Prova da disciplina: Competências Comunicativas no Contexto Escolar » Tifsa Brasil

Prova da disciplina: Competências Comunicativas no Contexto Escolar

Este material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas: Observações respostas erradas estão em vermelho e resposta corretas estão em azul.

I. Em uma sociedade do conhecimento e do saber, a sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura.
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.

1. Apenas I está correta
2. Apenas II está correta
3. I e II estão corretas
4. Todas estão corretas
5. Apenas III está correta

Pergunta 2
No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto:

1 – De acordo com Lévy, o virtual é o que existe em potência, e não em ato. Enquanto a realidade pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível, o virtual é um “passe de mágica misterioso”.
2 – Na continuidade da vida escolar são mais trabalhados textos formais, distantes das emoções, dos desejos e do conhecimento informal do cotidiano, afastando a realidade virtual, proporcionada por novas tecnologias digitais, da escola.
3 – A realidade virtual prazerosa tem um pequeno lugar pedagógico, principalmente nos primeiros anos escolares, com a fantasia das histórias vividas/contadas.
4 – Como o tempo virtual impõe-se ao espaço real, como a imagem impõe-se sobre o objeto e o virtual impõe-se ao atual, o indivíduo interage com a realidade das imagens, criando elementos próprios para entender a situação virtual, significá-la e interagir com ela.
5 – Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.

Pergunta 3
A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação. Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO:

1- Utilização das redes sociais.
2 – Aulas tradicionais de exposição frontal.
3 – Gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
4 – Metodologias midiáticas.
5 – Trabalhos colaborativos em redes.

Pergunta 4
Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas, sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos.

É incorreto afirmar que:

1. Os processos de Comunicação e Educação são considerados resultados de uma recepção passiva, advinda da imposição de um polo (emissor/educador) sobre outro (receptor/educando).
2. As abordagens que tratam o processo da Comunicação e o da Educação de forma pragmática e transmissionista consideram que os sujeitos são de um lado emissores/educadores e de outros receptores/educandos.
3. Desconsidera-se a importância da inserção cultural do receptor como mediação fundamental entre a sociedade e a mídia de massa.
4. Os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo.
5 – Comunicar e educar seria produzir um movimento de transferência de um polo a outro.

Pergunta 5
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”. Com o avanço das TICs, esta convergência é:

1. Prestigiada e permite, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
2. Esquecida e possibilita, cada vez menos, algumas ocorrências de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais não dão conta das capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
3. Reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
4. Dispensada e oculta, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais diminuem as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
5. Reforçada e permite, cada vez menos, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, não sendo afetado pelos circuitos culturais.

Pergunta 6
O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa. FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003. p. 141.

Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?

1 – Educação, didática, comunicação e gestão
2 – Educação, tecnologia, comunicação e gestão
3 – Educação, didática, política e gestão
4 – Educação, tecnologia, antropologia e gestão
5 – Educação, comunicação, filosofia e gestão

Pergunta 7
No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender ou perceber da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto:

1 – A interação por meio das tecnologias digitais acontece com a máquina, mas as personagens e situações não são disponibilizados pelo meio tecnológico, mas sim pelo real.
2 – A escola, na maioria das vezes, está próxima do universo dos jogos eletrônicos, mas não incentiva a autonomia e participação entre os jovens.
3 – A escola, por meio da utilização de tecnologias digitais, não tem capacidade de possibilitar ensinamentos e experiências contextualizadas do universo das novas gerações de indivíduos.
4 – Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.
5 – Os novos sistemas multimídias são quase humanos, pois possibilitam uma relação distante de diálogo e comunicação inclusiva dos indivíduos reais e virtuais.

Pergunta 8
Sobre a educomunicação, é INCORRETO afirmar:

1. A comunicação possui um fator de influência muito maior que o da escola, e por isso devem-se usar, na escola, as técnicas utilizadas na comunicação de massa, para torná-la tão efetiva quanto a mídia.
2. Procura colocar o praticante numa postura diferenciada do espectador, uma vez que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se informa, é produtor da própria informação que veicula.
3. É uma forma recente de abordagem pedagógica, mas que apresenta expectativas interessantes nos resultados que pretende alcançar.
4. Constitui uma nova abordagem pedagógica, um novo campo de saber, que procura atualizar a realidade da velocidade da veiculação e produção da informação com a aprendizagem dinâmica e eficaz.
5. Avalia o papel importante que os meios de comunicação exercem sobre o nosso cotidiano e busca aliar aspectos educacionais para tornar o processo de aprendizado mais participativo.

Pergunta 9
Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes.

Dessa forma, é correto afirmar que:

1. O mundo contemporâneo impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
2. O mundo demiúrgico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
3. O mundo audiovisual não influencia a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
4. O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
5. O mundo aristotélico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.

Pergunta 10
No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:

1. O uso de tecnologias móveis nos espaços interativos e lúdicos, assessorando e coordenando processos de gestão da educação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
2. O uso de tecnologias imóveis nos espaços familiares e profissionais, assessorando, mas não coordenando, os processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
3. O uso de tecnologias de educação a distância nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da escola, no sentido de viabilizar a manutenção de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos presenciais.
4. O uso da televisão e do rádio nos espaços comunicativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de não provocar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos, presenciais e a distância.
5. O uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.

Pergunta 11
As quatro esferas existenciais, o que o filósofo Aristóteles chamava de bios. De acordo com ele, existiam três esferas na pólis grega. Quais são?

1. A esfera da política
2. Do conhecimento
3. Dos prazeres. Baseado em Aristóteles, Sodré imagina um quarto bios feito de informação, de virtualidade.
4. A esta quarta esfera, ele dá o nome de bios virtual ou bios midiático.

Pergunta 12
A partir do texto de Eni Orlandi, “Discurso, imaginário social e conhecimento”, é possível afirmar que:

A) A linguagem é transparente
B) Apenas alguns discursos fazem referência a outros discursos
C) Todo discurso é portador de ideologia
D) A ideologia existe na maior parte dos discursos
E) O sentido de um discurso independe do momento histórico
D) Todo discurso é portador de ideologia

Explicação:
É no discurso que se pode apreender a relação entre linguagem e ideologia, tendo a noção de sujeito como mediadora: não há discurso sem sujeito nem sujeito sem ideologia. O efeito ideológico elementar é o que institui o sujeito (sempre já-lá).

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