Prova Eletrônica de Estatística Aplicada » Tifsa Brasil

Prova Eletrônica de Estatística Aplicada

A prova presencial de Estatística Aplicada da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
O quadro a seguir apresenta a definição, vantagens e desvantagens a respeito de medidas de posição ou medidas de separatrizes.

medidas de separatrizes

Identifique os conceitos correspondentes e indique quais termos devem estar na primeira coluna para que o quadro esteja corretamente preenchido:

Mediana, Moda e Quartil
Moda, Mediana e Quartil
Mediana, Moda e Média
Quartil, Mediana e Moda
Moda, Mediana e Média

Feedback da questão
O primeiro conceito do quadro refere-se à Mediana que estabelece o meio da distribuição (metade maior e a outra metade serão menores). O segundo conceito é de Modo que seleciona o valor que não se repete em um conjunto. E o terceiro diz respeito à Média que calcula o valor médio da distribuição

Pergunta 2
Por que é importante fazermos a representação gráfica de uma série de dados estatísticos?

Para que a apresentação fique mais didática para quem lê o estudo.
Nenhuma das alternativas está correta.
Para que seja possível uma melhor visualização dos fenômenos em estudo.
Porque uma apresentação com gráficos convence mais os leitores.
Porque toda apresentação estatística deve ter gráficos.

Feedback da questão
O uso de gráficos permite que seja possível uma melhor visualização dos fenômenos em estudo, organizando e apresentando os dados estatísticos.

Pergunta 3
Vimos que a distribuição binomial é uma distribuição de probabilidade, que tem por finalidade atribuir a probabilidade de ocorrência para cada resultado possível de um evento aleatório. As distribuições de probabilidade fornecem uma representação visual dos resultados possíveis de um evento. Vimos o seguinte exemplo de aplicação de cálculo:

aplicacao de calculo

 

Com base no que aprendemos, para calcular uma distribuição binomial precisamos realizar três ações, são elas:

1 – entender a correlação entre as variáveis, 2- calcular a probabilidade binomial, 3- realizar a regressão estatística para tirar conclusões.
1- inserir o valor em cada variável, 2- encontrar o coeficiente binomial, 3- avaliar a fórmula de probabilidade binomial.
1- inserir o valor em cada variável, 2- aplicar a fórmula e obter o coeficiente binomial, 3- entender a correlação entre as variáveis para tirar conclusões.
1- levantar dados para a correlação binomial, 2- estabelecer a regressão lógica dos dados levantados, 3- avaliar a fórmula de probabilidade binomial.
1- levantar dados, 2- aplicar a fórmula a sua situação específica, 3- concluir o significado estatístico. Item 3 da unidade 4 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 4
A apresentação por meio de tabelas é uma demonstração numérica de dados, que organiza os dados em linhas e colunas de forma ordenada. As tabelas expõem sinteticamente os resultados, obtendo uma visão geral e rápida de dados em um tema em análise.

Sobre os elementos que compõem uma tabela, analise as afirmativas a seguir:

I. Título da tabela é uma linha superior que organiza o conteúdo das colunas.
II. Cabeçalho da tabela é um conjunto de informações no topo da tabela.
III. Célula em uma tabela é um espaço destinado ao registro de uma variável.

Qual a alternativa que apresenta as afirmações corretas?

I e II estão corretas.
Apenas a III está correta.
Apenas a II está correta.
II e III estão corretas.
I e III estão corretas.

Feedback da questão
Item 4, constante na unidade 2, do e-book de Estatística Aplicada

Pergunta 5
A Estatística, como campo científico, teve sua origem já na Antiguidade. Conceitos estatísticos estão presentes em escritos muito antigos, considerando que os povos realizavam censos populacionais, faziam estimativas de riquezas, e outros levantamentos de dados visando à gestão de um território, a cobrança de impostos ou até mesmo elaborar estratégias de guerra.

A respeito da estatística e sua evolução como ciência, é correto afirmar que:
A estatística não se relaciona com ciência outras ciências exatas; ela é uma ciência experimental que foi criada no século XIX em uma universidade alemã.
É um ramo dentro dos estudos da Matemática; é um tipo de ciência aplicada; o termo foi criado por um estudioso alemão no século XVI.
É ramo de estudos dentro da lógica e da análise de dados.
É um tipo de ciência básica; deriva de outras áreas de conhecimento como a Probabilidade e a Aritmética; é um termo criado por um linguista israelense.
A estatística é um tipo de ciência que deriva da Química; É uma ciência básica; Foi criada na Inglaterra no século XIV.

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas, está no primeiro item da unidade 1.

Pergunta 6
A respeito da classificação da estatística em duas grandes abordagens, estatística inferencial e estatística descritiva, relacione as afirmativas com a abordagem: (1) Estatística Inferencial ou (2) Estatística Descritiva.

( ) Pode formular previsões utilizando técnicas de probabilidade.
( ) Permite detalhar um fenômeno com representação em tabelas e cálculo de média de uma variável obtida pela amostra.
( ) Pode também ser denominada como estatística indutiva.
( ) Utilizada para identificar e evidenciar padrões encontrados nos dados coletados.

Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

1 – 2 – 1 – 2
2 – 1 – 1 – 2
2 – 2 – 1 – 1
1 – 1 – 2 – 2
2 – 1 – 2 – 1

Feedback da questão
A estatística inferencial pode ser denominada como estatística indutiva, formula previsões por meio de técnicas de probabilidade. Já a estatística descritiva permite detalhar um fenômeno com representação em tabelas e cálculo de média de uma variável obtida pela amostra, além de ser usada para identificar e evidenciar padrões encontrados nos dados coletados.

