Prova Da Terceira Tentativa De Filosofia E História Da Educação » Tifsa Brasil

Prova da terceira tentativa de Filosofia e História da Educação

A terceira tentativa da prova de Filosofia e História da Educação da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Qual das características a seguir corresponde às ideias da obra de Comenius?

Ensino diferenciado entre meninos e meninas.
Valorização do tempo livre para a formação.
Sacerdotes como principais mestres.
Combate à educação medieval, organizando as escolas em níveis de ensino.
Ênfase às disciplinas exatas, como matemática.

Pergunta 2
De acordo com os princípios propostos por Confúcio, destacam-se: a honra e o respeito às tradições e aos antepassados, o comportamento justo e a humildade. Para ele, a educação passava a ser instrumento de possibilidade de ascensão social. Entretanto, esse posicionamento foi criticado por:

Visar o crescimento moral do ser humano
Facilitar o convívio social
Promover a igualdade entre os alunos
Não considerar as dificuldades das classes menos favorecidas em ter acesso à educação
Prezar apenas pela obediência à família

Pergunta 3
De acordo com o que foi apresentado sobre as Tendências Pedagógicas Inovadoras, identifique à qual tendência se refere cada uma das definições apresentadas a seguir:

I – Tem como principal precursor no Brasil, o educador Paulo Freire. Para esse educador ‘o processo educativo não é transmissão, tampouco doação, mas participação numa situação concreta desafiadora’. A relação entre professor e aluno é horizontal, baseada no diálogo.
II – As principais características dessa tendência pedagógica é a autogestão. Busca ser uma resistência à burocracia institucional.
III – Segundo essa tendência, “não basta que os conteúdos sejam ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem de forma indissociável à sua significação humana e social”. (COTRIM, 1988)
Essas definições referem-se, respectivamente, a quais tendências pedagógicas:

Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora, Crítico-Social dos Conteúdos
Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos
Pedagogia Libertadora, Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária
Pedagogia Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora
Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora

Pergunta 4
A Tendência Crítico-social dos Conteúdos surgiu no Brasil no final da década de 1970, com fim do governo militar. Seu principal fundamento é formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar a sociedade, tornando-a mais justa, igualitária e inclusiva.
Analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Dermeval Saviani, Guiomar Namo de Mello e José Carlos Libâneo são seus principais precursores.
( ) A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos destaca-se das demais pelo grande valor que confere aos conteúdos, inserindo-os na vida social do aluno.
( ) São valorizados os relacionamentos interpessoais e a evolução que eles proporcionam, principalmente quanto ao desenvolvimento da personalidade do aluno e sua assimilação pessoal da sociedade em que vive.

V, F, F
V, F, V
V, V, F
F, V, V
V, V V

Pergunta 5
“Cada povo tem um processo de educação pelo qual transmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituições como a escola. No entanto, nem sempre o homem reflete especificamente e de maneira rigorosa sobre o ato de educar. […] Se a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz a partir dos problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas estejam os que se referem à educação. Portanto, cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica […]”. (ARANHA, 1998, p. 108)

Sobre a filosofia da educação, é correto afirmar que:

I – Indaga-se sobre o sujeito que se quer formar, qual é a finalidade da educação.
II – Deve-se avaliar currículo, técnicas e métodos de ensino para que esses sejam coerentes ao processo de ensino que se quer desenvolver.
III – A filosofia da educação deve fazer parte da formação docente, de forma a capacitá-lo a refletir sobre o que é educação e sobre a sua própria prática pedagógica.

É correto o que se afirma em:

I e III
I, II e III
II e III
I e II
Você respondeu
Somente a III

Pergunta 6
Qual das civilizações antigas, estudadas em nossas aulas, instituiu escolas particulares, nas quais os mestres eram denominados ludi-magisters?

Chinesa
Romana
Grega
Indiana
Japonesa

Pergunta 7
Leia o seguinte trecho da obra de Paulo Freire (1997) “Educação bancária e Educação Libertadora”:
“Se o educador é o que sabe, se os educandos são os que nada sabem, cabe àquele dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos. Saber que deixa de ser de “experiência feito” para ser de experiência narrada ou transmitida. Não é de estranhar, pois, que nesta visão bancária da educação, os homens sejam vistos como seres da adaptação, do ajustamento. Quanto mais se exercitem os educandos no arquivamento dos depósitos que lhes são feitos, tanto menos desenvolverão em si a consciência crítica de que resultaria a sua inserção no mundo, como transformadores dele. Como sujeitos”.
Paulo Freire, em sua obra, está criticando qual tendência pedagógica?

Pedagogia Libertadora
Tendência Tradicional
Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
Tendência Tecnicista
Pedagogia Libertária

Pergunta 8
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é, tradicionalmente, considerado um marco divisório da Filosofia. Assim, os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos. Podemos afirmar que suas ideias influenciaram significativamente a educação.
Com base nos ensinamentos de Sócrates, analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, pois acreditava que a virtude podia ser transmitida pela educação e não era patrimônio exclusivo das elites.
(V) A busca do conhecimento, da educação, devia ser orientada por princípios éticos e não por objetivos egoístas e utilitários.
(V) O método educacional proposto por Sócrates baseava-se no diálogo crítico, que compreende 2 momentos distintos: a ironia e a maiêutica.

Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:

F, V, V
V, V, F
V, V, V
V, F, V
F, V, F

Pergunta 9
A obra do filósofo Comenius, “Didactica Magna”, se contrapôs severamente aos modelos educacionais do período medieval. Dentre as teses defendidas, verificamos o acesso irrestrito à leitura e escrita, ensino de cálculo a toda a população, e inclusão de pessoas com deficiências cognitivas e meninas. Qual seu intuito?

Instituição de Ensino familiar
Ensinar a realizar transações comerciais e a leitura da Bíblia
Segregar diversos grupos culturais
Unificação do Ensino
Fortalecer instituições de educação privada

Pergunta 10
Sabe-se que a educação atual, como discutimos em nossas aulas, é permeada por diversos desafios. Qual dos exemplos a seguir permeia desde a chamada Primeira República no Brasil?

Industrialização e substituição de força humana por maquinário
Desigualdade social
Pobreza extrema em decorrência do período de escravidão
Preocupação em manter a educação como forma de alienação social para manter um regime de governo
Êxodo rural

Notação importante
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