Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Segundo Cervo, Bervian e Silva (2007) “pelo conhecimento, o homem penetra nas diversas áreas da realidade para dela tomar posse. Ora, a própria realidade apresenta níveis e estruturas diferentes em sua constituição”. Os autores, neste trecho, estão comentando sobre os diversos tipos de conhecimento que usamos para compreender as situações do cotidiano.
Sobre o conhecimento empírico é correto afirmar:
I. É adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social.
II. Pode ser obtido por meio de ensaios e tentativas que resultam em erros e acertos.
III. Os conhecimentos são transmitidos de geração em geração, sempre dos mais velhos para os mais novos.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II
I e III
II e III
I, II e III
II
Pergunta 2
Segundo Marconi e Lakatos (2017, s.p.) “A formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa”.
Quanto à elaboração da problematização é correto afirmar que:
I. É recomendável que o problema seja apresentado em forma de pergunta.
II. Deve-se constituir em uma questão científica.
III. Não deve ser valorativo (subjetivo)
IV. Deve explicar a importância do desenvolvimento da pesquisa.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I e II.
I, II e III.
II e IV.
I.
Pergunta 3
Pode-se afirmar que, atualmente, a pesquisa qualitativa ocupa um reconhecido lugar entre as várias possibilidades de se estudar os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais.
Quanto à abordagem qualitativa é correto afirmar que:
I. O pesquisador pode realizar a investigação no local onde o fenômeno se desenvolve, o que permite compreender melhor o comportamento analisado, observando-o em seu contexto natural.
II. Os dados coletados devem ser descritos detalhadamente.
III. O foco da pesquisa qualitativa é a interpretação, a compreensão e a explicação do fenômeno estudado.
Está correto apenas o que se afirma em:
I
I e II
I e III
II e III
I, II e III
Pergunta 4
O método observacional é o início de toda pesquisa científica. Analise as sentenças, a seguir, e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) O objetivo da observação é captar os aspectos essenciais do fenômeno que estão sendo pesquisados.
(F) Pode-se comparar este método com a observação que realizamos no nosso cotidiano.
(V) A observação deve ser sistematicamente planejada e registrada.
(V) Esta técnica pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas científicas.
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, V.
V, V, V, V.
Pergunta 5
Segundo Neves e Borba (2016, p. 70) “A realização de pesquisas sobre educação no Brasil é bastante recente, tem origem no final da década de 1930. Ao longo desse período e até os dias de hoje, a dinâmica das pesquisas tem se dado em diferentes fases com uma relativa coesão em torno de instituições, objetos de investigação e disciplinas”.
Sobre a pesquisa em educação é correto afirmar:
I. As primeiras pesquisas realizadas eram pesquisas qualitativas, com o objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
II. A pesquisa em educação tem o objetivo de analisar e aprofundar o entendimento da atuação de educadores, desde os pressupostos filosóficos até o contexto político no qual a ação educacional está inserida.
III. O principal objeto de estudo das pesquisas realizadas na área educacional é o método de ensino, pois esse influencia diretamente na formação discente.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III
II e III
II
I e II
I e III
Pergunta 6
De acordo com Justino (2013, p. 43) “A pesquisa tem como eixo norteador o questionamento reconstrutivo, que deve propiciar o desenvolvimento e a formação do sujeito, promovendo a conscientização, a organização e o comprometimento com a história de seu tempo. Quando o ensino ocorre por meio da pesquisa, temos a oportunidade de iniciar a elaboração do próprio conhecimento”.
A concepção de pesquisa, como princípio educativo e formativo, articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas. Com base nas informações apresentadas, classifique as sentenças, a seguir, como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. A pesquisa deve ser incentivada apenas nos cursos de pós-graduação, pois é necessário que o aluno domine as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um estudo científico.
II. A pesquisa como princípio educativo precisa ser planejada, e deve estar alinhada ao Projeto Político Pedagógico da instituição.
III. A pesquisa como princípio educativo possibilita a formação de um aluno crítico e reflexivo, sendo este capaz de elaborar o conhecimento científico considerando aspectos históricos e sociais.
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
V, V, V
F, F, F
F, V, V
V, V, F
F, F, V
Pergunta 7
Quanto à elaboração da justificativa de um projeto de pesquisa, é correto afirmar que:
I. Deve apresentar os motivos que levaram o pesquisador a estudar aquele assunto.
II. Deve conter as contribuições que a pesquisa trará à sociedade e ao meio acadêmico.
III. Deve apresentar as respostas à problemática apresentada no início da pesquisa.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
II
I, II e III.
I e II.
II e III.
Pergunta 8
“Ao propor a pesquisa na formação inicial do docente, Demo (1991) afirma ser necessário abrir, para a educação, a possibilidade de novas leituras teóricas, sendo indispensável pensar na possibilidade de novos enfoques metodológicos e novas práticas pedagógicas”. (apud OLIVEIRA, 2008, p. 143).
Quanto à formação inicial docente é correto afirmar que:
I. Ao ensinar o desenvolvimento da pesquisa científica, durante a graduação, propõe-se que o aluno seja um criador de seu próprio conhecimento através de uma postura investigativa de reconstrução do conhecimento já existente, o que não impede que ele também contribua para descoberta inédita.
II. Incluir a pesquisa na formação docente contribui para a formação de profissionais mais críticos e questionadores, tanto quanto ao conhecimento que aplicam, como em relação à produção de novos conhecimentos.
III. Uma das dificuldades encontradas ao ensinar a pesquisa científica nos cursos de graduação é que normalmente, os alunos não sabem desenvolver este tipo de trabalho.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
II e III
I, II e III
II
III
I
Pergunta 9
Segundo Barbosa (2008), a entrevista é um método flexível de obtenção de informações qualitativas sobre um objeto de estudo. Esta técnica requer um bom planejamento prévio e habilidade do entrevistador para conseguir as informações que necessita.
Quanto à entrevista é correto afirmar que:
I. Na entrevista estruturada, o entrevistador elabora um roteiro com as perguntas que serão apresentadas ao entrevistado. Não é possível inserir ou alterar as perguntas que estão nesse roteiro.
II. Na entrevista livre, o entrevistador elabora as perguntas na hora da entrevista, o que pode auxiliar a explorar mais determinadas questões com o entrevistado.
III. É recomendável que o entrevistador tenha um conhecimento prévio do assunto da entrevista que irá realizar.
IV. A entrevista semiestruturada é organizada através de um roteiro de questões, no entanto, cabe ao entrevistador introduzir novas questões de acordo com as respostas do entrevistado.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV
I e III
I, II, III e IV
I, III, IV
I, II e III
Pergunta 10
Com relação aos instrumentos de coleta de dados, na pesquisa quantitativa, pode-se afirmar que o(s) instrumento(s) mais utilizado(s) é(são):
Entrevista semiestruturada e entrevista livre.
Observação e entrevista.
Questionário e etnografia.
Questionário.
Observação e estudo de caso.
Resposta
A pesquisa feita pelo questionário, a linguagem e deve ter clareza nas perguntas para ser enviado pelo sujeito objeto da pesquisa. Além disso, é preciso deixar bem entendido quanto que será perguntado. Já a entrevista, ela é realizada com base no roteiro que o pesquisador preparou previamente, estabelecendo critérios que o oriente sobre o que ele deseja descobrir dad pessoas ou do grupo que há de ser entrevistado.
Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.