A prova presencial de Legislação Aduaneira da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Até mesmo no país do exportador pode haver barreiras como falta de uma política moderna de comércio exterior, entraves burocráticos, excesso de regulamento para a exportação. A partir do excerto acima, retirado do livro-texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. No país do importador, pode haver barreiras como excesso de protecionismo à indústria local, falta de moeda conversível, excessiva burocracia, regulamentos rígidos, instabilidade econômica.
II. Esses condicionantes nas origem e destino tem reflexos na operacionalização da logística internacional de exportação, podendo elevar custos, prazos e comprometer a qualidade.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 2
O transporte, armazenagem, embalagem, gestão de inventários fazem parte da gestão integrada dos componentes logísticos que em muitas vezes apresenta grande proximidade com a gestão das cadeias de suprimentos.
Com base nas informações acima citadas, assinale a alternativa correta:
I. A gestão das cadeias logísticas internacionais compreende planejar, realizar e controlar fluxos bidirecionais financeiros, de mercadoria e de informações entre empresas de diferentes países.
II. Essa atividade também inclui o controle de fornecedores de distribuidores, na busca pelo menor custo logístico total e atendimento ao nível de serviço acordado entre as partes.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 3
Com o incremento da tecnologia de informação, algumas mudanças de costumes, novas formas de trabalhar e negociar começara a fazer parte do dia a dia das empresas no Brasil e no mundo todo. Nesse contexto o marketing internacional, torna-se uma ferramenta importante.
Com base nas informações acima citadas, assinale a alternativa correta.
O marketing internacional é igual ao marketing doméstico pois negocia e comercialização dos bens.
Indicadores econômicos são importantes somente para o mercado doméstico, para se preparar dos concorrentes locais.
O marketing internacional não requer planejamento, coordenação, ações e acompanhamento, pois é muito simples.
O marketing internacional difere do marketing básico pois negocia e comercialização dos bens no mercado internacional.
O marketing global é estabelecido baseado na competitividade entre as organizações.
Pergunta 4
No sistema de transporte há vários intervenientes que são os veículos em suas respectivas modalidades; as vias de acesso em termos geográficos como portos, ferrovias, estradas, aeroportos, portos, terminais de descarga e carga e todo tipo de controle destinado a gestão do transporte.
Com base nas informações acima citadas, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 5
A empresa que busca o mercado internacional e se estabelece lá, deve manter seus esforços para manter sua presença e seus produtos nos mercados globais estratégicos. A empresa deve identificar o mercado exato para iniciar sua operação no âmbito internacional. O posicionamento da empresa deve ocorrer em função de qual aspecto?
Com base nas informações acima citadas, assinale a alternativa correta.
A pesquisa no mercado internacional e cara e pode ser dispensada sem maiores consequências.
O mercado-alvo pode ser qualquer um, desde que o produto seja bom.
As localizações dos mercados da empresa não afetam a capacidade desta de coordena-los eficientemente.
O estabelecimento de bases nos mercados internacionais adequadas aos interesses da organização, bem como em relação a estratégia de posicionamento global da empresa.
Mercados globais estratégicos são importantes somente quando a empresa inicia sua atuação na área internacional.
Pergunta 6
Outra importante abordagem além da econômica, é a abordagem comportamental da internacionalização. Essa considera as ações dos agentes que atuam diretamente nas atividades de relacionadas a
internacionalização.
Identifique Verdadeiro (V) ou Falso (F), nas asserções abaixo propostas:
(V) A empresa deve analisar quais ativos disponibilizará no processo de internacionalização.
(V) A empresa deve considerar as ações dos agentes que atuam diretamente nas atividades de relacionadas a internacionalização.
(F) Refletir nos motivos que a empresa busca ingressar no mercado externo, não é importante.
(V) A escolha da localização no exterior que a empresa atuará tem reflexos importantes.
(V) A empresa deve promover o pleno funcionamento do complexo processo de internacionalização internamente.
FVFVV
VFVVF
VVVVF
VVFVV
FVVFF
Pergunta 7
A globalização da economia no mundo todo, fomenta a formação das cadeias globais de suprimento, unindo as condições de logística internacional e do comércio exterior, independentemente de geografia, distancias, culturas, idiomas.
Com base nas informações acima citadas, assinale a alternativa correta:
I. cronograma, o fluxograma, os tempos de operações, o manuseio, o armazenamento, o transporte, a embalagem, tem influencias na cadeia de suprimentos.
II. A preparação da cadeia de suprimentos deve ser para que os melhores resultados sejam alcançados como a definição das melhores alternativas de investimento para o processo produtivo.
III. Redução dos custos de transporte e de distribuição; de aquisição e estoques; não são alvos da cadeia de suprimentos globalizada.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I,II,III.
I e II, apenas.
Pergunta 8
Para a busca da __________________ as empresas passam por vários estágios ou etapas, que variam em função da velocidade da globalização e da disponibilidade de recursos para tal empreitada.
As organizações que buscam o mercado internacional evoluem desde a exportação até chegar nos investimentos em unidades produtoras no exterior e de distribuição.
Identifique a melhor opção para preencher as lacunas nas asserções abaixo propostas:
organização
economia
internacionalização
eficiência
produtividade
Pergunta 9
O canal de distribuição tem relação com o elemento praça do mix de marketing, pois tem relação direta com a distribuição, ou seja, disponibilizar o produto no lugar e momento certos, na quantidade e qualidade esperadas pelo cliente.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Os produtos sensíveis, perecíveis não são movimentados ao longo da distribuição física internacional;
A cobertura seletiva quando ocorre em todos os mercados e segmentos;
A cobertura do mercado pode ser do tipo intensiva;
A escolha dos canais de distribuição não está atrelada as características dos mercados;
A cobertura local quando ocorre no local de sua atuação somente, podendo ser doméstico ou internacional.
Pergunta 10
A importação diz respeito a movimentação comercial ou não de mercadorias e serviços originários de outros países. Na importação posso trazer para o país _______________________ como uma transação comercial, ou como doação ou ainda como amostra.
A partir do excerto acima, retirado do livro-texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, complete a afirmação acima proposta:
Controladoria ou serviço;
Mercadoria ou autosserviço;
Coordenadoria ou serviço;
Mercadoria ou serviço.
Mercadoria ou multisserviço.
Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.