A prova eletrônica da terceira tentativa de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação, são questões da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Por meio do conceito de capital cultural, Bourdieu analisa a relação entre os sistemas escolares e a manutenção e legitimação das desigualdades sociais. Sobre a concepção do autor, assinale a alternativa correta:
Bourdieu define que a escola constitui-se num campo de violência simbólica ao legitimar determinado conjunto de códigos e valores, pertencentes às classes dominantes, como naturais e universais.
O que determina o “sucesso” escolar e o maior índice de aprovação é o critério econômico: segundo Bourdieu, alunos de classes mais favorecidas economicamente se saem melhor no sistema escolar, pois a posse de bens é o elemento exclusivo e determinante desta condição.
A entrada no sistema escolar encerra a hierarquia e desigualdade social: independentemente da origem familiar e do capital social, a escola iguala o conhecimento prévio dos alunos.
Para Bourdieu, a escola é uma instituição neutra que disponibiliza os mesmos conteúdos e acessos a todos os alunos. Melhores ou piores índices de aprovação se explicam pela dedicação dos alunos aos estudos.
Segundo a perspectiva de Bourdieu, as desigualdades sociais seriam resolvidas pela democratização de acesso ao ensino público e gratuito.
Pergunta 2
Para Bourdieu, o indivíduo não é um ser isolado, mas resultado de toda uma bagagem social herdada, formado por elementos externos a ele. Com esta perspectiva, o autor buscava romper com a dicotomia sujeito/estrutura social, indicando que as estruturas sociais encontram-se internalizadas nos indivíduos sociais. Dessa forma, o autor buscava compreender o conjunto de práticas e relações sociais.
Sobre os conceitos que sustentam esta teoria, considere os termos indicados abaixo:
I. Capital Ideológico
II. Capital Humano
III. Capital Cultural
IV. Habitus
V. Capital Social
Compõem a perspectiva de Bourdieu:
III, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
I, II, III e V apenas.
I, II e III apenas.
III e V apenas.
Pergunta 3
“Não adianta acreditar que podemos educar nossos filhos como quisermos. Somos obrigados a seguir as regras reinantes no meio social em que vivemos. A opinião nos impõe este comportamento, e a opinião é uma força moral cujo poder opressivo não é menor do que o da força física” (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013, p. 78,).
O papel da educação, e também da escola, na construção e conservação das sociedades, ocupa lugar central na obra de Durkheim. Segundo a perspectiva deste autor:
O objetivo central da escola e da educação é formar, de modo completo, as classes trabalhadoras de modo que elas possam transformar a ordem social.
A educação cumpre, na sociedade, o papel de fortalecimento dos instintos e da moral individual de forma que se sobreponham ao coletivo.
Do ponto de vista ideal, a escola e a educação devem levar os alunos a questionar as formas de autoridade, inclusive moral, para que as individualidades sejam fortalecidas.
A escola e a educação nas sociedades capitalistas ocupam um papel secundário, uma vez que o mercado de trabalho é responsável pela socialização dos indivíduos.
A educação é um exercício de coerção, uma vez que a prática pedagógica impõe sobre os indivíduos valores e normas já constituídos.
Pergunta 4
Sobre o processo de socialização, analise as sentenças abaixo:
I. A socialização consiste na transmissão da cultura de uma época com a finalidade de inserir o indivíduo no meio social.
II. O processo de socialização se dá, nas sociedades modernas, exclusivamente pela escola e pela transmissão da educação formal.
III. A socialização leva necessariamente ao aprimoramento moral e intelectual da sociedade, superando os erros cometidos pelos indivíduos no passado.
IV. O processo de socialização se realiza de acordo com o contexto histórico. Ou seja, em cada sociedade e contexto social haverá formas e instituições próprias de socialização.
Estão corretas:
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, apenas.
I, II e IV, apenas.
Pergunta 5
Leia os trechos abaixo:
[…] na verdade, cada sociedade, considerada em determinado momento de seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como uma força geralmente irresistível (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013 p. 47-48).
[…] o ideal pedagógico de uma época expressa antes de tudo o estado da sociedade na época considerada. Contudo, para que este ideal se torne realidade, é preciso ainda fazer com que a consciência da criança se conforme (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013, p. 95).
Sobre o papel da educação, para Durkheim, analise as afirmações abaixo:
I. Para o autor, a educação, em todas as épocas históricas, corresponde ao processo de socialização.
II. Um fator fundamental sobre a educação, segundo Durkheim, é seu poder coercitivo. Em todas as sociedades, o modelo de educação existente se sobrepõe ao indivíduo.
III. Educação e socialização são sinônimos e, portanto, em todos os contextos sociais e sociedades, prevalecem as mesmas maneiras e modos de educar.
IV. A educação objetiva, acima de tudo, a submissão das normas coletivas aos desejos e instintos individuais.
Estão corretas:
II e III apenas.
I e III apenas.
I, III e IV apenas.
I e II apenas.
I apenas.
Pergunta 6
“A ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘sociedades mais avançadas’. Desta maneira, era fácil estabelecer uma escala evolutiva que não deixava de ser um processo discriminatório, através do qual diferentes sociedades humanas eram classificadas hierarquicamente, com nítida vantagem para culturas europeias” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.34).
