Primeira tentativa da prova eletrônica e Cultura e Sociedade - Sociologia , Cultura e Sociedade » Tifsa Brasil

Primeira tentativa da prova eletrônica e Cultura e Sociedade – Sociologia , Cultura e Sociedade

Estas são questões de Sociologia de Cultura e Sociedade, que foram disponibilizadas como como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão em destaques, são consideradas corretas, mais elas podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
“Frequentemente, deparamo-nos com evidências de que o emprego da palavra não garante por si só o compartilhamento intersubjetivo de significados, podendo ocorrer a produção de significados não desejada por aqueles que buscam se comunicar. Por outro lado, buscar um significado unívoco, sem ambiguidades e sem polissemias, para termos que operam abstrações significativas nas Ciências Sociais nos parece improvável, senão impossível. Improvável porque o que confere sentido aos termos abstratos, as generalizações, é a teoria, e esta, nas Ciências Sociais, é inescapavelmente plural.”
Acerca da polissemia conceitual nas Ciências humanas e sociais, é possível afirmar que:

Não há como afirmar que se tratam de conceitos científicos, visto poderem ser apresentados de forma diferente.
Os conceitos nas Ciências humanas e sociais são polissêmicos visto que seus objetos de análise (fenômenos sociais) não se apresentam da mesma forma que os fenômenos naturais (objetos das ciências naturais/ exatas).
As Ciências humanas e sociais prescindem do uso de conceitos em suas análises, visto trabalharem com fenômenos de difícil precisão.
Os conceitos nas Ciências humanas e sociais são definidos de forma a terem a mesma precisão que os conceitos das Ciências naturais ou exatas, por isso mesmo, várias vezes são apresentados em expressões matemáticas garantidoras de sua precisão.
Não há diferenças entre conceitos nas Ciências humanas e sociais, e nas Ciências naturais e exatas, visto estarem associados ao paradigma científico, que é universal.

Pergunta 2
“Na atividade cotidiana de pesquisa em Ciências Humanas é comum encontrarmos inúmeros termos cujos significados são polissêmicos. Vocábulos como “identidade”, “estrutura”, “moral”, “cultura”, “ação”, dentre outros, são motivos de significativos “ruídos” na comunicação científica. Acreditamos que a polissemia, fenômeno de ocorrência habitual na vida cotidiana, tem seus efeitos negativos amplificados quando se trata de termos que, no contexto argumentativo, possuem status de conceito”.
Ao pensarmos em polissemia, é correto afirmar que:

Polissemia é uma característica das produções ligadas a Ciências humanas e sociais.
Há uma impossibilidade de produção de ciências se estudamos fatos sociais,
As Ciências humanas e sociais podem e devem abrir mão da contextualização na busca de um entendimento mais exato dos fenômenos.
Todas as Ciências têm a mesma metodologia.
A precisão conceitual é uma das características marcantes de conceitos e teorias voltadas às Ciências humanas e sociais.

Pergunta 3
“Desse modo, por um lado, vemos na modernidade o ideário de mudança como algo que viria para melhor, daí a ideia “positiva” (com a pertinente ambiguidade do termo) de “progresso”. Ademais, no que diz respeito à esfera econômica, também as teorias liberais afiançavam que o mercado se autorregularia, através de suas “leis de oferta e procura”. Tais formulações eram tidas como “naturais” e nota-se que havia uma espécie de teleologia em torno delas, anunciando que, no final, tudo acabaria bem.”
Sobre as utopias sociais, podemos afirmar que:

Nos projetos utópicos as sociedades idealizadas pautam-se em determinações genéticas para orientar a organização social.
Nos projetos utópicos as sociedades idealizadas são, no geral, fortemente militarizadas e belicistas.
Nos projetos utópicos as sociedades idealizadas, no geral, apresentam princípios de orientação religiosa.
Nos projetos utópicos as sociedades idealizadas são, geralmente, militarizadas e hierarquizadas.
Nos projetos utópicos as sociedades idealizadas são retratos paradisíacos de igualdade, fraternidade e liberdade.

