Segunda tentativa da prova eletrônica de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação » Tifsa Brasil

Segunda tentativa da prova eletrônica de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação

A prova eletrônica da terceira tentativa de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação, são questões da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Para Weber, a educação constituída como um sistema, cumpre a tarefa de servir às formas de poder e dominação das sociedades na qual está inserida. Assim, para cada ordem social, os processos educativos se relacionam a modos específicos de dominação. Leia as afirmações abaixo, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(V) A educação humanística tem o propósito de cultivar determinado modo de vida, geralmente relacionado aos grupos socialmente privilegiados. Aqui, a educação corresponde à dominação tradicional.
(V) A educação especializada é característica das sociedades modernas e contemporâneas, racionalizadas e burocráticas. Este modo de educação se relaciona à dominação racional-legal.
(V) A educação carismática é típica do guerreiro e do sacerdote, e tem o propósito de estimular características heroicas ou mágicas. Este modelo de educação corresponde à dominação carismática.
(F) A educação para o trabalho, intelecto e físico dá forma à educação omnilateral e para a autonomia do indivíduo.

Esta educação corresponde ao modelo ideal de dominação proletária, é:

F, F, V, F.
V, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, V, V.
F, F, F, V.

Pergunta 2
Leia o trecho abaixo:
[…] Pode-se dizer que cultura é, ao mesmo tempo, a expressão da capacidade humana de criar, no plano material e simbólico, de recriar historicamente sua própria criação e transmiti-la às novas gerações através da educação” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 66-67).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de cultura:

É definida como o conjunto de elementos que aproximam a vida em sociedade do reino animal.
É o traço que determina a divisão da sociedade em dois grupos: aqueles que possuem cultura e aqueles que não possuem cultura.
É o conjunto de elementos transmitidos geneticamente entre os indivíduos e que condicionam seu comportamento.
Refere-se unicamente ao conjunto de elementos e fatores econômicos que caracterizam determinada ordem social.
Pode ser compreendida como a totalidade das criações humanas, envolvendo diferentes aspectos da vida humana em sociedade, como as ideias, os hábitos e as instituições sociais.

Pergunta 3
“Bourdieu apresenta uma problemática central que orienta toda a concepção do seu texto: o sistema escolar, em vez de ser considerado um fator de mobilidade social, na realidade desempenha função contrária, ou seja, é um dos mais eficazes fatores de conservação social, pois legítimas desigualdades sociais e sanciona a herança cultural como dom social e natural” (PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: do Positivismo aos estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010, p. 82).

O trecho acima faz referência a um dos pontos centrais da análise da educação, segundo Bourdieu que aponta, entre outras questões, a função da escola na legitimação e reprodução das desigualdades sociais.
Um dos conceitos elaborados por Bourdieu que descreve tal fato é:

Racionalização.
Hegemonia.
Capital Cultural.
Ideologia.
Habitus.

Pergunta 4
A educação e o papel da escola foram temas estudados por Gramsci, especialmente a partir da sua contextualização no sistema capitalista e como agente de transformação.
A partir das perspectivas do autor, analise as afirmativas abaixo:

I. Para Gramsci, a escola contribui para a consolidação das formas de dominação e poder típicas de cada contexto social, como as formas carismáticas, racionais e tradicionais.
II. Segundo Gramsci, a escola está estruturada como um dos espaços de formação cultural e de cidadania não contribuindo, portanto, com a manutenção da ideologia e hegemonias dominantes.
III. Gramsci identifica a instituição escolar como um dos agentes mais importantes de transformação do capitalismo, na medida em que possibilitaria aos alunos identificarem as contradições e códigos de dominação desse sistema.
IV. A construção da cidadania, segundo Gramsci, passa necessariamente pela instituição escolar, pois essa possibilitaria a identificação da ideologia dominante e das formas de superação destas, possibilitando a construção de uma contrahegemonia.

Estão corretas:

I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.

Pergunta 5
Por meio do conceito de capital cultural, Bourdieu analisa a relação entre os sistemas escolares e a manutenção e legitimação das desigualdades sociais.
Sobre a concepção do autor, assinale a alternativa correta:

Segundo a perspectiva de Bourdieu, as desigualdades sociais seriam resolvidas pela democratização de acesso ao ensino público e gratuito.
Para Bourdieu, a escola é uma instituição neutra que disponibiliza os mesmos conteúdos e acessos a todos os alunos. Melhores ou piores índices de aprovação se explicam pela dedicação dos alunos aos estudos.
O que determina o “sucesso” escolar e o maior índice de aprovação é o critério econômico: segundo Bourdieu, alunos de classes mais favorecidas economicamente se saem melhor no sistema escolar, pois a posse de bens é o elemento exclusivo e determinante desta condição.
A entrada no sistema escolar encerra a hierarquia e desigualdade social: independentemente da origem familiar e do capital social, a escola iguala o conhecimento prévio dos alunos.
Bourdieu define que a escola constitui-se num campo de violência simbólica ao legitimar determinado conjunto de códigos e valores, pertencentes às classes dominantes, como naturais e universais.

