É óbvio que não basta o homem ser um biológico. Ele precisa ser ressocializado de acordo com o grupo da qual ele faz parte. E isto é feito é por dois tipos de métodos. São eles: a socialização primaria e a secundária. Ela é um processo de educacional que todo indivíduo passa desde o seu nascimento.
1. A socialização primaria
Em primeiro lugar, é por meio deste método que o sujeito como indivíduo relaciona-se e apreende com seu grupo. Deste relacionamento ele incorpora à sua vida: valores e condutas familiares, atividades, tradições e os costumes de seu grupo, traços culturais, normas e regras de condutas da sociedade onde vive.
2. A Socialização secundária
Já o segundo método, vem por meio de seu relacionamento mais amplo com a sociedade. É aqui que entra o papel da escola por meio da educação com o conhecimento científico, para fazer dele um ser consciente de como ele pode se encaixar dentro de seu grupo. Por outro lado, esta ressocialização dar-se-á dentro no ambiente de trabalho, na igreja, nas festas culturais, no encontro de amigos e familiares, parcerias transculturais, musicas, filmes, etc. Neste segundo momento, pode ocorrer conflitos e choques emocionais e sentimentais para algumas regras e valores recebidos anteriormente são alterados e reordenado para sua adaptação social.