Prova Eletrônica de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica » Tifsa Brasil

Prova Eletrônica de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

A prova presencial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do modelo linear de inovação.

Mapeamento organizacional. Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Produção. Pesquisa experimental.
Mapeamento organizacional. Pesquisa básica. Pesquisa experimental. Comercialização. Distribuição.
Prospecção tecnológica. Pesquisa aplicada. Pesquisa básica. Comercialização. Distribuição
Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Desenvolvimento. Produção. Distribuição e comercialização.
Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Plano de negócios. Planejamento estratégico. Implementação.

Feedback da questão
O livro Gestão da Inovação e Competitividade (2018), organizado por Silvia Helena Henriques, apresenta o modelo linear de inovação formado sequencialmente pela pesquisa básica, pesquisa
aplicada, desenvolvimento, produção e distribuição e comercialização.
Nós estudamos o modelo linear de inovação e o modelo interativo de inovação no subtema 1 da unidade 4.

Pergunta 2
Estudamos na nossa disciplina oito modelos de negócio adotados pelas grandes empresas.

Que nome recebe o modelo de negócio em que um grupo não pagante (consumidor) é financiado por outro segmento ou outros segmentos de clientes?

Freemium.
Grátis.
Plataforma multilateral.
Excelência operacional.
Cauda longa.

Pergunta 3
O plano de negócio é um documento que serve para diversas finalidades.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma função do plano de negócio.

Monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo.
Descrever uma estrutura empresarial já existente.
Descrever aspectos de um novo empreendimento.
Detalhar respostas operacionais a questões inesperadas do cotidiano empresarial.
Servir de guia para investidores e instituições financeiras.

Feedback da questão
Um plano de negócio é um documento que descreve detalhadamente os aspectos de um novo empreendimento, ou de uma estrutura empresarial já existente. Ele é extremamente útil para definir os objetivos do negócio, analisar seu mercado-alvo e estabelecer estratégias de marketing, finanças e gestão de pessoas. Um plano de negócio serve como um guia estratégico para empreendedores, investidores e instituições financeiras, ajudando a avaliar a viabilidade do negócio, a tomar decisões informadas e a comunicar a visão e as estratégias da empresa. Ele também pode ser usado internamente para orientar as operações e monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo.
Nós estudamos o conceito de plano de negócio no subtema 2 da Unidade 6.

Pergunta 4
Com o passar do tempo, o paradigma da hélice tríplice da inovação foi acrescido de mais duas “hélices”.

Assinale a alternativa que aponta o que contempla a quinta hélice da inovação, em relação ao paradigma inicial:

Legislação.
Meio ambiente.
Realidade virtual.
Política.
Tecnologia

Pergunta 5
Expressão em inglês que significa todos os indivíduos, grupos ou organizações que são parte interessada no negócio, ou que podem ser afetados direta ou indiretamente (positiva ou
negativamente) pelas atividades da empresa.

Essa afirmação se refere a:

Share of Mind.
Share of Voice.
Market share.
Shareholders.
Stakeholders.

Feedback da questão
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos (bens e/ou serviços) para atender necessidades de pessoas, ou de mercados, e obter lucro com isso. Basicamente, uma
empresa é constituída de recursos, sistema de operações e resultados. Resultados não são apenas produtos (bens e/ou serviços), mas também o incremento das competências da mão de obra, o pagamento de impostos, a imagem da empresa etc. Assim, os resultados destinam-se não apenas ao consumidor, mas às diversas partes interessadas (ou stakeholders). Os stakeholders são todos os indivíduos, grupos ou organizações que são parte interessada no negócio, ou que podem ser afetados direta ou indiretamente (positiva ou negativamente) pelas atividades da empresa.
Nós estudamos sobre os resultados das empresas no subtema 1 da unidade 3.

Pergunta 6
Quando, considerando os nove blocos do quadro do modelo de negócio de Osterwalder e Pigneur, a ênfase está mais nos segmentos de clientes, nas relações com os clientes, nos canais e nos fluxos de rendimento, a orientação do modelo de negócios está direcionada:

Ao valor.
À inovação.
À eficácia.
À eficiência.
À quantidade.

