Prova Presencial de Psicologia e Educação » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Psicologia e Educação

A prova presencial de Psicologia e Educação da área de Sociologia, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Howard Gardner, americano, desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas, estabelecendo uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais. Afirma que a inteligência não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências intelectuais – as inteligências.
Sobre essas competências, pode-se afirmar que:

I) cada competência é relativamente independente das outras;
II) as competências não desenvolvidas ficam inerte ou cristalizadas;
III) as competências são exclusivamente emocionais;
IV) foram mapeadas nove inteligências diferentes.

I, II e IV são verdadeiras.
todas as afirmativas são verdadeiras.
todas as afirmativas são falsas.
I, III e IV são verdadeiras.
II, III e IV são verdadeiras.

Pergunta 2
A motivação inclui fatores intrínsecos (internos) e extrínsecos (ambientais), de modo que NÃO é uma diretriz para desenvolver motivação:

incentivo à motivação.
modificação do comportamento para alterar motivos indesejáveis do participante.
tanto as situações como os traços motivam as pessoas.
mude o clima e professores para aumentar a motivação.
as pessoas tem vários motivos para participar.

Pergunta 3
O senso comum gera confusão e mal-entendidos quando se trata de definir e diferenciar a psicologia da psiquiatria. A definição de Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.
Sobre o assunto, aponte a alternativa correta.

Uma pergunta não invasiva para um aluno, quando ele informa que irá a um psiquiatra, é que tipo de medicamento ele está usando.
Psiquiatria é ramo da medicina, é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente.
A psiquiatria inclui subespecialidades, como a psicopatologia (que estuda os processos que podem levar à insanidade mental), a psicofarmacologia (dedicada à análise dos efeitos dos fármacos nos tratamentos comportamentais, emocionais ou cognitivos) e a sexologia (o estudo esquemático da sexualidade humana).
Uma pergunta não invasiva para um aluno, quando ele informa que irá a uma consulta psicológica, é qual a especialidade desse psicólogo.
Todas as alternativas estão erradas.
Todas as alternativas estão corretas.

Pergunta 4
Na relação da educação inclusiva e da deficiência física, os tipos e definições de deficiência física, refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, monoplegia, tetraplegia.
Entre as deficiências mais comuns está:

a deficiência visual, seguida pela deficiência motora, auditiva, mental ou intelectual.
deficiência motora, seguida pela deficiência visual, auditiva, mental ou intelectual.
deficiência mental ou intelectual, seguida pela deficiência motora, auditiva e visual.
deficiência afetiva, seguida pela deficiência visual, motora, auditiva, mental ou intelectual.

Pergunta 5
Das teorias de motivação, podemos citar a Pirâmide de Maslow, que representa as necessidades humanas. Dos níveis que ela possui, é incorreto afirmar que:

segurança: relacionado à necessidade de se sentir seguro e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc.
fisiológicas: relacionadas aos impulsos básicos de relacionamento, como namorar, sexo, intimidade, afetividade.
sociais: necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e amizade.
autorrealização: é a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado.
estima: relacionado ao status e à maneira pela qual o indivíduo se vê, sua autoconfiança, independência e autonomia.

Pergunta 6
Dos conceitos abaixo:

I) Ansiedade é um estado emocional caracterizado por nervosismo, preocupações e apreensões relacionados com a ativação ou agitação do corpo.
II) Ansiedade traço: medidas da personalidade. Foco na autoimagem. Tendência em perceber como ameaçadoras circunstâncias que não são ameaçadoras, ampliando os níveis da ansiedade-estado.
III) Ansiedade-estado: é um estado emocional temporário, que depende da ação dos estímulos ambientais, com sentimentos de apreensão e tensão conscientemente percebidos, associados à ativação do sistema nervoso autônomo.
IV) O estresse ocorre quando há um desequilíbrio substancial entre as demandas físicas e psicológicas impostas a um indivíduo e sua capacidade de resposta e sob condições em que a falha em satisfazer tais demandas tem consequências importantes.
V) Segundo Marilda Lipp (2018), o estresse pode apresentar de maneira física e/ou psicológica em quatro diferentes níveis: fase de alerta, fase de resistência, fase de quase exaustão e fase de exaustão.

Estão corretas:

Todas as alternativas estão erradas.
Todas as alternativas estão corretas.
I, III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, II, IV e V.

Pergunta 7
Com base no estudo dos estilos de liderança, pode-se afirmar que em uma escola, sala de aula, equipe esportiva, organização ou empresa o estilo de liderança mais praticado é:

estilo autocrático: o líder resolve os problemas por si próprio, usando a informação disponível no momento.
estilo consultivo/individual: o líder consulta os integrantes individualmente e então toma uma decisão. A decisão pode ou não refletir as ideias do grupo.
estilo grupal: o líder compartilha os problemas com seus componentes; então, os componentes, conjuntamente, tomam a decisão sem qualquer influência do líder.

Pergunta 8
Com relação à definição de liderança, pode-se afirmar que:

liderança é considerada, de forma geral, “o processo comportamental de influenciar indivíduos e grupos na direção das metas estabelecidas”.
os líderes têm uma variedade de traços de personalidade. Existem traços específicos que tornem um líder bem-sucedido.
um líder desconhece para onde o grupo está indo e a direção e os recursos para chegar lá.
em algumas situações, os líderes são impostos ao grupo e assumem seu lugar, tal como acontece com representantes, capitães e técnicos de equipes e clubes.

Pergunta 9
A inclusão é parte do cotidiano e da riqueza das relações do ambiente escolar e social.
Sendo a escola o lugar das crianças e existindo inclusive a possibilidade da escola como ferramenta terapêutica, para Bedel e Meier, 2012, incluir é:

Incluir, agregar e ensinar.
sensibilizar, integrar e ensinar.
incluir, integrar e aceitar.
incluir, ensinar e convencer.

Pergunta 10
Para compreeder a definição de concentração e seu funcionamento no cotidiano, podemos afirmar que:

I) Capacidade de manter o foco da audição sobre os estímulos relevantes ao meio ambiente.
II) Mudança do ambiente, mudança do foco de visão.
III) Pensamentos irrelevantes aumentam a frequência de erros.
IV) Pensamentos intrusos/distração.

Podemos afirmar que:
Somente I e II são verdadeiros
Todos estão falsos
Todos estão verdadeiros
Somente I é falso
Somentte III e IV são verdadeiros

Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Redes sociais
46 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *