As questões de ciências sociais é um material destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
01. O Evolucionista James Frazer, em seu artigo “O escopo da Antropologia Social”, busca delimitar o campo de ação da Antropologia.
Em todas as alternativas abaixo encontramos proposições corretas presentes no texto de Frazer, EXCETO:
a) A antropologia tem como objetivo investigar a estrutura física e mental do indivíduo, comparar as várias raças dos homens, traçar suas afinidades e esboçar, desde os primórdios, a evolução do pensamento e das instituições humanas.
b) A antropologia tem como objetivo descobrir leis gerais às quais se possa presumir que os fatos particulares se conformam.
c) Para os evolucionistas, a ciência do homem se confundia com a Sociologia.
d) A antropologia não buscava fazer em pedaços o tecido social.
e) A antropologia social, como a compreendia Frazer, não se limitava somente aos primórdios e ao desenvolvimento rudimentar da sociedade humana.
02. Ao desenvolver o ensaio sobre Raça e Progresso, Boas apresenta várias constatações sobre o tema.
Assinale, nas alternativas abaixo, a que contém uma observação contrária aos pressupostos boasianos.
a) Boas defende que é necessário separar os aspectos biológicos e psicológicos das implicações sociais e econômicas.
b) Para Boas, não devemos determinar a localização na qual a pessoa nasceu unicamente a partir de suas características corporais.
c) Para Boas, a mistura desempenhou papel importante na história das populações modernas e cita como exemplo a Espanha, cuja grandeza se sucedeu depois de um grande período de mistura racial e seu declínio se deu quando a população se tornou estável.
d) É possível estudar a hereditariedade humana por meio de estudos comparativos sobre hereditariedade em plantas selvagens.
e) Para Boas, é injustificável a guerra e a luta entre grupos nacionais é um processo seletivo necessário para manter a humanidade em sua marcha ao progresso.
03. As ideias de Boas são conhecidas como Historicismo, que considera a Antropologia uma ciência histórica, cujo objetivo é compreender os passos através dos quais o homem chegou a ser o que é.
Caracterizam a escola boasiana e seus métodos de trabalho o conteúdo de todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a) Não são os costumes e crenças o objeto de pesquisa, mas a história de seu desenvolvimento.
b) Os boasianos acentuam a identificação dos componentes da cultura mediante observação objetiva e trabalhos de campo.
c) Os boasianos evitaram salientar a identidade de uma cultura e a necessidade de estudo de culturas específicas, em termos do comportamento básico em causa.
d) A determinação dos eventos reais de invenção e difusão, substituindo o hábito evolucionário de juntar fragmentos de comportamento cultural do mundo inteiro para formar uma sequência, foi a grande marca dos boasianos.
e) O caráter descritivo da etnografia boasiana mostrou uma preocupação com o desaparecimento dos povos primitivos.
04. Ao estudar as formas primitivas de classificação, Durkheim e Mauss apresentam-nos várias constatações. Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO dialoga com o ensaio dos autores.
a) A classificação é produto de uma atividade unicamente individual.
b) Classificar coisas é ordená-las em grupos distintos entre si, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.
c) Para os autores, os homens primitivos não possuíam condições de estabelecer uma classificação segura.
d) Toda classificação pressupõe uma ordem hierárquica da qual nem o mundo sensível nem nossa consciência oferecem o modelo.
e) Para ilustrar seu debate, os autores citam os mais antigos sistemas de classificação, quais sejam, o das tribos australianas.
05. Em Os Argonautas do Pacífico Ocidental, Malinowiski apresenta os métodos adotados na coleta do material etnográfico e ressalta que, para a construção de uma boa etnografia, devemos conhecer bem a teoria científica.
