Prova Presencial de Ética Profissional do Educador » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Ética Profissional do Educador

Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1

[…] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, d e forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Sobre a aprendizagem ética.

A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional.
pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
Escola é espaço de estudo e de disciplina, por isso é também o espaço da indiferença em relação às questões particulares.
A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
A escola é o espaço em que se aprendem as regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.

Pergunta 2
Sobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(F) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação.
(V) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros.
(V) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados.
A sequência está correta em:

V, F, F.
V, F, V.
F, V, F.
F, V, V.
F, F, V.

Pergunta 3
Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica? Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola

terá acesso à informação, ao ensino e poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra essa situação.
será capaz de profissionalizar-se e, consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
poderá ter um certificado que irá permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
permitirá que seus pais reconheçam sua capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado
irá obter auxílio da equipe pedagógica para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza

Pergunta 4
Marque a questão incorreta:

A sociedade determina tabus, costumes e regras como Moral.
Podemos explicar Moral como o porquê devo agir ou fazer de determinada forma.
A ética está associada ao estudo embasado em valores morais.
É a ética que permite enxergar o que está por trás dos valores morais.
Os valores morais orientam o comportamento humano em sociedade.

Pergunta 5
“Para os alunos, os professores podem ser inteligentes, sensíveis, emotivos, disciplinadores, arrogantes, enfim, são professores. Os professores acreditam que os alunos são bons e possuem a capacidade de desenvolver sua inteligência racional”.
No que diz respeito à questão de aluno e professor se constituírem sujeitos da ética, assinale a alternativa correta:

A convivência entre alunos e professores é geralmente marcada por descontinuidades o que impede uma relação que possibilite constituírem-se como sujeitos éticos.
Consta-se na prática que alunos e professores convivem pouco no espaço escolar e seria exagerado falar em formação de sujeitos éticos nessa relação.
A Escola é o segundo lar e alunos e professores constituem-se uma segunda família em prol d a construção do conhecimento e do bem-estar social.
É no convívio escolar que alunos e professores podem trocar opiniões, ensinar a prender, mas as questões éticas devem ser resolvidas no seio do lar.
Alunos e professores vivem como pessoas em processo de formação permanente e na relação das diferenças e semelhanças estabelecem-se os sujeitos da ética.

Pergunta 6
Podemos definir Ética enquanto um campo de estudo das ações ou dos costumes que se manifestam em comportamentos e tem como principal base de análise a filosofia. Assim, podemos afirmar que:

a) Somente no passado era importante saber que a ética é a ideia que nos permite distinguir o bem e o mal.
b) Hoje em dia, pensamos a ética e suas questões de um ponto de vista mais coletivo, considerando as relações na família, sociedade civil e estado determinantes no que cada indivíduo tem de ético.
c) O conceito de ética no estudo/teoria no que se refere a boa conduta humana de certo/errado de acordo com costume, comportamento e cultura de cada região é um conceito ultrapassado.
d) Falamos em ética como “prova de caráter”, ou seja, é o fazer o certo por opção.
e) Para Sócrates, Platão e Aristóteles, a Ética era voltada para uma atividade da razão como guia das ações em busca do ideal do bem.

Estão corretas as alternativas:

B, C, E
A, D, E
B, D, E
A, B, D
A, C, D

Pergunta 7
“A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.” (SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos)

Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade.
Segundo o texto, a ética corresponde a normas próprias determinadas pelo governo de um país.
proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.
transferência dos valores familiares para a esfera social.
preceitos normativos impostos pela coação das leis.
valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.

Pergunta 8
“As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”.
Isso significa que:

Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas;
Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
Moral não varia pois todos nós vivemos na mesma sociedade.
Correto!
A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura;

Pergunta 9
Leia a reportagem; https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/escola-estadual-cobra-para-aluno-fazer-prova-ey4uoysvxuv6f2xdja06c030u/
Links to an external site. Escola estadual cobra para aluno fazer prova. Estabelecimentos que deveriam ofertar ensino totalmente gratuito pedem de R$ 0,10 a R$ 0,25 por exame. O valor cobre os gastos com xerox.

