Primeira tentativa da prova eletrônica de Ética Profissional do Educador » Tifsa Brasil

Primeira tentativa da prova eletrônica de Ética Profissional do Educador

Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:

É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
É um ambiente que e considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois, a escola está inserida no mundo.
É um espaço de ensino de conteúdo que é d deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.

Pergunta 2
Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?
Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola.

terá acesso à informação, ao ensino e poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra essa situação.
permitirá que seus pais reconheçam sua capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado
poderá ter um certificado que irá permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
será capaz de profissionalizar-se e, consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
irá obter auxílio da equipe pedagógica para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza

Pergunta 3
Diante de temas polêmicos, o papel do professor é:

É função do professor ampliar o conceito de ética no processo educacional quando se efetiva uma reflexão moral.
Não é relevante em sala de aula o que os alunos vivenciam em suas casas, igrejas e grupos sociais.
Enquanto professores é desnecessário explicar regras morais de forma racional.
Direcionar o pensamento dos alunos para que os mesmos tenham os mesmos conceitos do professor.
Não é papel explicar conceitos de ética e moral em qualquer seguimento.

Pergunta 4
Leia o excerto.

Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. p. 33.

O processo formativo, como parte da educação, que está além do ensino de conteúdos, diz respeito à atuação de todos os agentes educativos que trabalham na escola.
Esse processo se refere, fundamentalmente, a uma formação:

Metódica
Estética
Filosófica
Técnica
Ética

Pergunta 5
Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à:

cultura
ética
moral
sociedade
educação

Pergunta 6
O papel da escola na atualidade é muito importante, sendo que este papel sofreu mudanças, uma vez que hoje a escola não somente transmite conteúdos, mas ensina também a formar o bom cidadão. Em relação ao papel da escola, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeira) para as sentenças corretas e F (falsa) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência certa.

(V) Constituir-se num espaço de se trabalhar o conhecimento.
(F) Propiciar trabalhos de maneira unicamente individual.
(V) Partilhar conhecimentos e culturas entre educadores e alunos
(V) Auxiliar a diminuir as desigualdades sociais.

F, F, F, V
V, F, V, V
F, F, F, F
V, V, V, F
V, V, F, V

Pergunta 7
“[…] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira.
É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de:

A miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”. Sobre a aprendizagem ética.
A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional.
A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
A escola é o espaço em que se aprendem as regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.
pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
Escola é espaço de estudo e de disciplina, por isso é também o espaço da indiferença em relação às questões particulares.

Pergunta 8
Marque o que for correto:

a) Ética diz respeito a capacidade que temos de escolher entre o bem e o mal.
b) Quando avaliamos os alunos todos de uma única forma, não levando em consideração os diferentes tipos de dificuldades apresentadas entre o grupo, estamos falando que agimos com ética.
c) É necessário retornarmos à nossa concepção de Educação e percebermos se estamos agindo embasados na Ética.
d) Moral é o que devo fazer e como eu devo agir;
e) Ética é o que devo fazer e como eu devo agir.

Podemos afirmar que:

Todas as alternativas estão corretas;
Somente C e D estão corretas;
A, B e D estão incorretas;
B, C e D estão corretas;
A, C e D estão corretas;

Pergunta 9
“Para os alunos, os professores podem ser inteligentes, sensíveis, emotivos, disciplinadores, arrogantes, enfim, são professores. Os professores acreditam que os alunos são bons e possuem a capacidade de desenvolver sua inteligência racional”.
No que diz respeito à questão de aluno e professor se constituírem sujeitos da ética, assinale a alternativa correta:

A convivência entre alunos e professores é geralmente marcada por descontinuidades o que impede uma relação que possibilite constituírem-se como sujeitos éticos.
A Escola é o segundo lar e alunos e professores constituem-se uma segunda família em prol d a construção do conhecimento e do bem-estar social.
Alunos e professores vivem como pessoas em processo de formação permanente e na relação das diferenças e semelhanças estabelecem-se os sujeitos da ética.
Consta-se na prática que alunos e professores convivem pouco no espaço escolar e seria exagerado falar em formação de sujeitos éticos nessa relação.
É no convívio escolar que alunos e professores podem trocar opiniões, ensinar a prender, mas as questões éticas devem ser resolvidas no seio do lar.

Pergunta 10
O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:

não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente
ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato
saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros

Notação importante
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One thought on “Primeira tentativa da prova eletrônica de Ética Profissional do Educador

  1. O elemento curricular de ética profissional, não pode está ausente na vida de um formando.
    A ética pode ser entendida como um campo de estudo das ações ou dos costumes que se manifestam em comportamentos e tem como base de análise principalmente a filosofia.
    Ela nos permite enxergar o que está “por trás” dos valores morais que se estabelecem na sociedade e refletir sobre essa moral.

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