A primeira tentativa da prova de Filosofia e História da Educação da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Das sentenças abaixo, qual é coerente com a teoria de Paulo Freire, precursor da Pedagogia Libertadora:
A transmissão do conhecimento é fundamental para a capacitação e formação integral dos alunos.
O diálogo entre educando e educador deve ser verticalizado e pautado nas palavras geradoras.
O conhecimento é problematizado, pois a educação é vista como ato político e emancipador do aluno.
A educação bancária torna-se fundamental diante da crise financeira em uma sociedade opressora.
sociedade opressora. d. O professor, por sua militância, é a figura central no processo de ensino- aprendizagem.
Pergunta 2
Pestalozzi (1746-1827), pedagogo suíço, é considerado um dos pioneiros da pedagogia de intenção social, voltada para o povo humilde.
De acordo com os princípios pedagógicos apresentados por ele, pode-se afirmar que:
I – Enfatiza o desenvolvimento interno natural da personalidade da criança, devendo o professor priorizar pela não diretividade das atividades pedagógicas.
II – Defendia a educação moral e religiosa ao lado da formação intelectual.
III – A relação entre professor e aluno devia ser baseada no amor.
Está correto o que se afirma em:
Apenas sentença II
Sentenças I e III
Sentenças I, II e III
Sentenças I e II
Sentenças II e III
Pergunta 3
A obra do filósofo Comenius, “Didactica Magna”, se contrapôs severamente aos modelos educacionais do período medieval. Dentre as teses defendidas, verificamos o acesso irrestrito à leitura e escrita, ensino de cálculo a toda a população, e inclusão de pessoas com deficiências cognitivas e meninas. Qual seu intuito?
Instituição de Ensino familiar
Fortalecer instituições de educação privada
Ensinar a realizar transações comerciais e a leitura da Bíblia
Unificação do Ensino
Segregar diversos grupos culturais
Pergunta 4
De acordo com o que foi apresentado sobre as Tendências Pedagógicas Inovadoras, identifique à qual tendência se refere cada uma das definições apresentadas a seguir:
I – Tem como principal precursor no Brasil, o educador Paulo Freire. Para esse educador ‘o processo educativo não é transmissão, tampouco doação, mas participação numa situação concreta desafiadora’. A relação entre professor e aluno é horizontal, baseada no diálogo.
II – As principais características dessa tendência pedagógica é a autogestão. Busca ser uma resistência à burocracia institucional.
III – Segundo essa tendência, “não basta que os conteúdos sejam ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem de forma indissociável à sua significação humana e social”. (COTRIM, 1988)
Essas definições referem-se, respectivamente, a quais tendências pedagógicas:
Pedagogia Libertadora, Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária
Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos
Pedagogia Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora
Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora
Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora, Crítico-Social dos Conteúdos
Pergunta 5
Dos tópicos relacionados abaixo, o único que não caracteriza a Escola Nova é:
Com esta tendência surge a individualização do ensino
O aluno é considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com esta tendência, os alunos são mais participativos, aprendendo através das experiências demonstradas em aula.
Como os assuntos trabalhados são do interesse dos alunos, estes aprendem a produzir o seu conhecimento através das pesquisas realizadas em grupo.
O professor é um facilitador da aprendizagem, cabendo a ele organizar e coordenar as atividades a serem desenvolvidas.
Pergunta 6
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é, tradicionalmente, considerado um marco divisório da Filosofia. Assim, os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos. Podemos afirmar que suas ideias influenciaram significativamente a educação.
Com base nos ensinamentos de Sócrates, analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, pois acreditava que a virtude podia ser transmitida pela educação e não era patrimônio exclusivo das elites.
(V) A busca do conhecimento, da educação, devia ser orientada por princípios éticos e não por objetivos egoístas e utilitários.
(V) O método educacional proposto por Sócrates baseava-se no diálogo crítico, que compreende 2 momentos distintos: a ironia e a maiêutica.
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
V, V, V
F, V, F
V, F, V
F, V, V
V, V, F
Pergunta 7
Leia e analise a tirinha protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet.
Com base no que estudamos, analise as sentenças a seguir:
I – A educação monocultural baseia-se na ideia de uma cultura universal, que serve a todos. Nesse modelo, a educação reproduz códigos e valores de uma cultura dominante, conservadora e que não atende a todos os indivíduos.
II – A educação multicultural tem como princípio o respeito e a convivência com as diferenças.
III – A educação multicultural abriga em seus espaços diversas culturas. Pode ser considerada intercultural se houver diálogo, troca e aprendizado entre elas. Está (ão) correta (s) a(s) sentença(s):
Somente a I
I e II
II e III
I, II e III
I e III
Pergunta 8
Maria Montessori (1870-1952), médica italiana, desenvolveu sua proposta pedagógica com base em seu trabalho com crianças com deficiências cognitivas. Para auxiliar essas crianças no processo de aprendizagem, elaborou um conjunto de materiais pedagógicos, que são adotados até hoje em nossas escolas.
Sobre a pedagogia montessoriana, é correto afirmar que:
I – Propõe a autoeducação da criança por meio do manuseio de materiais pedagógicos.
II – O material pedagógico desenvolvido por Montessori tem como finalidade desenvolver a atividade sensorial e intelectual da criança.
III – O professor deve interferir e orientar a criança durante o seu processo de aprendizagem, pois assim ela perceberá seus erros e acertos.
Está correto o que se afirma em:
Somente a sentença I
Sentenças I e II
Somente a II
Sentenças I, II e III
Sentenças II e III
Pergunta 9
Para Rousseau, qual das posturas a seguir o educador deveria assumir para que pudesse melhor facilitar o aprendizado?
O educador deve agir como guia espiritual, propagando a fé cristã.
O educador deve prezar pelo ensino de matérias práticas, combatendo o ócio dos estudantes.
O educador deve planejar as atividades de ensino de modo a priorizar a transmissão do conhecimento aos seus alunos.
O educador deve adotar uma disciplina rígida em sala de aula, de modo a promover o silêncio e a concentração nas aulas.
O educador deve dar liberdade aos alunos, visto que as experiências contribuem com o amadurecimento.
Pergunta 10
Tomás de Aquino (1226 – 1274) nasceu em Nápoles, sul da Itália. É considerado um dos maiores filósofos da escolástica medieval, isto é, do movimento católico cujo problema básico era buscar a harmonização entre a fé cristã e a razão.
Com base nos ensinamentos de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
I – Buscava não contrariar a fé, mas elaborar argumentos racionais em defesa das revelações cristãs.
II – Reviveu grande parte da Filosofia de Aristóteles, objetivando encontrar os elementos racionais que pudessem explicar aspectos da fé cristã.
III – Defendia que a aprendizagem se desenvolve pela atuação do indivíduo sobre os dados observados.
Está correto o que se afirma nas sentenças:
Somente a I
I e II
II e III
I, II e III
I e III
Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.