Questões De Concurso Sobre Antropologia » Tifsa Brasil

Questões de Concurso sobre Antropologia

As questões de Antropologia é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Questões 1
O homem encarou a diversidade cultural desde os primórdios de sua história. Isso porque acreditamos que embora o homem sempre tenha pensado e refletido sobre si mesmo e sobre os diversos povos com os quais tivesse contato, esses pensamentos sempre foram guiados por seu próprio modo de interpretar o mundo, ou seja, seus valores, crenças etc. (FOUCAULT, 2000.)

Em meados do XVIII, a sociedade industrial foi suscitando no homem a necessidade de se colocar como objeto da ciência, como fazia com a natureza, mas somente a partir do século XIX que se erigiu um empenho na direção de formatar um discurso antropológico com certos métodos que ascendessem à ciência. Assim sendo, assinale a afirmativa correta.

A A pesquisa de cunho antropológico, além de viver um intenso e expansivo movimento humanista na Europa, é a base ideológica para as grandes revoluções burguesas do período.
B Essa percepção sobre o “outro” e sua cultura passa a atender modelos rigidamente elaborados, ou seja, àquelas categorias de análise cultural criadas ainda no seio das primeiras filosofias.
C O pensamento de muitos homens sobre a natureza humana deixa paulatinamente o campo das especulações para se tornar cada vez mais metódico, segundo os preceitos da ciência da época.
D A enorme diversidade da humanidade sobressaiu aos olhos dos homens como um fato digno de respeito e admiração, o que contribuiu para exaurir o preconceito, a xenofobia e outros conflitos sociais.
E A atitude, que consiste em “acolher” para sua cultura, trazer para a condição de humanidade todos aqueles que não participam de nosso modo de pensar, ganha respaldo na ciência antropológica.

Questões 2
Ao longo da história do Brasil e, a partir da análise de como o Estado se pretende garantidor de direitos reconhecidos na lei, percebe-se nas práticas e discursos que a diversidade da qual é composta a população brasileira é insatisfatoriamente representada nos diferentes espaços. Em que pese tal aspecto, marco importante se deu em 2003, quando o governo federal reconheceu explícita e publicamente a existência de racismo, o que culminou no início de amplos debates sobre políticas públicas(educacionais) e inserção política de segmentos específicos da população, seja nos direitos de saúde, emprego, redes de proteção social e reconhecimento cultural. (Dietrich & Fukuzaki, 2017; Carvalho, 2002.)

As políticas afirmativas propõem, firmemente uma sociedade livre, justa e solidária ao objetivar erradicar a pobreza, a marginalização e as desigualdades sociais e regionais, promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Tais medidas

A trazem em seu bojo garantia de reverter totalmente o índice de pessoas que foram historicamente alijadas do processo de inserção social.
B visam asseverar a continuidade cotidiana dos tratamentos iguais e da equidade no Brasil, independentemente do nosso passado de colonização.
C devem apenas orientar o posicionamento dos indivíduos em relação ao tratamento institucional diferenciado em relação às classes menos privilegiadas.
D sintonizam com a reflexão sobre as interseções entre direitos e deveres do cidadão, partindo do princípio de que ao cidadão, e só a ele, cabe o ônus desse problema.
E estão relacionadas também com os resultados de uma grande luta dos movimentos sociais que, incansavelmente, demonstraram e denunciaram desigualdades.

Questões 3
Sobre os povos indígenas do sul do Brasil, assinale a alternativa correta.

A O sul do país possui grande diversidade sociocultural, sendo seu contingente demográfico contemporâneo marcado pela presença de indígenas Guarani, Laklãnõ/Xokleng, Kaingang, além de descendentes de africanos, alemães, poloneses, italianos e açorianos.
B O sul do país teve sua população indígena totalmente dizimada com os chamados “bugreiros” no século XIX, sendo atualmente sua população composta de descendentes de alemães, poloneses, italianos e açorianos.
C Pataxó, Guajajara e Krenak são os povos indígenas mais populosos no sul do Brasil.
D Os povos indígenas do sul do Brasil eram majoritariamente caçadores-coletores nômades e não possuem território persistente na região, o que favoreceu o assentamento de colonos imigrantes.
E A ocupação indígena do sul do país tem sua origem na dispersão dos povos Arawak, desde a região amazônica até o Brasil meridional.

Questões 4
Sobre as guardas compartilhadas de bens culturais indígenas, analise os documentos abaixo e indique em quais elas estão fundamentadas.

I. Constituição de 1988.
II. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
III. Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas (UNESCO 2017).
IV. Policy on Engaging with Indigenous Peoples (UNESCO 2018).
V. Política Nacional de Museus (PNM) (2007).
VI. Política de Patrimônio Cultural Material (PPCM) (Iphan 2018).

A Somente os documentos I, III, IV, V e VI estão corretos.
B Somente os documentos I, IV e V estão corretos.
C Somente os documentos II, III e V estão corretos.
D Todos os documentos estão corretos.
E Nenhum dos documentos está correto.

