São na frente (esquerda – direita): T.K. Leonard, E.N. (em inglês) Bell e Cyrus Fockler. De pé na parte de trás (esquerda – direita): John W. Welch, J. (em inglês) Hotéis em Roswell Flower, D.C.O. Opperman, Howard A. Goss, e M.M. Pinson (em inglês).
A semana em História AG — 2 de março de 1946. Thomas King Leonard (1861-1946), um pastor evangélico de Ohio, foi um dos primeiros a aceitar a mensagem pentecostal do Avivamento da Rua Azusa (1906-1909). Como pentecostal, Leonard foi pioneiro em uma congregação inter-racial em um antigo bar e bordel. É importante ressaltar que a congregação forneceu o primeiro lar para o recém-formado escritório nacional das Assembléias de Deus de 1914 a 1915.
Carl Brumback, em sua história de 1961 das Assembléias de Deus, chamou Leonard de “homem verdadeiramente indispensável” no Conselho Geral organizacional em 1914. De acordo com o apresentador de rádio Revivaltime C.M. Ward, Leonard “dominou a cena até sua aposentadoria em 1941 … um grande homem”. No entanto, poucas Assembléias de Deus membros hoje provavelmente se lembram do nome de T.K. – O Leonard.
Leonard começou no ministério com uma pequena denominação chamada União Cristã. Pastor vocacional, ele era dono de uma fazenda próspera fora de McComb, Ohio. Em setembro de 1906, ele acreditava que Deus estava pressionando-o a “velo-me as minhas posses, consagrar-me, espírito, alma e corpo ao ministério do Senhor Jesus”.
Foi durante esse mesmo tempo que os relatórios começaram a se espalhar sobre um derramamento do Espírito Santo em uma pequena missão na rua Azusa, em Los Angeles. Alguns cristãos em Ohio que ouviram falar sobre o avivamento começaram a desejar mais de Deus. Quando Claude McKinney começou a pregar a mensagem pentecostal em Akron, Leonard foi às reuniões e estava convencido da realidade do batismo no Espírito Santo com a evidência de falar em línguas.
Em janeiro de 1907, Leonard tomou o produto da venda de sua fazenda e comprou um antigo hotel em 406 Sandusky em Findlay, Ohio. Este hotel e taverna de dois andares, que havia dobrado como um bordel, parecia o lugar apropriado para começar uma missão para alcançar aqueles que precisavam mais de sua mensagem de salvação e libertação. Ele renovou o edifício e chamou-o de “O Templo Apostólico”.
A única coisa da antiga taverna que parecia útil para a nova igreja era o trilho de bar, que Leonard “convertou” para um altar-corrimão. O bar rail não foi a última das conversões. Em pouco tempo, muitos que costumavam beber no antigo bar e fazer uso da “casa de mau reputação” estavam ajoelhados em arrependimento no trilho do altar e encontrando amor que era puro e duradouro.
Significativamente, a congregação de Leonard era inter-racial e estava comprometida em cuidar dos pobres. Desde a fundação da igreja, Leonard determinou que seu trabalho incluiria pessoas de todas as raças e classes econômicas. Sentindo que a palavra “igreja” carregava uma conotação negativa, ele procurou por outra palavra que expressasse sua missão de “chamar” um grupo de pessoas de todas as esferas da vida. Ele finalmente caiu sobre a palavra grega “ekklesia” (a assembléia chamada para fora) e mudou o nome de sua igreja para “A Assembleia de Deus” e começou a emitir credenciais sob esse nome em 1912.
Sentindo fortemente que a educação para aqueles que foram chamados ao ministério era vital, ele abriu a “Escola do Evangelho” para a formação dos ministros. Ele também começou uma gráfica que ele batizou de “The Gospel Publishing House”.
Quando o chamado foi emitido em 1914 para uma reunião de crentes pentecostais em Hot Springs, Arkansas, com o propósito de trazer maior unidade a este movimento incipiente, Leonard serviu no comitê da conferência e foi eleito um dos presbíteros executivos. Foi o T.K. Leonard, que escreveu o preâmbulo constitucional que estabeleceu o termo “Assembleias de Deus” como o nome da nova Irmandade.
Quando a discussão se voltou para a necessidade de uma sede para a Irmandade, Leonard ofereceu suas instalações. A recém-formada Assembleia de Deus montou sua primeira sede em sua taberna convertida e bordel em Findlay, Ohio, e começou a usar a Gospel Publishing House para imprimir materiais. O arranjo foi de curta duração devido ao espaço inadequado, e a sede mudou-se para St. O Louis em 1915.
Em 1916, as Assembléias de Deus estavam enfrentando desafios doutrinários, e a necessidade tornou-se evidente para uma declaração formal de fé. Leonard serviu na comissão que redigiu a Declaração de Verdades Fundamentais, que permanece a declaração teológica autorizada para as Assembléias de Deus até hoje.
Leonard estabeleceu-se em seu papel pastoral na igreja de Findlay, que ele liderou até sua aposentadoria em 1941, aos 80 anos. Ele pretendia continuar pregando e ensinando; no entanto, sua saúde se deteriorou e passou seus últimos anos em retiro tranquilo.
Um aviso de morte impresso na edição de 2 de março de 1946 do Pentecostal Evangel declarou: “O bermão Leonard será lembrado como o autor da declaração original sobre a constituição, que foi adotada no primeiro Conselho Geral … cuja declaração moldou o curso das Assembléias da Companheirização de Deus”. De fato, foi Thomas King Leonard quem deu às Assembléias de Deus seu primeiro preâmbulo e resolução constitucionais, seu nome oficial e o nome de sua editora, todos os quais formam um legado que perdurou até hoje. Créditos: ifphc, por Ruthie Edgerly Oberg
Publicado originalmente em AG News, 04 março 2021.