na costa sul da Ásia Menor, entre os montes Taurus e o Mediterrâneo (At 27.5). Ela limitava-se a leste com a Cilicia e a oeste com a Lícia. Essa planície estava protegida dos ventos do norte por uma cadeia de montanhas, e era regada pelas águas que vinham dela. Possivelmente, os dórios vieram para a Panfília na época da migração dórica, e ao chegarem, se misturaram com os aborígenes.
Essa região foi sucessivamente dominada por Lídia, Pérsia, Alexandre o Grande, selêucidas, Pérgamo e Roma. As influências estrangeiras não lhe trouxeram qualquer benefício, porque a Panfília permaneceu durante muito tempo como uma área inculta e bastante perigosa.
Diz-se que o porto de Said, alcançou sua prosperidade por ser um mercado dos piratas vindo da Cilicia, Por volta do ano 102 a.C. Foi lá que Roma estabeleceu a província da “Cilicia”, e uma série de postos ao longo da costa da Panfília, para combater os piratas do Mediterrâneo.
Quando Pompeia conquistou a Cilicia, depois de sua contenda com os salteadores do mar 67 a.C.), a Panfília tornou-se parte da província da Cilicia e assim permaneceu até ao an0o de 36 a.C., quando foi presenteada por Antônio Amintas, da Galácia.
Mais tarde, essa região foi anexada à Galácia até ao ano de 43 d.C., tempo em que Cláudio retirou a liberdade dos lírios, ao anexá-los à província da Panfília. Eles só libertos durante o reinado de Nero em 69 d.C.. Nesse tempo, a Panfília e a Galácia eram administradas por único governador.
Tempos depois, eles perderam a liberdade durante o governo de Vepasiano, que se uniu a Lícia e a Panfília. Já por volta do ano de 74 d.C. a província romana da Panfília ampliou-se com o acréscimo da região montanhosa ao norte, conhecida como Pisídia, Além de Perge e suas principais cidades eram Atália, com cerca de 20 quilômetros a sudeste da metrópole Side, situada cerca a 50 quilômetros a sudeste de Perge.
À época em que Paulo passou na Panfília, ela fazia parte da província Lícia-Panfília (At 13.13; 14.24; 15.38). De acordo com seu costume, o apóstolo devia estar preocupado com os judeus dessa região, e sua presença pode ser demonstrada pelo fato de representantes da província estarem presentes em Jerusalém no dia de Pentecostes (At 2.10). Embora tenha sido introduzido por Paulo e Barnabé, o cristianismo ali, ele lento na região da Panfília. Autor: Pbsena