Configuram-se como outras constatações de Malinowiski, no decorrer da obra, o conteúdo de todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a) O etnógrafo tem o dever e a responsabilidade de estabelecer todas as leis e regularidades que regem a vida tribal; apresentar a anatomia da cultura e descrever a constituição social.
b) Na pesquisa etnográfica, o pesquisador deve procurar afastar-se da companhia de outros homens brancos, mantendo-se em contato o mais íntimo possível com os nativos.
c) O objetivo fundamental da pesquisa etnográfica de campo é estabelecer o contorno firme e claro da constituição tribal e delinear as leis e os padrões de todos os fenômenos culturais, isolando-os de fatos irrelevantes, privilegiando os de cunho político e econômico.
d) Há uma série de fenômenos de suma importância que de forma alguma podem ser registrados apenas com o auxílio de questionários ou documentos estatísticos, mas devem ser observados em sua plena realidade.
e) Ao observarmos as cerimônias ou quaisquer outras ocorrências tribais, devemos não só anotar os acontecimentos e detalhes ditados pelos costumes e pela tradição como pertencentes à própria essência do ato, mas também registrar, de modo cuidadoso e exato, as atitudes dos atores e espectadores, umas após as outras.
06. Na obra Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande, Evans-Pritchard, da perspectiva funcionalista, elabora um levantamento etnográfico dos Azande sudaneses, contemplando questões relativas ao governo do Sudão anglo-egípcio e a seu impacto sobre a cultura azande tradicional.
Todas as alternativas abaixo contêm referências ao conteúdo da obra, EXCETO:
a) Ao tratar sobre o tema das crenças religiosas, Evans-Pritchard levou o problema para além da esfera da religião.
b) A obra empreende estudos de micropolítica, desenvolvidos a partir das noções de bruxaria e feitiçaria, de modo a elucidar as realidades do poder e do conflito na sociedade sudanesa, e até egípcia, sob a influência da Inglaterra.
c) O autor mostra como as crenças eram isoladas de quaisquer situações que pudessem chocar com as normas básicas da sociedade Azande. Assim, a crença de que apenas plebeus poderiam ser bruxos exclui automaticamente a possibilidade de acusações contra quaisquer membros da aristocracia avongara.
d) No livro, o autor dispõe sobre a técnica do presente etnográfico.
e) A sociedade Azande se encontrava em plenos estertores de uma transformação não violenta, mas radical, vez que a administração colonial minava a própria estrutura da autoridade, que as crenças na bruxaria pareciam tão bem adaptadas a proteger.
07. Ao tratar da compreensão de estrutura social, Lévi-Strauss adota uma perspectiva estruturalista a partir da noção de que a estrutura social não se refere à realidade empírica, mas aos modelos construídos em conformidade com esta.
Dialoga com a proposta do autor o conteúdo de todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a) As relações sociais configuram-se como a matéria prima empregada para a construção dos modelos que tornam manifesta a própria estrutura social, aqui compreendida como base da realidade observada.
b) A estrutura oferece um caráter de sistema, pois ela consiste em elementos tais que uma modificação qualquer de um deles acarreta modificações de todos os outros.
c) Os modelos capazes de explicar a estrutura social devem ser construídos de modo tal que seu funcionamento explique todos os fatos observados.
d) A etnografia e a etnologia correspondem a duas etapas de uma mesma pesquisa, que termina em modelos mecânicos, isto é, cujos elementos constitutivos estão na escala dos fenômenos.
e) O autor critica o apego de alguns etnólogos, nas pesquisas estruturais, ao método comparativo. Para Lévi-Strauss, os fatos reunidos não terão valor se não provierem todos de um mesmo tipo.
08. O contexto da Modernidade transformou o papel atribuído à educação e acabou transformando tanto a pedagogia quanto a escola em palcos propícios para violentos choques teóricos em redor de muitas questões culturais. Por essa razão, o conceito de cultura é central em qualquer debate que se relacione à educação.
Nas linhas abaixo escolha a alternativa que contempla o conceito de cultura da perspectiva semiótica, como o quer Geertz.
a) O homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu; essas teias são a cultura.
b) A cultura funciona como um modelo – como cultura da classe alta que deve ser seguida pelas classes baixas.
c) A cultura pode ser compreendida como um conjunto de produções e representações da ordem dos saberes, da sensibilidade e do espírito.
d) A cultura aponta para o estilo de vida específico de um determinado grupo de pessoas, abarcando elementos como valores, costumes, normas, estilos de vida, organização social e outras.
e) A cultura contempla um feixe de comportamentos adquiridos e transmitidos por intermédio de símbolos e por elementos que condicionarão ações humanas futuras. Ela tem como núcleo as ideias tradicionais (valores e sistemas culturais), produtos da ação humana.