Questões 5
Sobre museus de arqueologia e etnologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.

A Todas as afirmativas estão corretas.
B Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E Somente a afirmativa II está correta.

Questões 6
Analise as afirmativas abaixo e indique qual(is) explicita(m) melhor o conceito de interculturalidade.

I. Uma interação dialógica entre pertencimento e diferença, inclusão e exclusão, controle e resistência, passado e presente.
II. Complexas relações entre grupos humanos, conhecimentos e práticas culturais diferentes, partindo do reconhecimento das assimetrias sociais, econômicas e políticas.
III. Construção de processos de inclusão de um conhecimento cultural diverso em outro.
IV. Um discurso simétrico entre diversas culturas.

A Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
B Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D Nenhuma afirmativa está correta.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Questões 7
No que tange ao processo de gestão compartilhada e de processos participativos de gestão de bens culturais, é correto afirmar que:

A todos os membros participam igualmente do processo.
B há um processo de escuta das partes, mas as tomadas de decisão sobre a gestão de bens é feita sempre pela instituição de salvaguarda.
C há um gradiente de formas de colaboração de sujeitos e instituições, que podem participar de forma mais ou menos participativa e deliberativa no processo.
D há um processo de escuta das partes, mas as tomadas de decisão sobre a gestão de bens é feita sempre pelos povos ou sujeitos envolvidos diretamente no bem cultural.
E nenhum membro tem participação deliberativa em processos de gestão de bens culturais, uma vez que cabe ao Iphan decidir sobre tais processos.

Questões 8
“Para a Antropologia funcionalista, a definição de cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese de instituições (jurídicas, econômicas, religiosas, et. Responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.”
(SILVA, 2001)

Sobre o conceito de cultura na perspectiva da Antropologia Funcionalista é CORRETO afirmar:

A Trouxe o reconhecimento da diversidade cultural e de que as expressões culturais devem ser compreendidas a partir da percepção dos seus praticantes.
B A antropologia deve estudar os elementos universais nas diferentes culturas que são modelos inconscientes que servem como uma referência para os indivíduos e coletividades organizarem o mundo e lhe darem sentido.
C A cultura é um complexo sistema simbólico do quão os indivíduos não podem se libertar.
D As trajetórias independentes dos grupos humanos resultaram nas diferenças culturais.
E O contato dos grupos sociais com elementos de outras culturas forma um mosaico de práticas e saberes originados a partir de sociedades anteriores.

Questões 9
“Se a antropologia nos instrumentaliza a captar e conferir sentido aos fatos nos diferentes contextos culturais – de outras sociedades e de nossa própria – é de se apostar que os “intelectuais indígenas” estarão, assim, procedendo de igual maneira, tendo algo a nos dizer com base em seus princípios epistemológicos, não apenas sobre si, mas sobre nós, num efeito de “antropologia cruzada”.
(Santos, G. M. dos, & Dias Jr., C. M. (2009). Ciência da floresta: Por uma antropologia no plural, simétrica e cruzada . Revista De Antropologia, 52(1), 137-160.)

Assinale a opção que indica o princípio que orienta este modo de fazer antropologia.

“A meu ver, um trabalho etnográfico só terá valor científico irrefutável se nos permitir distinguir claramente, de um lado, os resultados da observação direta e das declarações e interpretações nativas e, de outro, as inferências do autor, baseadas em seu próprio bom senso e intuição psicológica. (…) É necessária a apresentação desses dados para que os leitores possam avaliar com precisão, num passar de olhos, quão familiarizado está o autor com os fatos que descreve e sob que condições obteve as informações dos nativos”.
(Malinowski, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Editora UBU, 2018: 57)

Neste trecho da introdução do livro Os Argonautas do Pacífico Ocidental, Bronislaw Malinowki apresenta:

A uma defesa da comparação entre culturas.
B uma defesa da observação participante.
C um argumento em favor do evolucionismo cultural.
D uma defesa da antropologia de gabinete.
E um argumento em defesa da aplicação de questionários.

Questões 10
Considerando a conceituação de projeto e suas tipificações, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O projeto científico acadêmico, também identificado como projeto de pesquisa, se refere a projetos voltados à investigação científica nas diversas áreas do conhecimento.
( ) Um projeto que tenha como objetivo a oferta de vagas em aulas de futebol para jovens em contexto de vulnerabilidade social pode ser categorizado tanto como um projeto social quanto como um projeto esportivo.
( ) Podem ser identificados como projetos culturais apenas aqueles que têm como objeto a realização de uma obra artístico-cultural.
( ) Projetos sociais, de forma geral, têm como objetivo a transformação positiva de uma realidade social em benefício de grupos socialmente vulnerabilizados.
A ordem correta, de cima para baixo, é:

A concepção, elaboração e execução de um projeto cultural compreendem fases que compõem um ciclo de início, meio e fim. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não contempla essa perspectiva.

