O objetivo do gênero dissertativo, é expor os acontecimentos e debater os temas. O gênero dissertativo, serve para se expor uma ideia, um problema ou questionamento. É nele, que se desenvolve um raciocínio baseado em argumentos, que levem a uma conclusão. Além ele tem o objetivo de convencer o e persuadir o leito acreditar em uma ideia ou ponto de vista proposto. Isto é feito usando argumentos por meio de dados, estatísticas, provas e opiniões relevantes. Ele, se divide em dois: o expositivo e o argumentativo. Observe-se que eles aparecem frequentemente mais nos processos seletivos, é na argumentação dissertativa e na carta dissertativa.
Em que consiste o processo de argumentação dissertativa?
A sua consistência, está no desenvolvimento, onde será defendido um posicionamento junto ao tema proposto. Este desenvolvimento deve seguir o encadeamento dos argumentos de forma logica, coerente e coesa, para ele tenha efeitos convincentes, fazendo o interlocutor concordar com o ponto de vista que está sendo defendido na desertação.
Quais os tipos de argumentos mais usados em desertações?
1. O argumento de autoridade
É aquele que se apoia no conhecimento de um especialista da área; É um modo de trazer para o texto o peso e a credibilidade da autoridade citada. Por exemplo: “Conforme afirma Bertrand Russel, não é a posse de bens materiais o que mais seduz os homens, mas o prestígio decorrente dela”.
2. O argumento de consenso
Alguns enunciados não exigem a demonstração de um especialista para que se prove o conteúdo argumentado. Nesse caso, não precisamos citar uma fonte de confiança. Por exemplo: “O investimento na educação é indispensável para o desenvolvimento econômico do país”.
3. O argumento de experiencia ou observação
Ela é fundamentada em documentação, que comprovem com os dados, para confirmação sua veracidade factual.
Por exemplo: “O acaso pode dar origem a grandes descobertas científicas”. Alexander Flemming, que cultivava bactérias, por acaso percebeu que os fungos surgidos no frasco matavam as bactérias que ali estavam. Seus registros fundamentaram sua descoberta.
4. O argumento fundamentado na lógica
Operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, consequência e causa, etc. Por exemplo: “Ao se admitir que a vida humana é o bem mais precioso do homem, não se pode aceitar a pena de morte, uma vez que existe sempre a possibilidade de um erro jurídico que, no caso, seria irreparável”. A ideia: Não se pode aceitar a pena de morte. Argumento: Foi mencionado o caso de falha humana na sentença, o que permitiu que se chegasse a tal conclusão.
Notação importante
É sabido que existem diversos tipos de dissertações. Mas a mais comum no meio acadêmico, é a dissertação argumentativa. E o sucesso dela vai depender de ponto de vista. Além disso, os argumentos devem serem bem consistentes, e seguir um encadeamento lógico que tenha consonância com tópico frasal e o que a conclusão sustenta.