Prova da segunda tentativa - Libras língua de sinais » Tifsa Brasil

Prova da segunda tentativa – Libras língua de sinais

A prova da primeira tentativa de Libras da área de Sociologia, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Qual é o conceito de cultura surda?

A cultura surda é o conjunto de costumes e normas iguais aos da sociedade ouvinte.
A cultura surda é associada à erudição ou intelectualidade.
A cultura surda é atribuída à postura que as pessoas surdas têm em relação ao contato com a língua de sinais e o português.
A cultura surda está atrelada à língua de sinais e a língua é uma das maiores produções culturais dos surdos.
A cultura surda são os aspectos materiais e simbólicos existentes no grupo.

Pergunta 2
As áreas da Linguística que estudam os fenômenos da linguagem são: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática.
Escolha a alternativa correta sobre o que estuda a Semântica:

Estuda a linguagem em uso.
Estuda a estrutura interna das palavras.
Estuda a estrutura das frases.
Estuda os sentidos das palavras e frases.
Estuda os sons da língua como elementos funcionais.

Pergunta 3
Qual é a principal diferença entre a prosódia das línguas faladas e das línguas sinalizadas?

A diferença é que as línguas faladas não usam nenhum gesto e sinais. E as línguas de sinais usam esse recurso.
A diferença é na articulação dos sinais e os gestos que os ouvintes fazem enquanto falam.
É o empréstimo dos gestos que acompanham o discurso oral para a língua de sinais.
As línguas faladas não têm prosódia, apenas as línguas sinalizadas.
A diferença entre a prosódia das línguas faladas e das línguas sinalizadas é basicamente na expressão: enquanto a primeira usa sons da fala e gestos, a segunda utiliza os parâmetros.

Pergunta 4
O sistema de escrita de sinais SignWriting foi criado por Valerie Sutton em 1966 com outro nome e outro objetivo.
Qual era a finalidade do sistema quando ele foi criado?

Era um sistema de anotações da língua de sinais americana.
Era um sistema para computador.
Era uma sistema de registro das línguas orais.
Era um sistema de anotações de coreografias.
Era um sistema de registro gramatical.

Pergunta 5
A função de intérprete exige que sejam seguidos alguns preceitos éticos: imparcialidade, distância profissional, confiabilidade, discrição e fidelidade.
Assinale a alternativa que descreve o princípio ético FIDELIDADE.

Interpretação neutra, sem dar opiniões pessoais.
Estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação.
Não há interferência da vida pessoal.
A interpretação deve ser fiel, sem alterar a informação, mesmo que seja com a intenção de ajudar.
Estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação.

Pergunta 6
Como era a visão da sociedade sobre a deficiência na Antiguidade?
A deficiência estava ligada aos programas de auxílio social.
A deficiência era considerada um problema das famílias.
A deficiência era aceita e fazia parte dos programas sociais.
A deficiência estava diretamente atrelada à incapacidade, determinando que esses indivíduos eram improdutivos.
A deficiência estava ligada à religião.

Pergunta 8
A escrita de sinais não se desenvolveu de maneira natural, foi criada a partir da necessidade de se desenvolver uma escrita. Existem vários sistemas de notação e escrita de sinais. São eles: notação mimographie, notação de Stokoe, Hamburg notation system, sistema d’sign, notação de François Neve, sistema de escrita das línguas de sinais (EliS) e o SignWriting.
Qual é o sistema de escrita mais utilizado entre as línguas de sinais?

Notação de François Neve
SignWriting
Notação de Stokoe
Sistema de escrita dos sinais (EliS)
Sistema d’sign

Pergunta 9
A comunidade surda tem desenvolvido ações para implementar a inclusão.
São elas:

A luta pela criação e pelo cumprimento das leis, o estabelecimento de convênios que garantam vagas de trabalho para surdos, exigência de intérpretes nos espaços de escolarização e visibilidade da Libras.
A reivindicação pelo direito de atendimento psicológico, acessibilidade arquitetônica, exigência de intérpretes nos espaços de escolarização e visibilidade da Libras.
A luta pela criação e pelo cumprimento das leis, exigência de intérpretes nos espaços de escolarização e visibilidade da Libras e terapias de oralização.
A luta pelo direito da audiodescrição, o direito a vagas de trabalho, e visibilidade da Libras.
Garantir o acesso à Libras e ao método da comunicação total.

Pergunta 10
No SignWriting existe uma convenção para todos os símbolos desenhados, dependendo da configuração e da direção da mão.
Em relação à palma e ao dorso da mão, como são os desenhos?

Para representar a palma da mão, o símbolo é uma seta sem preenchimento. Já para o dorso da mão, o símbolo é pintado de preto.
As setas para movimento com a mão direita são preenchidas, são pretas.
Branco para o lado esquerdo e preto para o lado direito do punho fechado.
Para representar a palma da mão, o símbolo é pintado de preto. Já para o dorso da mão, o símbolo é sem preenchimento.
Para representar a palma da mão, o símbolo é sem preenchimento. Já para o dorso da mão, o símbolo é pintado de preto.

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