09. Ao compreender a cultura sob a perspectiva semiótica, Geertz a toma como algo que dá sentido à vida humana.
Seguindo esse raciocínio, todas as alternativas abaixo contêm proposições verdadeiras, EXCETO:
a) Compreender a cultura de um povo expõe sua normalidade sem reduzir sua particularidade.
b) A cultura é pública, mas seu significado é particular.
c) A cultura consiste em estruturas de significado socialmente estabelecidas, de acordo com as quais as pessoas fazem certas coisas.
d) Como sistemas de signos entrelaçados interpretáveis, a cultura não é um poder, mas um contexto que pode ser descrito.
e) A abordagem semiótica da cultura auxilia o pesquisador a ter acesso ao mundo conceptual no qual vivem os sujeitos da pesquisa, capacitando-o a uma interlocução mais produtiva.
10. Para Geertz, os textos antropológicos são eles mesmos interpretações de segunda e terceira mão, já que somente o nativo dá uma interpretação em primeira mão de sua cultura.
Dialogam com essa proposição todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a) Os textos antropológicos podem ser compreendidos como ficções no sentido de que são algo construído.
b) Não podemos considerar os textos antropológicos como textos literários porque eles diferem quanto a suas condições de produção e seu enfoque.
c) A etnografia é uma descrição densa e os etnógrafos são aqueles que fazem a descrição, com discernimento entre a cultura verdadeira e a cultura imitada.
d) O etnógrafo deve atentar para o comportamento, pois é por intermédio do fluxo do comportamento, ou ação social, que as formas culturais encontram articulação.
e) As formas culturais se encontram em várias espécies de artefatos e vários estados de consciência; nesses casos, seu significado emerge do papel que desempenham no padrão de vida corrente.
11. Assinale, abaixo, a alternativa que contém a compreensão de cultura e de homem desenvolvida por Clifford Geertz.
a) A cultura seria uma realidade instrumental criada para satisfazer as necessidades do homem, de um modo que ultrapasse a adaptação direta ao meio ambiente. A cultura seria, pois, uma criação cumulativa, que aumenta o grau de eficiência individual e o poder de ação.
b) A cultura transforma indivíduos em grupos organizados, dando-lhes uma continuidade indefinida. Isso significa que a organização e todo o comportamento coletivo, resultados da continuidade cultural, assumem distintas formas em cada cultura.
c) Tanto a cultura quanto o processo evolutivo e a noção de homem são peças predeterminadas. Portanto, haveria uma linha evolutiva e os indivíduos seguiriam essa trilha linear e ascendente.
d) Fatores culturais assumem papel central na medida em que permitem conhecer como as forças culturais, tais como a orientação da ação e certas doutrinas religiosas, influenciam na formação das consciências. A cultura se apresenta como um sistema único que molda comportamentos e padrões.
e) A cultura é mais bem compreendida quando vista como um conjunto de mecanismos de controle para governar o comportamento, sendo o homem um animal desesperadamente dependente de tais mecanismos de controle para ordenar seu comportamento.
12. Os conteúdos de todas as alternativas abaixo dialogam com os debates desenvolvidos por James Clifford, em A experiência etnográfica, EXCETO:
a) A cultura seria um conjunto de textos a serem interpretados.
b) O autor parte da metáfora da escrita, não em oposição à fala, mas tomando o texto como um campo de tensões.
c) O papel do antropólogo não é o de ser o sujeito do conhecimento.
d) A antropologia interpretativa, ao tomar as culturas como conjuntos de textos, contribui significativamente para o estranhamento da autoridade etnográfica.
e) A etnografia deve ser compreendida não como a experiência e a interpretação de uma outra realidade circunscrita, mas como uma atividade polifônica e literária.
13. No que se refere à linguagem da etnografia, James Clifford defende que:
a) ela deve ser atravessada por outras subjetividades e nuances contextuais específicas, pois toda linguagem configura-se como uma concepção heteroglota do mundo.
b) as formas da escrita etnográfica que se apresentam no modo discursivo tendem a estar menos preocupadas com a representação dos contextos de pesquisa e situação de interlocução.
c) a etnografia não pode ser confundida com um diálogo, em que os interlocutores negociam uma visão compartilhada da realidade.
d) tanto a etnografia quanto o discurso ficcional seriam uma representação simplificada de complexos processos multivocais.
e) a etnografia seria uma espécie de romance polifônico.
14. A cultura material funciona para a Arqueologia como fonte primária para o acesso ao passado da humanidade, uma vez que os atores sociais que a produziram não mais existem.
Sobre a dimensão social das relações estabelecidas pela cultura material, o conteúdo de todas as alternativas abaixo está incorreto, EXCETO:
a) No caso da arqueologia pré-histórica, a cultura material (representada por utensílios tais como quebra-coquinhos, almofarizes, pontas de flecha) é a única via para acesso às relações sociais pretéritas da humanidade.
b) A cultura material pode ser compreendida como um reflexo passivo da cultura, sendo esta conceituada como um conjunto de normas, valores, ideias, prescrições e regras formais partilhado por um determinado grupo.
c) A cultura material poderia ser, ainda, resultado da adaptação não biológica ao meio, realizada por dimensões culturais, sendo entendida como uma resposta às pressões de diversas naturezas sofridas pelos grupos humanos.
d) A cultura material possui caráter determinista e não somático.
e) Sendo o comportamento humano padronizado, também o é a cultura material.
15. Para Muniz Sodré, a diversidade humana é algo a ser mais sentido do que entendido.
Todas as alternativas abaixo apresentam pressupostos defendidos pelo autor em seu livro, EXCETO:
a) Historicamente, a diversidade foi ridicularizada e/ou massacrada com violência.
b) O senso comum está habituado a pensar a diferença como um ponto de partida e, então, julga a partir da “identidade da diferença” do outro, como se a identidade fosse algo pronto e acabado.
c) A discriminação vem do fato de ignorarmos afetivamente, intelectualmente que estamos excluindo o outro, o diverso, por não termos possibilidade de lidar existencialmente com a diferenciação.
d) Dizemos que alguém é igual ou diferente do outro porque comparamos e isso fazemos para exercer poder, para dominar. Na verdade, os homens não são iguais nem desiguais; os homens, seres singulares, coexistem em sua diversidade.
e) O reconhecimento da diversidade é uma luta contra o direito à diferença e à singularidade.
16. Anthony Giddens defende a possibilidade do ajuste fiscal articulado à promoção da justiça social.
A essa proposta é dado o nome de:
a) comunismo.
b) terceira via.
c) liberalismo.
d) socialismo.
e) neoliberalismo clássico.
17. Para Max Weber, classes, grupos de status ou estamentos e partidos são conceitos que nos permitem entender os mecanismos diferenciados de:
a) situação econômica.
b) situação de mercado.
c) ordem econômica.
d) distribuição de poder.
e) honra social.
18. Tendo como base a abordagem de Durkheim, em seu livro Da Divisão do Trabalho Social, sobre a divisão do trabalho, é correto afirmar que:
a) sua função é essencialmente econômica, possibilitando a existência da solidariedade social.
b) contribui para o desenvolvimento da individualidade, tornando os indivíduos mais independentes.
c) relaciona-se à melhora nas condições de vida nas sociedades industriais.
d) cumpre uma função essencial para a sociedade, que é gerar coesão social.
e) torna a sociedade mais competitiva e, por isso, contribui com o crescimento econômico.
19. Para Bourdieu, _________ é um “sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. (1983, p.65).
Marque a opção que apresenta palavra que preenche corretamente a lacuna no texto acima.
a) campo
b) capital
c) habitus
d) estratégia
e) violência simbólica.
20. Em Declínio do homem público: as tiranias da intimidade, Richard Sennett analisa as mudanças que ocorreram entre as esferas da vida pública e da vida privada e em que medida o esvaziamento de uma vida pública traz problemas ao homem moderno e contribui para mudanças significativas no meio urbano.
Segundo o autor, o declínio do homem público é construído:
a) pelo distanciamento dos sentimentos na vida pública e a diminuição das ações coletivas.
b) pelo distanciamento dos sentimentos na vida pública e o fortalecimento da capacidade do homem urbano de agir defendendo interesses de classes.
c) pelo distanciamento dos sentimentos na vida pública e o aumento das ações coletivas.
d) pelo afloramento dos sentimentos na vida pública e o aumento das ações coletivas.
e) pelo afloramento dos sentimentos na vida pública e a diminuição das ações coletivas.
21. Em relação às novas tendências presentes no mundo do trabalho é INCORRETO afirmar que houve:
a) redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista.
b) redução do conjunto de trabalhadores estáveis que se estruturavam por meio de empregos formais.
c) aumento do novo proletariado fabril e de serviços, em escala mundial, presente nas diversas modalidades de trabalho precarizado.
d) ampliação do desemprego estrutural.
e) crescente inclusão de jovens, que atingiram idade de ingresso no mercado de trabalho.
22. É correto afirmar que os três grandes movimentos político-sociais que conduziram ao movimento democrático foram:
a) Revolução Inglesa, Revolução Americana e Revolução Francesa.
b) Revolução Inglesa, Revolução Puritana e Revolução Francesa.
c) Revolução Inglesa, Revolução Americana e Revolução Gloriosa.
d) Revolução Americana, Revolução Francesa e Revolução Puritana.
e) Revolução Americana, Revolução Puritana e Revolução Gloriosa.
23. Considere a citação a seguir:
“A preocupação com a teorização sobre movimentos sociais ocorre porque, por um lado, eles ganharam visibilidade na própria sociedade na qualidade de fenômenos históricos concretos. Por outro lado, o desenvolvimento das teorias sobre o social colocou as ações coletivas num outro patamar, num universo mais amplo, reconstruindo e construindo novas teorias sobre a sociedade civil. Simultaneamente, o Estado, objeto central de investigação de uma grande parcela de cientistas sociais, passou, no plano da realidade concreta, com a globalização, a ser deslegitimado, criticado, com destaque para a perda da importância como agente regulador de fronteiras nacionais, controles nacionais, etc. Ocorreu um deslocamento de interesse para a sociedade civil, e nesta os mecanismos sociais são citados como uma das ações sociais por excelência. De nosso ponto de vista, para (analisar) os diferentes movimentos sociais, em realidades sociais concretas como no Brasil atual, deve-se, inicialmente, destacar PONTOS do contexto sociopolítico, econômico e cultural do país.” (GOHN, 2010, p.11)
Analise os pontos abaixo sobre a discussão de Maria da Glória Gohn acerca dos movimentos sociais:
I) A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem sido caracterizado como movimento social.
II) O novo cenário, pois as relações desenvolvidas entre os diferentes sujeitos sociopolíticos presentes na cena pública alteraram-se neste milênio.
III) As alterações do papel do Estado em suas relações com a sociedade civil e em seu próprio interior.
IV) As grandes lacunas que permanecem na produção acadêmica a respeito dos movimentos sociais,como por exemplo o próprio conceito de movimento social.
Marque a opçãp que apresenta o(s) ponto(s) CORRETO(S).
a) apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
b) apenas as alternativas I e III estão corretas
c) apenas as alternativas II e IV estão corretas
d) apenas a alternativa III está correta
e) as alternativas I, II, II e IV estão corretas
24. Considere a citação a seguir:
“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
O trecho descreve o pensamento de:
a) Georg Simmel.
b) Max Weber.
c) Theodor Adorno.
d) Karl Marx.
e) Georg Lukács.
25. A partir do conceito de fato social elaborado por Émile Durkheim em As Regras do Método Sociológico, é CORRETO afirmar que:
a) as formas de pensar dos indivíduos não são influenciadas pelo meio social.
b) os fatos sociais não possuem uma origem social e coletiva e se originam das vontades dos indivíduos.
c) as crenças e as ideias morais são fenômenos psicológicos.
d) as ações sociais dos indivíduos são subjetivas e racionais.
e) encontramos já prontos os fatos sociais como a língua, as leis, a religião e as concepções morais da sociedade quando nascemos.
26. Analise as sentenças abaixo considerando o pensamento de Nicolau Maquiavel:
I – nenhum vício pode ser considerado como uma virtude para a manutenção do poder.
II – o príncipe não deve se importar por ser considerado cruel se isso for necessário para manter os seus súditos unidos e com fé.
III – com raras exceções, um príncipe tido como cruel é mais piedoso do que os que, por muita clemência, deixam acontecer desordens que podem resultar em assassinatos e rapinagem.
IV – feliz é o príncipe que ajusta seu modo de proceder aos tempos; e é infeliz aquele cujo proceder não se ajusta aos tempos.
Marque a opção que apresenta a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
a) apenas a alternativa II está correta
b) apenas a alternativa III está correta
c) as alternativas II, III e IV estão corretas
d) apenas as alternativas I e IV estão corretas
e) apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
27. Com o objetivo de dar ênfase para sua leitura contemporânea da complexidade do mundo social, Ricardo Antunes lança mão de uma “noção ampliada de classe”. Não se trata, segundo o autor, de uma “nova expressão conceitual”, mas de uma ampliação no foco de análise, com vistas a dar conta da diversificação e complexificação do proletariado. (AQUILES, A.C. O conceito de classe em Ricardo Antunes e Edward Thompson: algumas aproximações. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 33, n. 1, p. 13-19, 2011)
A classe denominada pelo autor como “noção ampliada de classe” é a:
a) classe dos pequenos proprietários.
b) classe rural proprietária.
c) classe-que-vive-do-trabalho.
d) classe da pequena burguesia urbana.
e) classe dos gestores de capital.
28. Leia os trechos 1 e 2:
Trecho 1
O prolongamento do dia de trabalho para além do ponto em que o operário tinha apenas produzido um equivalente do valor da sua força de trabalho e a apropriação desse sobretrabalho pelo capital. […] forma a base universal do sistema capitalista.
Trecho 2
[…] Para prolongar o sobretrabalho, o trabalho necessário é encurtado por métodos por intermédio dos quais o equivalente do salário do trabalho é produzido em menos tempo […]
Os trechos 1 e 2, extraídos da obra O Capital de Karl Marx, dizem respeito, respectivamente, aos conceitos de:
a) mais valia absoluta e reificação.
b) mais valia absoluta e mais valia relativa.
c) mais valia relativa e reificação.
d) mais valia relativa e mais valia absoluta.
e) mais valia absoluta e fetiche.
29. A relação indivíduo e sociedade é tema base das Ciências Sociais. Vários autores apresentaram seu “olhar” sobre a temática.
Analise os itens abaixo e marque, a seguir, a opção que apresenta o autor a cujas ações e ideias esses itens se relacionam.
• Objetiva compreender o indivíduo e suas ações.
• A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas.
• Trata do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
a) Zygmunt Bauman.
b) Anthony Giddens.
c) Karl Marx.
d) Max Weber.
e) Émile Durkheim.
30. Para Max Weber, ação social “ (…) significa uma ação que, quanto a seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso (WEBER,1999, p.3).
Assinale entre as alternativas abaixo aquela em que constam os quatros tipos de ação social descritos pela tipologia weberiana.
a) ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.
b) ação tradicional, ação emotiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.
c) ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins e ação carismática.
d) ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.
e) ação carismática, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política.
31. De acordo com Guelfi (2007) a historiografia da educação realiza apontamentos para um conjunto de reformas educacionais que trouxeram diferentes arranjos para o ensino da Sociologia.
As reformas de que o autor trata são:
a) Reforma Rocha Vaz e Reforma Francisco Campos somente.
b) Apenas Reforma Francisco Campos e Reforma Gustavo Capanema.
c) Apenas Reforma Rocha Vaz.
d) Reforma Gustavo Capanema e Reforma Rocha Vaz somente.
e) Reforma Rocha Vaz, Reforma Francisco Campos e Reforma Gustavo Capanema.