Pergunta 4
De acordo com Harvey (1992), a modernidade prometia trazer o tipo de clareza e transparência para o ser humano que só a racionalidade poderia oferecer. Prometia a libertação da escassez e das calamidades naturais por meio do domínio científico da natureza. A libertação das irracionalidades da religião e dos mitos, pelo desenvolvimento de formas racionais de organização social.”
Quando falamos sobre as características da modernidade, estamos falando de:

Um momento histórico pautado no antropocentrismo, ou seja, a exacerbação da ideia de um sujeito e seus direitos.
Um momento histórico pautado nas relações hierárquicas ligadas ao nascimento e sangue, portanto uma sociedade de castas, principalmente no ocidente.
Um momento histórico pautado nas relações igualitárias, portanto uma sociedade de castas, principalmente no ocidente.
Um momento histórico pautado no absolutismo, ou seja, a exacerbação da ideia de um sujeito e seus direitos.
Um momento histórico pautado no teocentrismo, ou seja, a exacerbação da ideia de um sujeito e seus direitos.

Pergunta 5
“Para mim não se trata de recusar a diferença, mas de entender o que ela designa. Em vez de mergulhar na cilada, eu gostaria de reafirmar, como tem sido uma tendência importante também no campo da teoria feminista, a existência de um vínculo intrínseco entre a igualdade e a diferença. No campo da direita, a diferença sempre emerge como afirmação do privilégio e portanto como defesa da desigualdade. No campo da esquerda, no campo da cidadania, a diferença emerge enquanto reivindicação precisamente na medida em que ela determina desigualdade. A afirmação da diferença está sempre ligada à reivindicação de que ela possa simplesmente existir como tal, o direito de que ela possa ser vivida sem que isso signifique, sem que tenha como consequência, o tratamento desigual, a discriminação.”
Acerca do surgimento de novos atores sociais, na contemporaneidade é possível afirmar que:

Absolutamente democráticas, as sociedades contemporâneas acolhem bem todos os novos atores sociais com suas múltiplas identidades, mesmo as advindas das periferias e contrárias à ordem social vigente.
Basicamente homogênea, devido ao uso excessivo da internet, a sociedade contemporânea não tem espaço para o surgimento de novos atores sociais.
As sociedades contemporâneas não apresentam espaço para a diversidade e para novos atores sociais.
apesar dos dispositivos legais e dos meios democráticos garantidos, os novos atores sociais ainda têm um longo caminho a percorrer, até estarem totalmente inseridos na sociedade.
Garantidos por meio dos dispositivos jurídicos, todos os novos atores sociais estão incluídos nas sociedades contemporâneas.

Pergunta 6
“O Manifesto comunista inicia-se com a afirmativa de que as classes sociais sempre se enfrentaram e “mantiveram uma luta constante, velada umas vezes e noutras franca e aberta; luta que terminou sempre com a transformação revolucionária de toda a sociedade ou pelo colapso das classes em luta”. Portanto, a história das sociedades cuja estrutura produtiva baseia-se na apropriação privada dos meios de produção pode ser descrita como a história das lutas de classes. Essa expressão, antes de significar uma situação de confronto explícito – que de fato pode ocorrer em certas circunstâncias históricas – expressa a existência de contradições numa estrutura classista, o antagonismo de interesses que caracteriza necessariamente uma relação entre classes, devido ao caráter dialético da realidade.”
Em Marx, a sociedade se explica a partir da:

Da forma dada à organização de suas relações de parentesco.
Na forma como as mesmas organizam suas burocracias administrativas.
Na forma como as mesmas organizam a sua produção.
Da organização de suas crenças e suas religiões
Da forma como as mesmas organizam sua política externa.

