As questões de Sociologia é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Questão 1
Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas:
I. Em uma sociedade do conhecimento, do saber, sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura;
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.
Apenas II está correta
Apenas III está correta
Apenas I está correta
Todas estão corretas
I e II estão corretas
Questão 2
Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas,
sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos.
É incorreto afirmar que:
os processos de Comunicação e Educação são considerados resultados de uma recepção passiva, advinda da imposição de um polo (emissor/educador) sobre outro (receptor/educando).
comunicar e educar seria produzir um movimento de transferência de um polo a outro.
as abordagens que tratam o processo da Comunicação e o da Educação de forma pragmática e transmissionista consideram que os sujeitos são de um lado emissores/educadores e de
outros receptores/ educandos.
desconsidera-se a importância da inserção cultural do receptor como mediação fundamental entre a sociedade e a mídia de massa.
os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo.
Questão 3
Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se
desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes.
Dessa forma, é correto afirmar que:
O mundo contemporâneo impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática
pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo aristotélico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática
pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo demiúrgico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática
pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática
pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo audiovisual não influencia a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
Questão 4
A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação.
Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO:
metodologias midiáticas.
aulas tradicionais de exposição frontal.
utilização das redes sociais.
trabalhos colaborativos em redes.
gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
Questão 5
No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto:
A escola, por meio da utilização de tecnologias digitais, não tem capacidade de possibilitar ensinamentos e experiências contextualizadas do universo das novas gerações de indivíduos que já nasceram na era da interação digital.
Os novos sistemas multimídias são quase humanos, pois possibilitam uma relação distante de diálogo e comunicação inclusiva dos indivíduos reais e virtuais.
A escola, na maioria das vezes, está próxima do universo dos jogos eletrônicos, mas não incentiva a autonomia e participação entre os jovens.
A interação por meio das tecnologias digitais acontece com a máquina, mas as personagens e situações não são disponibilizados pelo meio tecnológico, mas sim pelo real.
Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.
Questão 6
No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto:
Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.
Na continuidade da vida escolar são mais trabalhados textos formais, distantes das emoções, dos desejos e do conhecimento informal do cotidiano, afastando a realidade virtual, proporcionada por novas tecnologias digitais, da escola.
Como o tempo virtual impõe-se ao espaço real, como a imagem impõe-se sobre o objeto e o virtual impõe-se ao atual, o indivíduo interage com a realidade das imagens, criando elementos próprios para entender a situação virtual, significá-la e interagir com ela.
De acordo com Lévy, o virtual é o que existe em potência, e não em ato. Enquanto a realidade pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível, o virtual é um “passe de mágica misterioso”.
A realidade virtual prazerosa tem um pequeno lugar pedagógico, principalmente nos primeiros anos escolares, com a fantasia das histórias vividas/contadas.
Questão 7
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”. Com o avanço das TICs, esta convergência é:
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”. Com o avanço das TICs, esta convergência é:
reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
prestigiada e permite, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
reforçada e permite, cada vez menos, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, não sendo afetado pelos circuitos culturais.
dispensada e oculta, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais diminuem as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
esquecida e possibilita, cada vez menos, algumas ocorrências de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais não dão conta das capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Questão 8
No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:
o uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso de tecnologias de educação a distância nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da escola, no sentido de viabilizar a manutenção de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos presenciais.
o uso de tecnologias imóveis nos espaços familiares e profissionais, assessorando, mas não coordenando, os processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso de tecnologias móveis nos espaços interativos e lúdicos, assessorando e coordenando processos de gestão da educação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o
crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso da televisão e do rádio nos espaços comunicativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de não provocar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos, presenciais e a distância.
Questão 9
De acordo com Soares (2002, p. 146), o letramento digital se diferencia do letramento tradicional pelo fato de que este conduz “a práticas de leitura e escrita digitais, na cibercultura, de modo diferente daquele como são conduzidas as práticas de leitura e de escrita quirográficas e topográficas”.
Defina letramento Digital e exemplifique abaixo.
Sua resposta
Ela articula e liga por meios de conteúdos circulares, a educação e a comunicação, objetivando o alcance na formação sociocultural. Sendo assim, compreende-se que seus conceitos
informacionais e mediáticos; adentra em uma dimensão expressiva de produção de sentidos entre a práxis, ou melhor entre a teoria e a prática no contexto pedagógico. Além disso, ela interliga e faz uma inter-relação entre os sujeitos discentes e docentes na era digital contemporânea, por está incorporada na literacia informacional, para o uso eficaz das tecnologias atuais.
Questão 10
Quais são as cinco características do hipertexto?
a) é um termo que remete a um texto na qual agregam valores dentro de outros conjuntos de informação em forma de blocos de vídeos, palavras, textos, imagens e sons.
b) o hipertexto é um medium de informação que existe apenas online, num computador.
c) conectividade, imparcialidade, dinamismo, inflexibilidade e acessibilidade.
d) Uma das características principais do hipertexto é a possibilidade que o leitor tem de construir seu percurso de leitura, podendo, inclusive, exercer o papel de coautor do texto.
e) ela pode ser entendida como sendo um processo entre a escrita e leitura eletrônica multilinearizada, e multíssequencial que não determina e nem introduz os sujeitos em um novo espaço virtual.
Notação importante
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