A Pré-produção, produção e pós-produção.
B Elaboração, execução, prestação de contas e encerramento.
C Diagnóstico, planejamento, execução e finalização.
D Produção executiva, levantamento de dados e produção final.
E Concepção de escopo, produção executiva e elaboração de relatório final.

Questões 11
Aloísio Magalhães, na Funarte, apoiou-se na moderna Antropologia para tombar o Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador (BA), na década de 1980, como forma de proteger e garantir:
Sobre bens culturais, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

( ) São considerados bens culturais imateriais festas, celebrações, narrativas orais, danças, músicas e modos de fazer artesanais.
( ) São considerados bens culturais materiais os bens do patrimônio tangível, que possuem materialidade.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos imateriais do patrimônio cultural passam por inventários dos bens culturais imateriais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
( ) Os mecanismos de valorização dos aspectos materiais do patrimônio arqueológico passam por inventários dos bens culturais materiais e pelo registro daqueles selecionados por parte do Estado.
Com relação a contextos museológicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Objetos etnográficos, ao ingressarem no museu, passam a ser, necessariamente, objetos museológicos.
II. Artefatos arqueológicos passam a ser protegidos como patrimônio arqueológico ao ingressarem no museu.
III. Artefatos arqueológicos são todos aqueles existentes em museus de arqueologia e etnologia.

A Nenhuma afirmativa está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.
E Todas as frases estão corretas.

Questões 12
Sobre museus, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os museus de arqueologia e etnografia têm, nos últimos anos, atuado na reflexão e na construção de lugares de interlocução nas pesquisas e ações com povos indígenas.
II. Os museus de arqueologia e etnografia historicamente acolhem e estimulam pesquisas antropológicas e de cultura material, pesquisas arqueológicas e/ou registros de manifestações folclóricas regionais.
III. O Museu do Índio é um museu de arqueologia e etnografia que surgiu no âmbito dos museus universitários.
IV. O Museu do Índio foi concebido por um etnógrafo, funcionário do serviço de proteção aos índios (SPI).

A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Questões 13
O documento que apresenta a informação detalhada sobre todo retorno concreto previsto para patrocinadores e parceiros do projeto, bem como para a comunidade onde este projeto será desenvolvido e vai além da simples veiculação da marca das empresas patrocinadoras no material de divulgação do projeto, é denominado (Instituto Alvorada Brasil Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas, 2014. Adaptado)

E Plano Político-Pedagógico.
O avanço na modelagem das políticas culturais nas últimas duas décadas contrasta com o esvaziamento institucional do sistema federal de cultura na atualidade. No início deste século, repercutindo o debate global e com respaldo na Constituição, houve uma mutação no desenho das políticas públicas de cultura no Brasil tendo por eixo a ideia de cidadania cultural como articulação sinérgica de três dimensões da cultura: a política, a econômica e a simbólica. Nessa perspectiva, os direitos culturais devem ser considerados basicamente em uma dupla abordagem: acesso do cidadão ao usufruto de bens simbólicos e a provisão de recursos para que possa “produzir cultura” como sujeito ativo da ação cultural. O panorama das políticas culturais. Marcelo Viana Estevão de Moraes – trecho extraído de Nexo Jornal de 18 nov. 2021.
No que tange às políticas culturais do campo dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil apenas recentemente têm buscado dialogar com uma perspectiva de diversidade cultural, na qual os diversos sujeitos sociais têm um papel ativo na construção de conhecimento e de ações culturais.
II. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil sempre atuaram em uma perspectiva de diversidade cultural, na qual era atribuído um papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais aos diversos sujeitos sociais.
III. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil atuam na perspectiva de uma identidade cultural única, na qual os diversos sujeitos sociais têm papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil são pioneiros na construção de políticas culturais afirmativas, pautadas na diversidade sociocultural nacional, promovendo historicamente ações efetivas de reconhecimento dos sujeitos como ativos.

A Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Questões 14
Sobre patrimonialização de bens culturais indígenas, é correto afirmar que:

A todos os artefatos indígenas passam por processos de patrimonialização no Brasil.
B as expressões indígenas não são passíveis de patrimonialização no Brasil, já que representam uma parcela independente do repertório sociocultural do país.
C os processos de patrimonialização de expressões e materialidades indígenas são conduzidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
D os processos de patrimonialização de expressões e materialidades indígenas são conduzidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
E os processos de patrimonialização de expressões e materialidades indígenas são conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Questões 14
Sobre os povos indígenas, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

( ) O início da ocupação indígena do sul do Brasil data do século XV.
( ) O impacto da conquista europeia extinguiu a diversidade cultural dos povos indígenas no sul do Brasil.
( ) Os Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang são povos que compõem a população indígena do sul do país.
( ) Todas as terras indígenas Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang se distribuem no sul do Brasil.

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