Zípora, era uma das sete filhas de Jetro (Ex Ex 2:16; 18:2), um dos descendente de Midiã, filho de Abraão com Quetura (Gn 25:1-2). Zípora mulher de Moisés, teve dois filhos. Foram eles: Gérson e Eliézer (Ex 2:21,22; 18:3-4).
Segundo o livro de Gênesis, todos os descendentes de Abraão, eram obrigados serem circuncidados, porque era um mandamento de Deus, que fazia parte do acordo bilateral entre o patriarca Abraão e Deus. Então por conta do exemplo de Abraão em seguir as leis de Deus pela fé, parte ou todos seus descendentes seguiram seu exemplo por séculos. E um dos exemplos vieram do de Jetro, que era descendentes de Midiã, filho de Abraão. Jetro morava na mesma região que dava o nome de seu ancestral.
Vimos que o parentesco de Moisés com Jetro, nos deu condições de descobrir e conhecer, que a linhagem sacerdotal de Arão não a única dos descendentes de Abraão. Pra termos uma ideia, quem realizou um culto (Holocausto) de comunhão e gratidão a Deus em favor de todo Israel, foi Jetro, o sogro de Moisés (Ex 18:12). Além disso, entende-se, que foi Jetro quem ajudou Moisés estabelecer e organizar o sacerdócio levítico, reconhecesse a autoridade de Arão diante de Deus (Ex 18:12).
Notação importante
Há um fato que chama bastante a atenção que envolve Zípora, mulher de Moisés. Ele trata-se da circuncisão de seu filho Gérson. Este é um caso bastante atípico. Pelo que podemos captar, houve uma forte resistência por parte de Zípora, que não aceitava que seu filho Gérson fosse circuncidado. Não se sabe ao certo, do porquê dela não aceitar que Moisés fizesse a circuncisão de seu filho. Apreende-se que pareceria envolver mais sentimento de mãe. Pois tanto ela como Moisés eram semitas, e seguiam as mesmas devoções a Deus como faziam seus pais Abraão e Midiã (Ex 4.25). A não aceitação da circuncisão como selo da justiça de Deus, sobre o sexo masculino, era considerado um pecado grave, que traria a exclusão e morte de qualquer um dentre os homens de Israel.
Aconteceu que, por conta da resistência de Zípora, Deus quase excluía de Sua presença, Gérson (Ex 4:23-25). Embora rejeitando a circuncisão de seu filho, Zípora viu que Deus ia excluí de sua presença com a morte, correu revoltada contra seu marido, e ela mesma realizou a circuncisão do seu filho. Depois de tamanha atrocidade, aplacou a ira de Deus, consequentemente jogou seu aos pés de Moisés, e o molestava chamando de homem sanguinário (Ex 4:25).
Comentário enriquecedor
Observa-se que depois que Deus chamou Moisés desde Midiã, para que fosse libertar Israel das garras de Faraó, obviamente ele deixou Zípora sua mulher com seu sogro, e se só encontrou com ela mais de dois anos depois, quando chegou ao Sinai (Êx 18:1-6).