“A estudante Julieta (nome fictício) confere os bolsos das calças todos os dias para ver se tem moedas quando vai à escola. Nos dias de prova,ela precisa desembolsar de R$ 0,10 a R$ 0,25 para pagar a fotocópia de cada teste. “O valor varia conforme o professor. Tem uns que até deixam você fazer a prova sem pagar, desde que você traga o dinheiro no outro dia”, conta. Ela frequenta o ensino fundamental de uma escola estadual e deveria, na teoria, estar livre de qualquer ônus para fazer o curso, já que se trata de uma escola pública. Na prática, porém, ela conta que, além de pagar as próprias provas, às vezes precisa emprestar dinheiro para os colegas que estão sem moedas. “Tem um aluno que nunca tem dinheiro, então ele precisa copiar a prova em uma folha para depois resolvê-la”, diz.

A realidade vivida por Julieta, porém, não se restringe à escola em que ela estuda, em São José dos Pinhais. De uma lista de 25 escolas consultadas, a reportagem encontrou outras duas (uma em São José dos Pinhais e outra em Fazenda Rio Grande) onde se admite a cobrança.
Em uma delas, a secretária confirmou a ação, mas o diretor negou que os professores tenham esta postura. Em outra, a diretora chegou a dizer que a cobrança é comum em diversas escolas estaduais, mas que poucos diretores têm coragem de confirmar. A cobrança indevida estaria acontecendo há alguns anos, de acordo com pais de alunos.
O valor do xerox é repassado aos estudantes, segundo um dos diretores, porque a fotocopiadora é terceirizada e o governo do estado não cobriria despesas como prestação de serviços. “Não temos como manter o xerox sem a contribuição dos alunos. Até os professores acabam desembolsando o valor. Os estudantes pagam, no máximo, R$ 1 por mês. Isso não vai causar transtornos financeiros para ninguém”, afirma o diretor. São cerca de 2 mil alunos em uma das escolas: lá, eles têm prova uma vez por mês de cada uma das dez disciplinas: são 20 mil provas fotocopiadas em 30 dias, ou R$ 2 mil arrecadados mensalmente, caso cada prova custe R$ 0,10. “Fica muito caro para nós. Queríamos arcar com tudo, mas não temos condições. A contribuição dos alunos é pequena. Eles gastam mais com balas e tênis, por exemplo”, diz o diretor.

Ouvidoria
A Secretaria de Estado da Edu cação (Seed) disse que desconhecia o fato de algumas escolas es tarem cobrando dos alunos o xerox das avaliações, mas só poderá fazer algo de concreto se os pais e professores, por meio da ouvidoria (3340-1538), fizerem a denúncia e disserem qual é o nome da escola.
O coordenador do fundo rotativo da Seed, Manoel Vicente, afirmou que existe uma verba mensal repassada a todas as escolas e que serve para pagar as despesas do dia a dia, o que incluiu gastos com xerox, mesmo que terceirizado. “Nada impede que a escola tenha uma máquina alugada e que, na prestação de contas, apresente e justifique o gasto. Liberamos o recurso para este tipo de necessidade também”, afirma. Vicente lembra ainda que o recurso vai no nome da escola e é gerido pela direção junto com a comunidade: eles devem elaborar um plano de utilização desta verba e, se o xerox não entrar como prioridade, será uma escolha da própria escola”.
Após a leitura e reflexão, escreva um texto breve apontando quais comportamentos adotados não são Éticos evidenciando sua análise da situação.

Resposta
Observa-se que a instituição está em dificuldade, porque a verba destinada aos gastos com documentos, não estão sendo suficientes. Neste caso, o diretor e a instituição não serem vistos antiético ao exercer sua profissão.

Pergunta 10
A partir de sua experiência de vida, exemplifique e diferencie ética de moral.

Resposta
Apreende-se que vida nos deixa grandes lições éticas experimentais, principalmente quando experimentamos profissionalmente a violação dos princípios éticos dentro do ambiente de trabalho. O constrangimento se torna mais profundo, quando não podemos mudar determinada situação, que merece transformações para melhorar o convívio entre o s sujeitos.

Notação importante
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