Feedback da questão
Quando, considerando os 9 blocos do quadro de Osterwalder e Pigneur, a ênfase está mais nos segmentos de clientes, nas relações com os clientes, nos canais e nos fluxos de rendimento, a
orientação do modelo de negócios está direcionada ao valor.
Nós estudamos o quadro de modelo de negócio de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur no subtema 3 da unidade 5.

Pergunta 7
Um dos maiores teóricos do empreendedorismo, Joseph Schumpeter elaborou no seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942), o conceito de “destruição criativa”, que seria o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista.

Assinale a alternativa que explica o conceito de Schumpeter:

O processo de renovação ou superação de um ciclo econômico ou paradigma tecnológico geralmente “destrói” algo já estabelecido.
Os novos produtos constantemente criados e comercializados no capitalismo estimulam o consumismo desenfreado e “destroem” as relações sociais.
No projeto de novos produtos, devem ser previstas todas as possibilidades de destinação final dos seus resíduos, após a “destruição” material.
No processo de fabricação de novos produtos, recursos são consumidos ou “destruídos” (os recursos naturais do planeta, por exemplo).
Toda vez que um inventor ou empreendedor cria alguma coisa, parte da sua inteligência é desgastada, consumida ou “destruída”.

Feedback da questão
O processo de renovação ou superação de um ciclo econômico ou paradigma tecnológico geralmente “destrói” algo já estabelecido (como a caneta esferográfica tornou obsoleta a caneta
tinteiro, ou o transístor tornou obsoleta a válvula eletrônica). Processo que muitas vezes leva à falência empresas e setores até então consolidados.
Para Schumpeter, a destruição criativa é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, criando constantemente novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.
Ronald Degen complementa: “Com o processo de destruição criativa estamos desenvolvendo a capacidade do país em produzir, em quantidade suficiente e a preços cada vez mais acessíveis, os bens e serviços necessários ao bem-estar da nossa população.”
Nós estudamos o conceito de “destruição criativa” no subtema 3 da unidade 3.

Pergunta 8
São exemplos de fontes externas de inovação tecnológica para as empresas:

Produtos fabricados pela empresa.
Relatórios setoriais. Serviços prestados por consultorias especializadas.
Programas de qualidade. Aprendizado organizacional.
Programas internos de qualidade.
Desenvolvimento dos recursos humanos da empresa.

Feedback da questão
Paulo Tigre apresenta como fontes externas de inovação tecnológica: consultorias especializadas, livros, manuais, vídeos, relatórios setoriais, softwares, obtenção de licenças de fabricação de
produtos, tecnologias embutidas em máquinas e equipamentos.
Nós estudamos as fontes externas de inovação tecnológica no subtema 3 da Unidade 2.

Pergunta 9
Além do mapeamento de oportunidades e ameaças, otimização, criatividade, produtividade e competitividade, é característica central da gestão da inovação:

Flexibilidade.
Infalibilidade.
Estabilidade.
Superioridade.
Lucratividade.

Pergunta 10
Paradigma de produção da inovação, a “hélice tríplice” constitui a chave para o crescimento econômico e desenvolvimento social baseados no conhecimento.

Quais são os três componentes da hélice tríplice da inovação?

Startup. Aceleradora. Instituição Científica e Tecnológica (ICT).
Startup. Aceleradora. Incubadora.
Universidade. Indústria. Comércio.
Empresa. Universidade. Governo.
Parque tecnológico. Indústria. Comércio.

Feedback da questão
A hélice tríplice da inovação é um paradigma de produção de inovação que deixa de ser centrado apenas na indústria e passa a se apoiar em três elementos inter-relacionados: as empresas, as
universidades e o governo. “As intenções universidade-indústria-governo formam uma ‘hélice tríplice’ de inovação e constituem a chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento” (MELLO; ALMEIDA NETO; PETRILLO, 2022).
Nós estudamos o conceito da hélice tríplice da inovação no subtema 3 da unidade 4.

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