Prova Eletrônica Gestão Em Cadeia » Tifsa Brasil

Prova eletrônica Gestão em cadeia

A prova presencial de Gestão em cadeia da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Quando tratamos da gestão da cadeia de suprimentos, de modo geral, o mais importante é a gestão dos processos que possibilitem um adequado fluxo ao longo de toda a cadeia logística. De acordo com Fleury, Wanke, Figueiredo (2012, p. 42), “a gestão da cadeia de suprimentos é uma abordagem sistêmica de razoável complexidade que implica alta interação entre participantes, exigindo a consideração simultânea de diversos trade-off”.

Com base nessas informações, assinale a única alternativa correta quanto ao conceito de trade-off.

Os trade-offs representam a estratégia da empresa para vender mais por meio da correta escolha dos canais de distribuição.
Significa fazer a gestão da cadeia de suprimentos com base na terceirização dos seus principais serviços logísticos concentrando-se

apenas no que sabe fazer.
Trade-offs significam o resultado das pesquisas de marketing feitas ao longo do ano pela empresa, que auxiliam na tomada de decisão da empresa sobre um produto ou serviço.
Por trade-offs, entende-se uma situação conflitante que se faz necessário tomar uma decisão, uma escolha, entre um determinado bem ou serviço por outro bem ou serviço.
Significa as estratégias utilizadas pelas empresas para persuadir os seus clientes e consumidores com base nas ferramentas do marketing empresarial.

Pergunta 2
O fator de nível de serviço associado à capacidade de ter o produto em estoque no momento que ele é desejado pelo cliente é conhecido como:

Consistência.
Flexibilidade.
Disponibilidade.
Confiabilidade.
Velocidade.

Pergunta 3
A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística.

Qual a denominação abaixo está,relacionada com a definição citada.

Logística Integrada
Logística Fragmentada
Integração Estratégica
Logística Interna
Integração Flexíve

Pergunta 4
Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada área tem papéis definidos para atingir os objetivos.

Escolha a frase que identifica um dos papéis de MARKETING.

Desenvolver uma função de importância considerável, pois é capaz de agregar valor ao produto através de um ambiente focado na integração entre processos. Gerando disponibilidade de produtos e serviços no momento oportuno.
Deve-se ter a clareza de que ambos os setores trabalham em função de gerar lucro para a empresa, um lucro suficientemente grande para valer a pena a existência do negócio.
Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, assim desenvolve novos produtos com novas características, chegando até à customização.
Esta competência é atualmente o grande diferencial para qualquer produto ou serviço que se queira comercializar.
A percepção de um mercado cada vez mais exigente é fruto de uma acirrada concorrência.
As escolhas dos clientes estão pautadas sobre a necessidade de obter o maior benefício sobre o investimento realizado.

Pergunta 5
Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos.

Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.

É um processo por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços.
Identificar necessidades e desejos não atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
A vantagem competitiva sustentável pode ser aumentada e/ou alcançada,quando a empresa está focada em atender os requisitos indicados pelos clientes.
Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente.

Pergunta 6
logística é um sistema formado por atividades primárias, ou seja, a base de um sistema logístico, e também de atividades secundárias.

A partir do texto acima, considere as afirmativas:

I. transporte é uma atividade primária;
II. manutenção de estoques é uma atividade secundária;
III. armazenagem é uma atividade primária;
IV. processamento de pedidos é uma atividade secundária.

Assinale:

se somente I e II são verdadeiras;
se somente I, III e IV são verdadeiras;
se somente I é verdadeira;
se somente I e IV são verdadeiras;
se somente II e III são verdadeiras;

Pergunta 7
O Nível de Serviço Logístico representa a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos.

No que concerne ao conceito de Nível de Serviço Logístico, é CORRETO afirmar:

O conceito de Disponibilidade está alinhado com a prática mais comum de armazenamento de estoque em relação aos pedidos do cliente (make to,order/pull).
A flexibilidade é um indicador de desempenho operacional que representa a competência logística das empresas em tratar circunstâncias já esperadas previamente.
A frequência de falta de estoque está inserida no quadro de indicadores de Desempenho Operacional.
Consistência é a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante, o que significa, por exemplo, o cumprimento de compromissos de entrega pontual no decorrer do tempo.
A customização do nível de serviço para mercados ou clientes específicos não é exemplo de uma operação flexível .

Pergunta 8
Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos.

Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?

Tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico de,materiais e estoque em processo para dar apoio às programações de produção;
Preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não,planeja executar processamento posteriores;
Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo;
A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semiacabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional deste ciclo;
O objetivo deste ciclo é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade.

Pergunta 9
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer um nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo.

Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.

Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar o estoque.
As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal.
Um depósito é considerado, geralmente, um lugar onde são guardados estoques de materiais e de produtos.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade.

Pergunta 10
Julgue as afirmativas a seguir, adotando V para verdadeiro e F para falso.

I Um dos principais trade-offs da logística consiste justamente em proporcionar um serviço leniente, evitando que isso venha a acréscimo dos custos.
II Atualmente os clientes demandam cada vez mais serviços melhores e estão dispostos, em sua maioria, a desembolsar mais por isso, o que significa maior tolerância a gaps no processo logístico organizacional.
III Entre as várias formas que a logística pode atuar, estão a redução de custos, a redução dos prazos de entrega e a redução da melhoria nos processos internos.
IV Em alguns mercados competitivos, na atualidade, pode-se entender que a logística perde importância nas atividades empresariais, como consequência do impacto causado pela informática no aumento da capacidade de transações por minuto, nos processos organizacionais.

Assinale a opção correta em relação às afirmativas julgadas.

I a IV são falsas.
I e IV são falsas; e II e III são verdadeiras.
I a IV são verdadeiras.
I, II e IV são falsa

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