A Sociologia e a Antropologia conceitua, veem e trata a educação como um processo de ressocialização e ação humana, que está presente em todos os lugares e espaços. O pensamento socioantropológico considera a educação e a escola como dois temas importantes que deve ser analisados e pensados dentro do contexto de aprendizado. Ela está relacionada as sociedades, as culturas e a história do homem desde dos tempos remotos. Seus eixos, são conhecidos como educação formal e a não formal.
Sabe-se que a educação formal, é o primeiro eixo de ensino institucionalizado por meio da escola, universidades e ensinos técnicos; eles são gerenciados pelo setor e público privado, seguindo leis normativas, projeto político pedagógico, plano de ensino semestrais e anuais com aulas elaboradas pelos educadores de acordo com a cultura da região de cada grupo da sociedade. Este ramo de educação, é composto e formado por indivíduos ou cidadães conscientes de seu papel social e democrático.
Além disso, temos o segundo eixo da educação, conhecida como não formal, que segue o processo fora da lógica do sistema institucional de ensino regular educacional. Sua aquisição vem da família, da igreja, do ambiente de trabalho, dos amigos e dos meios de comunicação em massa, etc. É deste ramo educacional, que surge indivíduos segundo o senso comum. Ele é a matriz e o princípio que norteia ao acesso ao conhecimento científico.
Como se pode ver, o protagonismo educacional, vem de dois eixos que obrigatoriamente todo homem passa por eles. Entende-se que não existe uma maneira única de educação dentro desta duas vertentes. Pois eles podem vir de várias formas e de acordo com o tempo e espaço dentro da sociedade. Os dois trabalham seus próprios interesses, mas comungam e concordam quando a causa é para formar indivíduos livres nos moldes democráticos dentro da sociedade. Resumindo: eles são a gênese que ajuda na formação do caráter e na ressocialização do homem para os mesmos sejam agentes transformadores das sociedades com suas diferenças e delimitações socais