Prova Da Primeira Tentativa De Didática » Tifsa Brasil

Prova da primeira tentativa de Didática

A primeira tentativa da prova de Didática da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
DE ACORDO COM ILMA VEIGA PASSOS, “O PROJETO BUSCA UM RUMO, UMA DIREÇÃO. É UMA AÇÃO INTENCIONAL, COM UM SENTIDO EXPLÍCITO, COM UM COMPROMISSO DEFINIDO COLETIVAMENTE. POR ISSO, TODO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA É, TAMBÉM, UM PROJETO POLÍTICO POR ESTAR INTIMAMENTE ARTICULADO AO COMPROMISSO SOCIOPOLÍTICO COM OS INTERESSES REAIS E COLETIVOS DA POPULAÇÃO MAJORITÁRIA.
DIANTE DISSO PODE-SE AFIRMAR QUE:

A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão de controle e valorização dos meios de comunicação, alicerçados nas regulações nacionais.
A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, centralização do poder, autoritarismo do processo de tomada de decisões e instalação de um processo direcionado de avaliação de cunho emancipatório.
A construção do projeto político-pedagógico passa pelas finalidades, pela estrutura organizacional, pelo currículo tradicional, pelo tempo da gestão do diretor comunitário, pelas relações de trabalho e pela avaliação bimestral.
A construção do projeto político-pedagógico, para manter a organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão sobre os princípios indicando os percursos sem modificar e/ou alterar o que já foi realizado.
A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de romper com a fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, e também diminuir a dependência e o controle impostos pelos documentos oficiais e das imposições políticas e econômicas.

Pergunta 2
A FORMAÇÃO DA DIDÁTICA DEU-SE EM RAZÃO DA ORGANIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DOS EDUCADORES DIANTE DAS IMPLICAÇÕES QUE A SOCIEDADE IMPUNHA PARA A EDUCAÇÃO. SENDO QUE UM DELES É CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA APÓS ESCREVER A OBRA CONHECIDA COMO?
o pai da Didática foi Pestalozzi com a obra “Didática em cena” e tinha como princípio “educação para a sensibilidade”.
o pai da Didática foi Rousseau com a obra “Educação de Emílio” e tinha como princípio a “educação natural do ser humano”.
o pai da Didática foi o filósofo Sócrates com a obra “Ensinar é uma divindade” e tinha como objetivo catequisar as pessoas.
o pai da Didática foi Herbart com a obra “Pedagogia e Didática” e tinha como objetivo sistematizar o ensino por intermédio do Governo.
o pai da Didática foi Comenius com a obra a “Didática Magna” e tinha como princípio “ensinar tudo a todos”.

Pergunta 3
O CURRÍCULO TRADICIONAL POSSUI CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E DO CURRÍCULO CRÍTICO QUE SÃO:
liberdade, disciplinas integradoras, construção do conhecimento, emancipação humana.
prioriza os conhecimentos da experiência e nega os conhecimentos científicos, representam uma forma de entender os sentimentos e angustias dos alunos.
composto por conteúdos da cultura local, crenças e superstições que compõem a identidade da comunidade.
racionalização, fragmentação por disciplinas, uniformidade, representam uma forma de regulação e controle.
valoriza os conhecimentos científicos e desconsidera os conhecimentos biológicos e artísticos.

Pergunta 4
SEGUNDO PAULO FREIRE, NO LIVRO “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”, NO QUE DIZ RESPEITO AOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AFIRMAÇÃO CORRETA:
ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, ensinar exige respeito ao educando, ensinar exige pesquisa, ensinar exige criatividade.
ensinar exige sala de aula, ensinar exige professores, ensinar exige horário, ensinar exige autoritarismo
ensinar exige atenção, ensinar exige memória, ensinar exige que o professor explique, ensinar exige silêncio.
ensinar exige responsabilidade, ensinar exige disciplina, ensinar exige mecanização.
ensinar exige transferir conhecimento, ensinar exige repetição, ensinar exige disciplina

Pergunta 5
AS METODOLOGIAS DE ENSINO SÃO ESCOLHIDAS PELOS PROFESSORES PARA CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE NA QUAL O ALUNO ESTÁ INSERIDO.
DIANTE DISSO, SURGE AS NOVAS METODOLOGIAS QUE SUPERAM O MODELO TRADICIONAL QUE SÃO:

(I) estudos do meio
(II) aula expositivas e demonstrativas
(III) soluções de problemas
(IV) construção do conhecimento
somente a I, III e IV estão corretas
somente a III e a IV estão corretas
somente a I e a II estão corretas
somente a II está correta
somente a IV está correta

Pergunta 6
SEGUNDO CASTILLO ARREDONDO (2013), A AVALIAÇAO DA APRENDIZAGEM REPRESENTA A FINALIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO E O OBJETIVO DA PRÁTICA DOCENTE, DE MODO QUE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POSSIBILITA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E CONQUISTAS ESTABELECENDO UM DIAGNÓSTICO DO PROCESSO ADOTADO PELO PROFESSOR. OS CONTEÚDOS ASSUMEM CARACTERÍSTICAS PROCEDIMENTARES, CONCEITUAIS E ATITUDINAIS QUE PODEM SER AVALIADOS DE FORMA ISOLADA OU INTEGRADOS.
ESCREVA (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO EM RELAÇÃO AOS CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL.

