Várias escolas surgiram no ramo da ciência psicológica. Dentre elas, destacam-se:
1. O Estruturalismo
O estruturalismo foi amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da Psicologia. A sua perspectiva, era focava em quebrar os processos mentais em componentes mais básicos. Os pensadores mais importantes que foram associados com o estruturalismo, incluem: Wilhelm Wundt e Edward Titchener. O foco do estruturalismo, era a redução de processos mentais em seus elementos mais básicos. Os estruturalistas usavam técnicas como a introspecção para analisar os processos internos da mente humana.
2. O Funcionalismo
Ela foi formado como uma reação às teorias da escola estruturalista de pensamento e foi fortemente influenciado pela obra de William James. Incluindo John Dewey, James Rowland Angell, e Harvey Carr.
3. Psicologia da Gestalt
Ela é uma escola de psicologia baseada na ideia de que nós experimentamos coisas como totalidades unificadas. Esta abordagem psicológica, começou na Alemanha e na Áustria durante o final do século XIX, em resposta à abordagem molecular do estruturalismo. Em vez de quebrar os pensamentos e o comportamento em seus elementos menores, os psicólogos da Gestalt acreditavam que você deve olhar para o todo da experiência. De acordo com os pensadores da forma, o todo é maior do que a soma das suas partes.
4. O Behaviorismo
Segundo esta escola, sugere que todo o comportamento pode ser explicado por causas ambientais e não por forças internas. Ela é focada em comportamento observável. Teorias da aprendizagem, incluindo o condicionamento clássico e o condicionamento operante que foram o foco de um grande esforço de investigação.
5. Psicologia humanista
Ela foi desenvolvida como uma resposta à psicanálise e behaviorismo. Foca na livre vontade individual, crescimento pessoal e o conceito de autorrealização. Tem sua ênfase em ajudar as pessoas a alcançar e realizar o seu potencial. Grandes pensadores humanistas incluem Maslow e Rogers.
6. A psicologia cognitiva
Ela é a escola de psicologia que estuda os processos mentais, incluindo como as pessoas pensam, percebem, lembram e aprendem. Como parte do maior campo da ciência cognitiva, este ramo da psicologia está relacionada a outras disciplinas, incluindo neurociência, filosofia e linguística. Começou a surgir na década de 1950, em parte como resposta ao behaviorismo. Os críticos do behaviorismo observaram que ele não conseguiu explicar o comportamento como os processos internos afetados. Este período é muitas vezes referido como a “revolução cognitiva”, com uma riqueza de pesquisa sobre temas como processamento de informação, língua, memória e percepção começando a surgir. Uma das teorias mais influentes desta escola de pensamento foram os estágios de desenvolvimento cognitivo da teoria proposta por Jean Piaget.
7. A Psicanálise
É uma escola de psicologia fundada por Sigmund Freud. Esta escola de pensamento enfatizou a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, ego e superego. O id consiste em instintos mais primitivos, enquanto o ego é o componente da personalidade acusado de lidar com a realidade. O superego é a parte da personalidade que mantém todos os ideais e valores que internalizamos de nossos pais e cultura. Freud acreditava que a interação desses três elementos foi o que levou a todos os comportamentos humanos complexos.