A segunda tentativa da prova de Filosofia e História da Educação da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
De acordo com a abordagem Tecnicista é incorreto afirmar que:
Apoia-se nos estudos desenvolvidos na área da Psicologia comportamental, buscando controlar o comportamento do aluno.
Surge no Brasil, aproximadamente, em 1970, quando o país precisa se estruturar para competir com o mercado internacional, tornando-se fundamental a formação dos alunos para atuarem nas indústrias.
O professor caracteriza sua prática pela transmissão do conhecimento, utilizando sistemas instrucionais para tornar sua ação eficiente.
O objetivo principal desta tendência é treinar os alunos, formando mão-de-obra qualificada, crítica e criativa.
Busca a racionalidade, eficiência e produtividade que são garantidas através do planejamento adequado das ações docentes.
Pergunta 2
“Cada povo tem um processo de educação pelo qual transmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituições como a escola. No entanto, nem sempre o homem reflete especificamente e de maneira rigorosa sobre o ato de educar. […] Se a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz a partir dos problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas estejam os que se referem à educação. Portanto, cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica […]”. (ARANHA, 1998, p. 108)
Sobre a filosofia da educação, é correto afirmar que:
I – Indaga-se sobre o sujeito que se quer formar, qual é a finalidade da educação.
II – Deve-se avaliar currículo, técnicas e métodos de ensino para que esses sejam coerentes ao processo de ensino que se quer desenvolver.
III – A filosofia da educação deve fazer parte da formação docente, de forma a capacitá-lo a refletir sobre o que é educação e sobre a sua própria prática pedagógica.
É correto o que se afirma em:
II e III
I, II e III
Somente a III
I e III
I e II
Pergunta 3
Sobre a tendência Libertária é correto afirmar que:
I – Seu precursor no Brasil foi Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores.
II – Também é denominada como ‘Pedagogia Institucional’.
III – É uma forma de resistência à burocracia institucional.
IV – Propõe a autogestão pedagógica.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
Somente a III
Pergunta 4
Leia o trecho a seguir, extraído da obra de Cotrim (1988, p. 202):
“Uma de suas contribuições mais vigorosas foi subverter a base do processo pedagógico tradicional que consistia em tratar a criança como se fosse um adulto em miniatura. Alguém que precisava ser inteiramente formada segundo o ponto de vista da sociedade adulta amadurecida. Teve a coragem de inverter os pressupostos desse sistema pedagógico. Em vez dos conceitos e dos hábitos da sociedade adulta, passou a valorizar as ideias e atividades espontâneas da própria criança”.
Esses pressupostos pedagógicos foram apresentados por:
Rousseau
São Tomás de Aquino
Pestalozzi
John Dewey
Santo Agostinho
Pergunta 5
A Tendência Crítico-social dos Conteúdos surgiu no Brasil no final da década de 1970, com fim do governo militar. Seu principal fundamento é formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar a sociedade, tornando-a mais justa, igualitária e inclusiva.
Analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) Dermeval Saviani, Guiomar Namo de Mello e José Carlos Libâneo são seus principais precursores.
(V) A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos destaca-se das demais pelo grande valor que confere aos conteúdos, inserindo-os na vida social do aluno.
(V) São valorizados os relacionamentos interpessoais e a evolução que eles proporcionam, principalmente quanto ao desenvolvimento da personalidade do aluno e sua assimilação pessoal da sociedade em que vive.
V, F, V
V, V V
V, F, F
F, V, V
V, V, F
Pergunta 6
Dos tópicos relacionados abaixo, o único que não caracteriza a Escola Nova é:
O professor é um facilitador da aprendizagem, cabendo a ele organizar e coordenar as atividades a serem desenvolvidas.
Como os assuntos trabalhados são do interesse dos alunos, estes aprendem a produzir o seu conhecimento através das pesquisas realizadas em grupo.
O aluno é considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com esta tendência, os alunos são mais participativos, aprendendo através das experiências demonstradas em aula.
Com esta tendência surge a individualização do ensino
Pergunta 7
Sabe-se que a educação atual, como discutimos em nossas aulas, é permeada por diversos desafios. Qual dos exemplos a seguir permeia desde a chamada Primeira República no Brasil?
Êxodo rural
Preocupação em manter a educação como forma de alienação social para manter um regime de governo
Pobreza extrema em decorrência do período de escravidão
Industrialização e substituição de força humana por maquinário
Desigualdade social
Pergunta 8
Qual das características a seguir corresponde às ideias da obra de Comenius?
Sacerdotes como principais mestres.
Valorização do tempo livre para a formação.
Combate à educação medieval, organizando as escolas em níveis de ensino.
Ênfase às disciplinas exatas, como matemática.
Ensino diferenciado entre meninos e meninas.
Pergunta 9
Analise a charge a seguir:
De acordo com o que vimos em nossas aulas, podemos afirmar que um dos objetivos da Filosofia é:
Propor análises teóricas a respeito de questões que permeiam o nosso cotidiano.
Desenvolver a reflexão e o hábito de questionar com base no raciocínio lógico
Apresentar respostas socialmente aceitas.
Contestar o conhecimento advindo das religiões
Apresentar respostas cientificamente comprovadas.
Pergunta 10
O regime militar foi caracterizado pela censura e perseguição a seus questionadores. Como ditavam a educação, a melhor forma de conter a oposição, seria atacando a base escolar, a fim de alienar as pessoas para haver obediência ao governo. Desta forma, qual foi a estratégia utilizada?
Desvalorização da educação física e prática de esportes
Desvalorização das ciências exatas
Inserção de artes como matéria obrigatória na base curricular
Priorização aos estudos de filosofia e ciência política
Alteração das matérias da base escolar, bem como inserção da chamada cívica à grade curricular
Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.