Prova Da Segunda Tentativa De Didática » Tifsa Brasil

Prova da segunda tentativa de Didática

A prova da segunda tentativa de Didática da área de Sociologia, é um material que está sendo disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
O PROCESSO DE ENSINAR SEMPRE FEZ PARTE DAS SOCIEDADES DESDE A ANTIGUIDADE E FOI INFLUENCIADO POR DETERMINANTES RELIGIOSOS, POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS QUE ORIENTARAM A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DA DIDÁTICA. OS PERÍODOS HISTÓRICOS DA ANTIGUIDADE, IDADE MÉDIA, MODERNIDADE E PÓS MODERNIDADE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS QUE ORIGINARAM A DIDÁTICA.
DIANTE DESSE CONTEXTO HISTÓRICO PODE-SE AFIRMAR QUE:

na Antiguidade o ato de ensinar era considerado um dom divino reservado somente para algumas pessoas. Na Idade Média existia uma forte relação entre a razão e a fé e o ensino se dava de forma a aproximar-se do bem (do divino); Na modernidade o ensino e a aprendizagem constituíram-se a partir dos interesses da Revolução Industrial, voltado somente à produtividade; No período pós moderno a educação e a didática estão inter-relacionadas visando o desenvolvimento integral do ser humano.
Na Antiguidade o ensino era feito em Universidades Católicas e somente os padres tinham acesso; na Idade Média a didática passa a ser organizada a partir do governo que impunha valores e regras a partir da economia; na Modernidade a educação estava voltada somente para o clero e para a nobreza , não haviam escolas então a didática era entre o tutor e o aluno; na pós modernidade criam-se as escolas e a didática assume papel relevante como disciplina curricular dos anos iniciais.
diferentemente da Educação a Didática foi moldada a partir dos interesses populares de cada época, ou seja, não sofreu influência direta da sociedade porque seu objetivo é a aprendizagem.
a construção histórica da Didática está vinculada a formação do Governo de cada localidade, que determinava mediante leis e decretos como se organizaria o processo do ensino e da aprendizagem desde a Antiguidade até os dias atuais.
o processo histórico não influenciou a formação da didática porque a sociedade evoluiu e como a educação sempre foi subordinada aos determinantes sociais e econômicos, a didática sempre apresentou-se com a mesma configuração.

Pergunta 2
SABENDO QUE O CURRÍCULO PODE SER TRADICIONAL/ CLÁSSICO OU CURRÍCULO INTEGRADO IDENTIFIQUE A DIFERENÇA ENTRE ELES:

o currículo tradicional é um documento normativo que define o conjunto de conhecimentos durante as etapas escolares e o currículo integrado é a organização interdisciplinar que envolve a articulação dos conhecimentos de diferentes disciplinas visando uma aprendizagem mais próxima da realidade do aluno.
o currículo tradicional/ clássico é o currículo antigo adotado desde a Antiguidade e o currículo Integrado é atual e possui características da Escolástica .
o currículo clássico /tradicional é organizado dentro da escola exclusivamente pelos professores e o currículo integrado é organizado pelo governo e integra todos os conhecimentos comuns
não existe diferença entre os tipos de currículo porque são documentos organizados pela Escola.
a principal diferença é que o currículo tradicional clássico atende as crianças da educação infantil e o currículo integrado atende os jovens e adultos.

Pergunta 3
OBSERVE A TIRINHA E IDENTIFIQUE QUAL A METODOLOGIA QUE O PROFESSOR ADOTOU E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

(I) O professor adotou a metodologia tradicional e não oportunizou aos alunos o diálogo nem a construção do conhecimento
(II) O professor selecionou um conteúdo para levar os alunos a desenvolverem a escrita , assim a metodologia foi inovadora
(III) O professor adotou uma metodologia tradicional que não possibilitou a aprendizagem significativa do aluno. Utilizou a metodologia expositiva e a reprodução do conteúdo.
(IV) O professor utilizou uma metodologia ativa para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor dos alunos, pois ao copiar os conteúdos o aluno já está estudando.

somente a II está correta
somente a I e a III estão corretas
somente a I e a IV estão corretas
Todas estão corretas
somente a II e a IV estão corretas

Pergunta 4
CONSIDERE QUE EM UMA ESCOLA O CURRÍCULO FOI ORGANIZADO PELOS PROFESSORES COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TANTO AS NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DA CULTURA LOCAL QUANTO A INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS.
ESTE É UM CURRÍCULO:

aberto e tradicional
integrado e sociocrítico
tradicional e tecnicista
fechado e tecnicista
fechado e escolanovista

Pergunta 5
A FORMAÇÃO DA DIDÁTICA DEU-SE EM RAZÃO DA ORGANIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DOS EDUCADORES DIANTE DAS IMPLICAÇÕES QUE A SOCIEDADE IMPUNHA PARA A EDUCAÇÃO.
SENDO QUE UM DELES É CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA APÓS ESCREVER A OBRA CONHECIDA COMO?

o pai da Didática foi o filósofo Sócrates com a obra “Ensinar é uma divindade” e tinha como objetivo catequisar as pessoas.
o pai da Didática foi Rousseau com a obra “Educação de Emílio” e tinha como princípio a “educação natural do ser humano”.
o pai da Didática foi Herbart com a obra “Pedagogia e Didática” e tinha como objetivo sistematizar o ensino por intermédio do Governo.
o pai da Didática foi Pestalozzi com a obra “Didática em cena” e tinha como princípio “educação para a sensibilidade”.
o pai da Didática foi Comenius com a obra a “Didática Magna” e tinha como princípio “ensinar tudo a todos”.