(F) faz-se necessário uma avaliação prévia quando se trata da avaliação conceitual, pois é a partir do que os alunos já conhecem sobre fatos, conceitos e teorias que o professor pode organizar o processo de ensino relacionando-o com a realidade dos alunos;
(F) a avaliação conceitual precisa necessariamente ser decorada para que os demais conceitos, fatos e fórmulas tenham significado pelo aluno;
(V) a avaliação procedimental refere-se ao saber fazer, assim a avaliação poderá ser por meio de soluções de problemas, observações e registros, produções do conhecimento, entrevistas;
(V) a avaliação atitudinal deverá ser realizada junto com a avaliação conceitual e procedimental durante todo o processo do ensino, pois ela representa as atitudes e os valores que acompanharão o aluno no processo da aprendizagem individual e coletiva.
(F) as avaliações sempre estão vinculadas a uma nota que será somada com as demais, ou seja, a avaliação conceitual possui um peso maior porque trata dos conceitos e fatos, a avaliação procedimental terá uma valor menor do que a conceitual e maior que a atitudinal porque trata da aplicabilidade dos conhecimentos e a atitudinal terá peso inferior porque trata dos valores e atitudes desenvolvidos pelos alunos de forma subjetiva.

F,V,V,F,V
F,F,V,F,V
V,F,V,V,F
F,V,V,V,F
V,V,V,F,V

Pergunta 7
O PLANEJAMENTO DE ENSINO É CARACTERIZADO PELA ORGANIZAÇÃO QUE O PROFESSOR FAZ PARA ATENDER OS PRINCÍPIOS, A FILOSOFIA, O CURRÍCULO E AS AÇÕES PROPOSTAS PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. TRATA-SE DE UM DOCUMENTO DE ORGANIZAÇÃO E PREVISÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM.
PARA ATENDER ESSAS FINALIDADES E AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O PLANEJAMENTO POSSUI ELEMENTOS ORGANIZADOS E SISTEMATIZADOS QUE SÃO:

procedimentos conceituais, atitudinais e procedimentais
objetivos gerais e específicos, metodologia, conteúdos, identificação da disciplina e do professor, número de aulas e bibliografia
o planejamento deve ser estruturado com a parte inicial e a introdução, o desenvolvimento com as referências bibliográficas e a conclusão em formato textual coerente com as normas da ciência
temas transversais e conteúdos legislativos
apresentar os aspectos políticos, econômicos e sociais que a realidade apresenta e também os critérios de validade da escola

Pergunta 8
DE ACORDO COM CLAUDINO PILETTI, NO LIVRO “DIDÁTICA” A APRENDIZAGEM POSSUI TRÊS CLASSIFICAÇÕES QUE ATUAM PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA SIGNIFICATIVA. DIANTE DISSO, É CORRETO:

as aprendizagens são: biológicas, de cálculos e de escrita e leitura e atuam no contexto escolar direcionando o aluno para a aprendizagem significativa em cada área do conhecimento.
as aprendizagens são: necessidade, criatividade e liberdade e atuam de forma disciplinar para orientar todo o processo de aprendizagem no contexto escolar.
as aprendizagens são: sociais, econômicas e políticas e atuam de forma isolada por meio dos conteúdos selecionados para a aprendizagem significativa dentro da escola.
as aprendizagens são: sensibilidade, moralidade e iniciativa e atuam de forma similar no desenvolvimento de aprendizagem autônoma do aluno.
as aprendizagens são: cognitiva, afetiva e motora e podem atuar de forma inter-relacionada visando a aprendizagem significativa do aluno.

Pergunta 9
DE ACORDO COM O LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO, “NÃO HÁ SOCIEDADE SEM PRÁTICA EDUCATIVA NEM PRÁTICA EDUCATIVA SEM SOCIEDADE”. DIANTE DISSO É CORRETO AFIRMAR QUE:

A vida em comunidade determina as formas de educação do seu povo conforme as necessidades de trabalho para a sobrevivência, portanto, a educação é organizada sem interferências sociais, políticas e econômicas.
As crenças, as tradições, os ritos, os costumes determinam as formas como as pessoas pensam a educação e sua formação profissional. Portanto, a educação é organizada a partir do senso comum.
A sociedade possui mecanismos de organização da educação de forma igualitária para todas as pessoas, principalmente para as crianças. Na dinâmica social, entende-se que quanto antes educar as crianças mais a sociedade terá recursos financeiros para se manter.
A educação é um fenômeno social e cada sociedade precisa cuidar da formação dos seus indivíduos, auxiliá-los no seu desenvolvimento integral para a participação ativa e transformadora mediante as necessidades econômicas, sociais e políticas.
As pessoas adquirem sua educação a partir do que determinam para o seu futuro em sociedade. Cada indivíduo tem autonomia de gerenciar seu processo educativo visando seus desejos e habilidades para se tornar um profissional competente e ativo.

Pergunta 10
DE ACORDO COM JACQUES DELORS (1998), COORDENADOR DO “RELATÓRIO PARA A UNESCO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”, EXISTEM 4 PILARES QUE NORTEIAM A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA. OS QUAIS SÃO:
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
aprender a calcular, aprender a ler, aprender a escrever e aprender a desenhar.
aprender a viver, aprender a controlar a ansiedade, aprender a superar conflitos e aprender a economizar.
aprender religião, aprender política, aprender economia e aprender a sobreviver.
aprender a pensar, aprender a se movimentar, aprender a cuidar da saúde e aprender a relaxar

Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *