Primeira tentativa da prova eletrônica de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação » Tifsa Brasil

Primeira tentativa da prova eletrônica de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação

A prova eletrônica da terceira tentativa de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação, são questões da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
As definições e a compreensão de estrutura social e sociedade são fundamentais nas análises sociológicas acerca da educação e das finalidades e funções dos sistemas escolares.
Sobre estes conceitos, analise as sentenças abaixo:

I. Os elementos que formam a estrutura social são fixos e imutáveis. Uma mesma estrutura e relações que dão forma às sociedades contemporâneas, também explicam sociedades anteriores.
II. A escola é parte da estrutura social. Entretanto, a transformação de uma estrutura social não necessariamente leva à transformação dos sistemas de ensino.
III. Um dos elementos que caracterizam as sociedades são as relações de poder. Sociedades distintas possuem redes de poder também distintas.
IV. O sistema escolar e os processos educativos correspondem ao contexto social no qual estão inseridos.

Estão corretas:

I, II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I e IV apenas.

Pergunta 2
Para Weber, a educação constituída como um sistema, cumpre a tarefa de servir às formas de poder e dominação das sociedades na qual está inserida. Assim, para cada ordem social, os processos educativos se relacionam a modos específicos de dominação.
Leia as afirmações abaixo, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(V) a educação humanística tem o propósito de cultivar determinado modo de vida, geralmente relacionado aos grupos socialmente privilegiados. Aqui, a educação corresponde à dominação tradicional.
(V) a educação especializada é característica das sociedades modernas e contemporâneas, racionalizadas e burocráticas. Este modo de educação se relaciona à dominação racional-legal.
(V) a educação carismática é típica do guerreiro e do sacerdote, e tem o propósito de estimular características heroicas ou mágicas. Este modelo de educação corresponde à dominação carismática.
(F) A educação para o trabalho, intelecto e físico dá forma à educação omnilateral e para a autonomia do indivíduo. Esta educação corresponde ao modelo ideal de dominação proletária.

V, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, F.
V, V, V, V.

Pergunta 3
“No contexto das primeiras décadas do século XX, não se falava em multiculturalismo, mas hoje esta é uma das exigências das políticas educacionais. Há uma demanda de ordem política e social para que a política incorpore o dado da diversidade no cotidiano escolar. Os movimentos sociais e a sociedade reivindicam dos governos, dos estados e dos municípios que sejam incluídas em suas pautas de discussões e de decisões medidas políticas em relação aos grupos que se sentem excluídos do sistema de ensino”. (FREITAS, Fatima e Silva de. A Diversidade Cultural como prática escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 86). As questões relativas à diversidade e ao multiculturalismo ocupam espaço importante nas demandas e desafios da educação atual.
Sobre isso:

Um dos pressupostos da educação multiculturalista é o reconhecimento da diversidade cultural como parte do cotidiano escolar.
A educação multiculturalista busca assegurar e manter as formas de invisibilidade social dos grupos étnicos-raciais.
Uma educação multiculturalista pressupõe a existência de uma única cultura universal, comum a todos.
No contexto brasileiro não cabe a crítica à atuação monocultural da educação e dos sistemas escolares, uma vez que a história dos afrodescendentes e indígenas, como parte da estrutura social brasileira, sempre fizeram parte dos currículos e conteúdos.
O ideal do multiculturalismo equivale à ausência de conflitos nos espaços e ambientes escolares.

Pergunta 4
Leia o trecho abaixo:
“Gramsci, enfim, concebe uma educação escolar que não se transforma numa forma de domesticação da mão de obra para as empresas capitalistas. A educação das novas gerações envolveria, segundo seu entendimento, uma formação disciplinar, ao mesmo tempo técnica e voltada para o cultivo dos valores de conhecimento mais amplo possível, difundindo uma cultura humanística” (PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: do Positivismo aos estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010, p 66).

Gramsci, ao analisar as escolas e a educação da primeira metade de século XX, defende a formação de novos intelectuais e de um modelo educacional que possibilitasse a construção de uma nova hegemonia.
Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:

I. Para Gramsci, é essencial que a formação de intelectuais que pudessem levar as classes dominadas à construção de uma nova hegemonia e concepção de mundo diversa da hegemonia dominante. Estes são chamados de intelectuais orgânicos.
II. Gramsci defende que todos os indivíduos podem ser intelectuais. Por isso, a necessidade da escola unitária que possibilitasse a educação humanística e teórica e, também, para o trabalho.
III. Para Gramsci, a escola humanística proporciona uma educação mais abrangente. Dessa forma, ele considera a educação profissionalizante inferior e desnecessária.
IV. A educação ideal, para Gramsci, é a educação dicotômica que possibilita o ensino humanístico para um grupo e o profissionalizante para outro. Dessa forma, se desenvolveriam as habilidades específicas de cada classe social.

Estão corretas:

II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.

Pergunta 5
Por meio do conceito de capital cultural, Bourdieu analisa a relação entre os sistemas escolares e a manutenção e legitimação das desigualdades sociais.
Sobre a concepção do autor, assinale a alternativa correta:

Para Bourdieu, a escola é uma instituição neutra que disponibiliza os mesmos conteúdos e acessos a todos os alunos. Melhores ou piores índices de aprovação se explicam pela dedicação dos alunos aos estudos.
Bourdieu define que a escola constitui-se num campo de violência simbólica ao legitimar determinado conjunto de códigos e valores, pertencentes às classes dominantes, como naturais e universais.
A entrada no sistema escolar encerra a hierarquia e desigualdade social: independentemente da origem familiar e do capital social, a escola iguala o conhecimento prévio dos alunos.
Segundo a perspectiva de Bourdieu, as desigualdades sociais seriam resolvidas pela democratização de acesso ao ensino público e gratuito.
O que determina o “sucesso” escolar e o maior índice de aprovação é o critério econômico: segundo Bourdieu, alunos de classes mais favorecidas economicamente se saem melhor no sistema escolar, pois a posse de bens é o elemento exclusivo e determinante desta condição.

Pergunta 6
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, considerados os teóricos fundadores da Sociologia, desenvolveram conceitos e interpretações acerca da realidade e da sociedade que permanecem como referências ainda nos dias atuais.

Leia as sentenças abaixo e assinale como Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em seguida, indique a alternativa que apresenta a sequência correta:

(V) Para Marx, uma das características essenciais da sociedade capitalista é o fato desta ser dividida entre classes sociais que possuem interesses opostos. Nesta estrutura social, Marx identifica a classe operária e a classe burguesa.
(F) A definição de sociedade em Weber passa pelas noções do trabalho e do modo de produção. Segundo a perspectiva weberiana, as relações sociais e de dominação entre as classes são resultados dos processos produtivos e ideológicos.
(F) Apesar de possuírem perspectivas distintas sobre a formação e compreensão das sociedades, Marx e Durkheim concordavam que o modo de produção capitalista gerava desigualdades sociais que apenas seriam resolvidas a partir da revolução proletária.
(V) É possível identificarmos que enquanto Weber analisa a realidade e a sociedade a partir dos significados das ações dos indivíduos, Durkheim, ao contrário, interpreta que a sociedade é estruturada pelas instituições que possuem dinâmica própria e que independem dos juízos de valor dos indivíduos.

V, V, F, F.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
F, V, V, V.
V, F, F, V.

Pergunta 7
Na base do pensamento de Marx, a educação é interpretada segundo a perspectiva do materialismo histórico e da luta de classes. Embora o autor não tenha se dedicado à elaboração de uma teoria da educação, é possível encontrarmos passagens em sua obra que estabelecem a relação entre uma prática educacional e a ação transformadora, como no trecho a seguir: A combinação de trabalho produtivo pago, educação intelectual, exercício físico e instrução politécnica, elevará a classe operária bastante acima do nível das classes superiores e média” (Marx, K; Engles, F. A Ideologia alemã, 1983, pp.83-84).
Tomando como referência a perspectiva marxista, a finalidade da educação é:

I. Educar de maneira unilateral, integral, desenvolvendo as potencialidades técnicas e de trabalho do homem.
II. Reproduzir o trabalho unilateral, parcelado, também no ambiente escolar.
III. Produzir e reproduzir as condições para a formação da solidariedade orgânica entre os indivíduos.
IV. Possibilitar à classe trabalhadora a compreensão dos processos de exploração, dos quais ela é parte, emancipando-a.
Estão corretas:

IV apenas.
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
III apenas.

Pergunta 8
Um dos autores mais influentes nas teorias pedagógicas e debates sobre educação que surgiram nos séculos XX e XXI, Marx não chegou, de fato, a se dedicar especificamente à discussão sobre esse tema. Ainda assim, é possível encontrar em sua obra passagens que contribuem para as análises sobre o papel da escola e da educação numa sociedade de classes. Segundo o autor, a educação deve ser compreendida dialeticamente: ao mesmo tempo em que participa dos processos de transformação social, é também condicionada pelo processo e ideologia capitalista.

Tendo a perspectiva marxista como referência, analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Em Marx, a educação ocupa um lugar na superestrutura e, assim, em que as demais esferas da sociedade como o Estado e a família, também é afetada pela ideologia e pelos processos produtivos do capitalismo.
II. Segundo Marx, é fundamental que a educação fortaleça os laços de solidariedade social garantido, dessa forma, a coesão social e estabilidade da ordem social.
III. A educação, segundo a teoria marxista, se relaciona à noção de burocracia e às formas de dominação racional, características da sociedade capitalista.
IV. Ao definir como ideal o modelo de educação omnilateral, Marx concebe um modelo de educação que passa necessariamente pelo mundo do trabalho.
Estão corretas apenas:

III e IV.
I, II e III.
I e III.
I e IV.
II, III e IV.

Pergunta 9
As relações que se estabelecem a partir do encontro de culturas distintas estão entre os temas centrais das análises antropológicas.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que aponta corretamente o termo que preenche a lacuna:

“O Etnocentrismo é produzido quando o encontro entre grupos diferentes acontece. Ao nos depararmos com as diferenças que podem ser as mais variadas (éticas, estéticas, religiosas etc.), ocorre um esforço para darmos sentido ao diferente – este é o momento da tradução.
[…] a tradução se dá ao interpretarmos as coisas do outro de nosso ponto de vista”. RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Cultura e Culturas. In: Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016, ps. 71).

Determinismo Cultural.
Relativismo Cultural.
Evolucionismo Cultural.
Determinismo Geográfico.
Etnocentrismo.

Pergunta 10
Afirmar que os seres humanos são seres culturais implica considerar que:

os sentimentos, os pensamentos e os valores dos seres humanos são consideravelmente influenciados pelo universo cultural em que se situam.
os seres humanos tendem naturalmente a priorizar as atividades artísticas, deslocando para um plano secundário as preocupações políticas e econômicas.
os comportamentos humanos são sempre imprevisíveis, dado que as culturas caracterizam-se pelas incessantes transformações.
as sociedades contemporâneas, com seu desenvolvimento tecnológico, atingiram o patamar mais elevado no plano civilizatório.
os projetos individuais são pressupostos a partir dos quais se constroem diferentes culturas em diferentes sociedades.

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