Pergunta 6
OS OBJETIVOS NORTEIAM O PROCESSO EDUCATIVO ESTABELECENDO METAS BEM DEFINIDAS E PREVENDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
PARA ATENDER ESSA PROPOSTA OS OBJETIVOS POSSUEM TRÊS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS CONCOMITANTEMENTE QUE SÃO:

científicos que são referentes as disciplinas da escola, ordinários que seguem uma ordem decrescente de conhecimento e populares que referem-se a comunidade em geral.
objetivos governamentais que são determinados pelo governo; legislativos que são organizados em forma de leis e decretos e judiciários que são objetivos que referem-se aos julgamentos dos valores e normas sociais
reais e referem-se a realidade social, imaginárias que referem-se as experiências do aluno e concretas que referem-se ao conhecimento escolar
cognitivo que refere-se a inteligência e ao pensamento do aluno; afetivo que refere-se as relações que o aluno irá estabelecer no processo de aprendizagem e motora que refere-se aos movimentos que auxiliarão o desenvolvimento da aprendizagem.
viável aquilo que pode ser desenvolvido na escola, inviável aquilo que a escola não tem como mediar e relativo aquilo que está entre o que se pode mediar e não mediar na escola.

Pergunta 7
DE ACORDO COM O LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO, “NÃO HÁ SOCIEDADE SEM PRÁTICA EDUCATIVA NEM PRÁTICA EDUCATIVA SEM SOCIEDADE”.
DIANTE DISSO É CORRETO AFIRMAR QUE:

A vida em comunidade determina as formas de educação do seu povo conforme as necessidades de trabalho para a sobrevivência, portanto, a educação é organizada sem interferências sociais, políticas e econômicas.
As crenças, as tradições, os ritos, os costumes determinam as formas como as pessoas pensam a educação e sua formação profissional. Portanto, a educação é organizada a partir do senso comum.
As pessoas adquirem sua educação a partir do que determinam para o seu futuro em sociedade. Cada indivíduo tem autonomia de gerenciar seu processo educativo visando seus desejos e habilidades para se tornar um profissional competente e ativo.
A sociedade possui mecanismos de organização da educação de forma igualitária para todas as pessoas, principalmente para as crianças. Na dinâmica social, entende-se que quanto antes educar as crianças mais a sociedade terá recursos financeiros para se manter.
A educação é um fenômeno social e cada sociedade precisa cuidar da formação dos seus indivíduos, auxiliá-los no seu desenvolvimento integral para a participação ativa e transformadora mediante as necessidades econômicas, sociais e políticas.

Pergunta 8
DE ACORDO COM CORDEIRO (2017) O PLANEJAMENTO APRESENTA CONSIDERAÇÕES RELEVANTES PARA QUE POSSA OCORRER DE FORMA SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR.
DIANTE DISSO, ESCREVA (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

(V) o planejamento é um documento flexível que pode ser alterado a partir das necessidades que a gestão democrática identificar no processo do ensino e aprendizagem.
(V) o planejamento incorpora às aulas fatos, acontecimentos e informações atuais que contribuirão para a construção do conhecimento.
(V) é uma necessidade do professor que precisa refletir e comprometer-se com a aprendizagem do aluno.
(F) o planejamento é um documento que a Secretaria de Educação fornece às escolas e como está na Lei de Diretrizes e Bases não pode ser alterado sem a permissão dos órgãos educacionais responsáveis.
(V) para planejar, é preciso conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua transposição em objetivos de aprendizagem.

F,V,V,V,F
F,V,V,F,F
V,V,V,F,V
V,F,V,F,F
V,F,F,V,V

Pergunta 9
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É UM DOCUMENTO QUE EXPRESSA AS INTENCIONALIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL. É UM INSTRUMENTO ORGANIZADO COLETIVAMENTE VISANDO A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA.
QUANTO À CONCEPÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COLOQUE V (verdadeiro) e F (falso) PARA AS RESPOSTAS ABAIXO.

I (F) o projeto político pedagógico compreende somente as disciplinas e a organização curricular sendo que as demais atividades são administrativas e não entram nesse documento.
II (V) é um documento organizado pelo gestor da escola e é colocado em prática pelo coletivo dos professores sem discussão prévia.
III (V) é um documento flexível que pode ser reorganizado em função das necessidades da escola e/ou da comunidade.
IV (V) é um documento que compreende vários aspectos entre eles a gestão democrática , o currículo e os tempos escolares.

V,F,F,V
V.V.F.F
F,F,V,V
F, V,F,F
F,V,V,F

Pergunta 10
O CURRÍCULO TRADICIONAL POSSUI CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E DO CURRÍCULO CRÍTICO QUE SÃO:

liberdade, disciplinas integradoras, construção do conhecimento, emancipação humana.
composto por conteúdos da cultura local, crenças e superstições que compõem a identidade da comunidade.
valoriza os conhecimentos científicos e desconsidera os conhecimentos biológicos e artísticos.
prioriza os conhecimentos da experiência e nega os conhecimentos científicos, representam uma forma de entender os sentimentos e angustias dos alunos.
racionalização, fragmentação por disciplinas, uniformidade, representam uma forma de regulação e controle.

Notação importante
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