Pergunta 7
Analise a seguinte distribuição de frequência com intervalos de classe:
CLASSES FREQ.

22 |—- 37 9
37 |—- 52 6
52 |—- 67 5
67 |—- 82 4
82 |—- 97 6

Aprecie as afirmativas a seguir:

I. Mais de 50% da distribuição está na 1ª e 2ª classes.
II. A distribuição tem 5 classes em que o 1º e o 2º valores do intervalo estão inclusos no
agrupamento de dados.
III. A 2ª e a 5ª classes possuem a mesma frequência de dados.

Quais afirmações estão corretas?

Somente a III está correta.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
II e III estão corretas.

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas incorretas, está no item 2 do conteúdo da unidade 5 do E-book de Estatística Aplicada em que se explica e exemplifica a distribuição de frequência com intervalo de classe.

Pergunta 8
Vimos que a Estatística é uma área de estudos interdisciplinar e contribui na diversos campos do saber, inclusive para gestão empresarial, como um conhecimento humano historicamente presente em vários territórios e fases do desenvolvimento civilizatório. Avalie as afirmativas a seguir, sobre a linha do tempo da evolução da Estatística.
I. Com a consolidação da revolução industrial e o desenvolvimento de estratégias de gestão, a estatística passou a ser usada, em meados do séc. XX, para controle de qualidade e pesquisa de mercado, entre outras aplicações.
II. No desenvolvimento moderno da Estatística, foram utilizadas bases de cálculo das probabilidades para desenvolver métodos e aplicações.
III. Em culturas como a inglesa, a Estatística era como uma aritmética do Estado.
IV. No início do séc. XX ocorreu a inclusão sistemática de métodos estatísticos para a pesquisa experimental.
Estão corretas as seguintes afirmações:

I e IV estão corretas.
I, II e II estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.

Feedback da questão
No processo de desenvolvimento moderno da Estatística bases de cálculo das probabilidades foram usadas para criar métodos e aplicações. Em culturas como a inglesa a Estatística era considerada a aritmética do Estado no séc. XVII. No início do séc. XX ocorreu a inclusão sistemática de métodos estatísticos para a pesquisa experimental. A Estatística passou a ser utilizada para controle de qualidade e pesquisa de mercado, a partir dos avanços da revolução industrial.

Pergunta 9
Relações estatísticas e correlações são não funcionais, chamadas de relações estatísticas.
Podemos definir uma Correlação como a vinculação mútua entre dois termos, em que duas ou mais variáveis estão relacionadas, e assim existe correlação. A correlação é importante por conduzir à métodos e novas relações entre eventos, que auxiliam na tomada de decisões.

Sobre a Correlação em estatística, analise as afirmativas a seguir:

I. Um diagrama de dispersão é um gráfico cartesiano em que os eixos tem correspondência com variáveis correlacionadas, podendo ter correlação linear ou curvilínea.
II. Duas ou mais variáveis estão relacionadas quando alterações em uma variável geram mudanças proporcionais nas outras.
III. As linhas de tendência correspondem a uma linha média que deixa uma quantidade equivalente de pontos abaixo e acima da distribuição.

Assinale a opção que apresenta a avaliação correta das afirmações acima:

Você respondeu
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
Somente II está correta.
Todas estão corretas.
I e III estão corretas.

Feedback da questão
Itens 4 da unidade 5, do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 10
Durante o ano de 2020 foi realizado pelo Procon um levantamento de preços de dois itens da cesta básica nos 5 supermercados em 5 diferentes capitais brasileiras. O resultado está apresentado na tabela abaixo (em R$) para alimentos da mesma marca de supermercados do mesmo padrão de clientela classe média:

classe media

Responda às três questões a seguir:

1. Qual o valor da média do Arroz e do Feijão?
2. Qual a variância dos dois produtos?
3. Qual dos alimentos apresentou preços mais homogêneos, ou seja, com menor dispersão nessa pesquisa?

Analise as afirmativas a seguir como candidatas a resposta para as 3 questões:

I. A média do arroz é 7,99 e do feijão é 8,69.
II. A variância do arroz e do feijão são maiores 1,0, ambas menores que 1,5, mas não são iguais.
III. Feijão tem variância e desvio-padrão maiores que o arroz.
IV. O arroz possui o menor desvio-padrão, é por isso tem preços mais homogêneos.

II, III e IV estão corretas.
I e III estão corretas.
Todas estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e IV estão corretas.

Feedback da questão
Seguem os cálculos para resposta das 3 questões que possibilitam analisar corretamente as alternativas:
Arroz: Méd =
7,99; Var. = 1,025; DP = 1,012
Feijão: Méd = 8,69; Var. = 1,26; DP = 1,12
Média Arroz:
Variância Arroz: V = (6,90 – 7,99)2 + (8,90 – 7,99)2 + (7,78 – 7,99)2 + (8,83 – 7,99)2 + (6,48-7,99)2 (9,04 – 7,99)2/6
V = (-1,09)2 + (0,91)2 + (-0,21)2 + (0,84)2 + (-1,51)2 + (1,05)2/6.
V = 1,1881 + 0,8281 + 0,0441 + 0,7056 + 2,2801 + 1,1025/6.
V = 6,1485 / 6 V = 1,025.

Notação importante
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