Pergunta 6
Leia os trechos abaixo:
[…] na verdade, cada sociedade, considerada em determinado momento de seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como uma força geralmente irresistível (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013 p. 47-48).
[…] o ideal pedagógico de uma época expressa antes de tudo o estado da sociedade na época considerada. Contudo, para que este ideal se torne realidade, é preciso ainda fazer com que a consciência da criança se conforme (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013, p. 95).
Sobre o papel da educação, para Durkheim, analise as afirmações abaixo:

I. Para o autor, a educação, em todas as épocas históricas, corresponde ao processo de socialização.
II. Um fator fundamental sobre a educação, segundo Durkheim, é seu poder coercitivo. Em todas as sociedades, o modelo de educação existente se sobrepõe ao indivíduo.
III. Educação e socialização são sinônimos e, portanto, em todos os contextos sociais e sociedades, prevalecem as mesmas maneiras e modos de educar.
IV. A educação objetiva, acima de tudo, a submissão das normas coletivas aos desejos e instintos individuais.

Estão corretas:

I apenas.
I e II apenas.
I, III e IV apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.

Pergunta 7
Leia o trecho abaixo:
“Gramsci, enfim, concebe uma educação escolar que não se transforma numa forma de domesticação da mão de obra para as empresas capitalistas. A educação das novas gerações envolveria, segundo seu entendimento, uma formação disciplinar, ao mesmo tempo técnica e voltada para o cultivo dos valores de conhecimento mais amplo possível, difundindo uma cultura humanística” (PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: do Positivismo aos estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010, p 66).

Gramsci, ao analisar as escolas e a educação da primeira metade de século XX, defende a formação de novos intelectuais e de um modelo educacional que possibilitasse a construção de uma nova hegemonia.
Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:

I. Para Gramsci, é essencial que a formação de intelectuais que pudessem levar as classes dominadas à construção de uma nova hegemonia e concepção de mundo diversa da hegemonia dominante. Estes são chamados de intelectuais orgânicos.
II. Gramsci defende que todos os indivíduos podem ser intelectuais. Por isso, a necessidade da escola unitária que possibilitasse a educação humanística e teórica e, também, para o trabalho.
III. Para Gramsci, a escola humanística proporciona uma educação mais abrangente. Dessa forma, ele considera a educação profissionalizante inferior e desnecessária.
IV. A educação ideal, para Gramsci, é a educação dicotômica que possibilita o ensino humanístico para um grupo e o profissionalizante para outro. Dessa forma, se desenvolveriam as habilidades específicas de cada classe social.

Estão corretas:
I e IV apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas.
I e III apenas.
I, II, III e IV.

Pergunta 8
“Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-los a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente lemos, mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos contemporâneos (MONTAIGNE, ops cit LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.13).

No trecho acima, o filósofo francês Montaigne reflete acerca da condição humana, a partir dos costumes rituais praticados entre os Tupinambás.
Esta reflexão pode ser compreendida como:

relativista, pois ao refletir sobre os costumes tupinambás, também provocou estranhamento sobre sua própria cultura e sociedade.
determinista geográfica, pois considerou que os costumes tupinambás resultavam de sua localização no Novo Mundo.
determinista biológico, pois considerou que as práticas rituais promovidas por este grupo derivavam de sua condição genética indígena.
evolucionista, pois avaliou que os costumes tupinambás eram atrasados quando comparados ao europeu.
etnocêntrica, pois interpretou a cultura do outro, a partir do seu ponto de vista.

Pergunta 9
A ação social é um dos pontos centrais na interpretação da realidade, conforme a análise de Weber.
Sobre esse conceito, leia as afirmativas abaixo:

I. A ação social corresponde à ideologia e sua origem está na esfera econômica.
II. Ação social refere-se às condutas humanas, as quais são responsáveis pelas formas de socialização e coesão social.
III. Segundo Weber, a ordem social é resultado das ações sociais empreendidas pelos indivíduos.
IV. A ação social pode ser definida como comportamento humano dotado de sentido compartilhado entre os indivíduos de determinado meio social.

Estão corretas apenas as afirmativas:
II e III.
I, II e IV.
III e IV.
I e III.
I e IV.

Pergunta 10
Ao tratar da perspectiva de Marx sobre a escola e a educação, João Valdir A. de Souza afirma que:

“Sua concepção de educação passa necessariamente pelo mundo do trabalho, que constitui efetivamente os elementos materiais de formação humana. Marx não seria partidário de uma escola de tempo integral, a menos que parte desse tempo estivesse efetivamente ligada alguma atividade produtiva. Toda a sua discussão sobre educação passa necessariamente pela indissociável união entre a dimensão prática do trabalho e o exercício intelectual levado a efeito para compreensão do seus processos” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 96-97).
Sobre a análise de Marx acerca da educação, analise as afirmações abaixo:

I. Marx compreende a educação e a escola como importantes agentes de socialização e, portanto, também de coesão social.
II. A concepção marxista de educação é a omnilateral que, ao contemplar a educação física, intelectual e para o trabalho levaria o indivíduo à emancipação e autonomia.
III. Em Marx, a escola burguesa, tal como existe, é parte do sistema e, portanto, reproduz as ideologias e dominantes.
IV. A transformação da sociedade, na perspectiva marxista, não passa pela escola, mas, sim pela transformação do modo de produção.

Estão corretas:

I, II e III apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
II apenas.
Resposta correta
II, III e IV apenas.

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