O trecho acima corresponde a uma abordagem sobre o significado e desenvolvimento da cultura, característica das primeiras décadas da existência da Antropologia.
Assinale a alternativa que aponta corretamente esta perspectiva:
Determinismo Biológico.
Determinismo Geográfico.
Escola Cultura e Relativismo.
Estruturalismo Cultural.
Evolucionismo Social.
Pergunta 7
“No contexto das primeiras décadas do século XX, não se falava em multiculturalismo, mas hoje esta é uma das exigências das políticas educacionais. Há uma demanda de ordem política e social para que a política incorpore o dado da diversidade no cotidiano escolar. Os movimentos sociais e a sociedade reivindicam dos governos, dos estados e dos municípios que sejam incluídas em suas pautas de discussões e de decisões medidas políticas em relação aos grupos que se sentem excluídos do sistema de ensino”. (FREITAS, Fatima e Silva de. A Diversidade Cultural como prática escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 86).
As questões relativas à diversidade e ao multiculturalismo ocupam espaço importante nas demandas e desafios da educação atual.
Sobre isso:
Uma educação multiculturalista pressupõe a existência de uma única cultura universal, comum a todos.
O ideal do multiculturalismo equivale à ausência de conflitos nos espaços e ambientes escolares.
No contexto brasileiro não cabe a crítica à atuação monocultural da educação e dos sistemas escolares, uma vez que a história dos afrodescendentes e indígenas, como parte da estrutura social brasileira, sempre fizeram parte dos currículos e conteúdos.
Um dos pressupostos da educação multiculturalista é o reconhecimento da diversidade cultural como parte do cotidiano escolar.
A educação multiculturalista busca assegurar e manter as formas de invisibilidade social dos grupos étnicos-raciais.
Pergunta 8
A relação entre indivíduo e sociedade é um dos eixos centrais do pensamento sociológico. Tomando como referência as abordagens dos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que:
Durkheim e Weber partem, em suas análises, da mesma premissa: compreender as formas como o coletivo se impõe sobre o indivíduo e asseguram a coesão e ordem social.
Diferentemente de Marx e Durkheim, Weber centra sua análise no indivíduo, mais especificamente, nos sentidos que orientam as ações num determinado contexto de relações sociais.
Tanto Marx e Weber interpretam a sociedade a partir da importância central da economia e do modo de produção na definição das relações sociais e da constituição das classes.
Uma das questões centrais em Marx e Weber é a compreensão das formas de coerção social sobre os indivíduos e suas consequências para a coesão e ordem social.
Durkheim concorda com Marx sobre a importância da compreensão da divisão social do trabalho nas sociedades capitalistas: para ambos, esta forma de organização do trabalho promove a solidariedade orgânica e a interdependência entre os indivíduos.
Pergunta 9
Segundo afirmou Edward B. Taylor, em 1871, a cultura é “ todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Dicionário de Sociologia: guia prático de linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997).
Sobre a cultura e sua transmissão, analise as afirmativas abaixo:
I. Todo sistema cultural apresenta elementos tangíveis, fáceis de serem identificados (como bens materiais: tecnologia, máquinas, construção, etc.), bem como elementos intangíveis que não podem ser percebidos de imediato, mas que se fixam na mente dos indivíduos (como os valores, as crenças, as ideologias, normas etc.).
II. Cultura pode ser definida como o traço que determina a divisão da sociedade em dois grupos: aqueles que possuem cultura e aqueles que não possuem cultura.
III. Um determinado sistema cultural é transmitido aos indivíduos por meio de herança biológica. Assim, os filhos de um determinado grupo indígena, por exemplo, necessariamente, receberão a cultura dos seus pais por meio da transmissão genética.
IV. A cultura compreende a totalidade das criações humanas e é uma criação exclusiva dos seres humanos.
Estão corretas:
I e III apenas.
I e IV apenas
II, III e IV apenas
I, II, III e IV
I, III e IV.
Pergunta 10
Um dos autores mais influentes nas teorias pedagógicas e debates sobre educação que surgiram nos séculos XX e XXI, Marx não chegou, de fato, a se dedicar especificamente à discussão sobre esse tema. Ainda assim, é possível encontrar em sua obra passagens que contribuem para as análises sobre o papel da escola e da educação numa sociedade de classes. Segundo o autor, a educação deve ser compreendida dialeticamente: ao mesmo tempo em que participa dos processos de transformação social, é também condicionada pelo processo e ideologia capitalista.
Tendo a perspectiva marxista como referência, analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Em Marx, a educação ocupa um lugar na superestrutura e, assim, em que as demais esferas da sociedade como o Estado e a família, também é afetada pela ideologia e pelos processos produtivos do capitalismo.
II. Segundo Marx, é fundamental que a educação fortaleça os laços de solidariedade social garantido, dessa forma, a coesão social e estabilidade da ordem social.
III. A educação, segundo a teoria marxista, se relaciona à noção de burocracia e às formas de dominação racional, características da sociedade capitalista.
IV. Ao definir como ideal o modelo de educação omnilateral, Marx concebe um modelo de educação que passa necessariamente pelo mundo do trabalho.
Estão corretas apenas:
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
I e III.
I e IV.
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