Pergunta 7
“Durante a Modernidade, fez-se o controle da desordem em nome da Razão Suprema que toma o lugar do Deus único. O racionalismo triunfante fará da ciência a teologia do mundo moderno. A Modernidade levou mais de dois séculos para edificar a política racional e esta submergiu sob violentas ondas; pois contemporaneamente vivenciamos que o coletivo tende a prevalecer, para o bem ou para o mal, vivendo fortes emoções, seja na desafeição em massa referente à ação política, seja na violência das gangues, seja nas diversas aglomerações que pontuam a vida social”
Acerca da modernidade, podemos afirmar que:

Podemos defini-la, historicamente, como um período marcado por patamares de igualdade social.
Historicamente, podemos afirmá-la como marcada pelo surgimento de movimentos orientados por princípios de reforço a ordem absolutista vigente anteriormente.
Absolutamente contrária ao espírito científico, busca na religiosidade soluções para os problemas que vivencia.
Tem como característica cada radical princípios de orientação religiosos.
Busca em elementos como a ciência e a razão as soluções para os problemas que vivencia.

Pergunta 8
“A palavra “violência” parece ser um destes casos. Todos a conhecem ela é redigida ou pronunciada inúmeras vezes em incontáveis situações pelos mais diferentes atores sociais. O poder deste termo é evidente; ele parece expressar inequivocamente realidades sociais tão flagrantes quanto indesejáveis e dolorosas. Esta associação de “violência” a “inde¬selado.’ e “doloroso” passa a ser vista corno a única acepção possível da palavra e ela a palavra, parece se fundir aos objetos que deveria representar. Esta fusão de palavra e coisa acaba por formar um agregado de difícil separação e no qual as distâncias entre a linguagem e seus objetos de referência são apagadas”
Acerca da conceituação de violência é possível afirmar que:

Trata-se de um conceito de difícil definição, visto a necessidade de contextualização para compreendê-lo.
Definidos no senso comum, esses fenômenos são transferidos sem mediações para as análises e reflexões científicas.
As ciências humanas sociais pautam-se em definições jurídicas do fenômeno para entendê-los.
Trata-se de um conceito unívoco, visto a unanimidade que encontramos em definir um ato violento.
Um dos únicos conceitos onde a polissemia não está presente nas ciências humanas/sociais.

Pergunta 9
“A realidade aparece como um conjunto de fatos morais constituindo-se naquilo que Durkheim (1999) propõe como “realidade moral”. Essa realidade é a síntese das ações humanas praticadas socialmente. Porém, ela aparece como uma névoa que impede adentrar no interior do estudo das sociedades e das relações que os homens mantêm entre si. Partimos para o entendimento da “realidade moral”, e consequentemente, das noções de coesão social e individualização.”
Acerca da compreensão de Durkheim sobre a sociedade é possível afirmar que:

O autor pensa/explica a sociedade partindo da luta de classes.
Para o autor a explicação das sociedades se dará a partir de sua geografia.
Que o autor compara o desenvolvimento das burocracias na gestão das relações sociais para compreender o desenvolvimento das sociedades.
O autor pensa/explica a sociedade partindo da ideia de coesão social.
Durkheim propõe que as ações sociais reciprocamente orientadas serão o objeto de sua sociologia.

Pergunta 10
A discriminação contra homossexuais, negros, indígenas, meninas e meninos tímidos ou recatados, mulheres lésbicas, transexuais, bissexuais e outras formas de orientação sexual é latente, manifestada através de piadas, brincadeiras de mau gosto, olhares, gestos e atitudes preconceituosas que precisam ser seriamente discutidas na Escola. Diariamente acontecem situações desagradáveis em sala de aula contra alunos e alunas homossexuais, com anedotas machistas, palavras de baixo calão, estereótipos ofensivos, deboches e atitudes aparentemente “inofensivas”, mas que servem como estigma (Elias e Scotson, 2000) ao homossexual e às diversas maneiras de home erotismo ou homo afetividade.”
Com relação à sexualidade humana, podemos afirmar que:

Embora tenhamos avançado, os tabus acerca da sexualidade humana continuam proliferando.
Há um consenso, na sociedade contemporânea sobre a forma como se deve abordar os temas acerca da sexualidade humana.
Os temas acerca da sexualidade humana não se apresentam mais como temas polêmicos na contemporaneidade.
Na contemporaneidade as sociedades já superaram todos os tabus relacionados à sexualidade humana
Contemporaneamente as discussões acerca da sexualidade humana estão a cargo somente das instituições religiosas.

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