32. Considerando o texto de Lima, Ferreira e Orticeli (2007) sobre as Semanas de Sociologia e Filosofia é correto afirmar:
a) O sucesso das Semanas de Sociologia e Filosofia representam a não interdisciplinaridade dos conhecimentos, colocando a Sociologia como autônoma no processo de ensino e aprendizagem.
b) As semanas de Sociologia e Filosofia corroboraram para a tardia institucionalização apenas da Sociologia, ficando a Filosofia à margem desse processo.
c) A realização das Semanas de Sociologia e Filosofia, no início, obteve amplo apoio de todos os professores e de todos os outros membros da comunidade escolar, por isso obteve êxito.
d) O sucesso das semanas de Sociologia e Filosofia ocorreram, mas a tarefa de realisá-las não foi fácil. No começo, foram necessários vários encontros com alunos e professores, objetivando a conquista de confiança e o apoio dos professores de outras áreas do conhecimento. Porém os resultados foram materializados na primeira programação. Houve envolvimento de todos.
e) A realização das semanas de Sociologia e Filosofia obtiveram amplo apoio de todos os professores – os professores de outras áreas realizaram oficinas de temas sociológicos, exceto atividades com os pais.
33. Ainda de acordo com Lima, Ferreira e Orticeli (2007) as Semanas de Sociologia e Filosofia significaram:
a) O amadurecimento dos alunos com relação à questão social, a partir de abordagens de temas da Filosofia e da Sociologia, que proporcionaram mudanças na visão de mundo do aluno e na sua visão de atuação profissional, o que possibilita que a sociedade venha a ter jovens maduros profissional e culturalmente.
b) O amadurecimento dos alunos com relação à questão social, a partir de abordagens de temas da Filosofia e da Sociologia, que proporcionaram mudanças na visão de mundo do aluno, sem no entanto alterar sua visão sobre atuação profissional, pois a reflexão impede a centralidade dos jovens, atrapalhando seu amadurecimento e seu ingresso no mercado de trabalho.
c) O amadurecimento dos alunos com relação à questão social, a partir de abordagens unicamente da Filosofia, que proporcionaram mudanças na visão de mundo do aluno e na sua visão de atuação profissional, o que possibilita que a sociedade venha a ter jovens maduros profissional e culturalmente.
d) O amadurecimento dos alunos com relação à questão social, a partir de abordagens unicamente da Sociologia, que proporcionaram mudanças na visão de mundo do aluno e na sua visão de atuação profissional, o que possibilita que a sociedade venha a ter jovens maduros profissional e culturalmente.
e) As semanas de Sociologia e Filosofia pouco significam no processo de amadurecimento dos alunos com relação à questão social.
34. De acordo com Ribeiro e Sarandy (2012), existem objetivos gerais que constituem a preocupação fundamental que deve nortear o ensino de sociologia e que justificam a sua inclusão na grade curricular do Ensino Médio.
Considerando a visão de Ribeiro e Sarandy (2012), analise os itens abaixo:
I – Contribuição para a construção da cidadania por meio da formação dos cidadãos.
II – Preparação básica para o trabalho, por meio do entendimento das novas formas de organização do trabalho e da produção em tempos de globalização, pela capacitação dos indivíduos para a leitura do mundo social do qual fazem parte.
II I- Promoção, no indivíduo, de uma compreensão sociológica da realidade em está inserido, especialmente pelo desenvolvimento de seu modo específico de pensar, em que seja desenvolvida a percepção sociológica.
É (são) objetivo(s) citado(s) no enunciado da questão:
a) Apenas III.
b) Apenas II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I.
e ) As I, II e III.
35. Considerando a lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, especificamente os seus artigos 1 e 36, julgue as afirmativas abaixo:
I – A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
II – A educação abrange unicamente os processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino e pesquisa.
III – A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, e excluem os processos que se desenvolvem na vida familiar.
IV – A Filosofia e a Sociologia são reconhecidas como disciplinas obrigatórias nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a LDB.
V – A Filosofia e a Sociologia são reconhecidas como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio, de acordo com a LDB.
Marque a opção que analisa corretamente as afirmativas acima.
a) Apenas III está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e V estão corretas.
d)Apenas I está correta.
e )Apenas II e III estão corretas.
36. De acordo com Nelson Tomazzi (2008), a Sociologia envolve uma diversidade muito grande de conhecimentos e, por isso, ela está sempre em discussão. E o fato de haver múltiplas possibilidades de se abordar uma questão lhe dá uma condição de sempre questionar e ser questionada.
Considerando o pensamento do autor e seus conhecimentos sobre metodologia do ensino, julgue as afirmativas abaixo:
I- O ensino de Sociologia não pode ser reduzido a uma única visão e perspectiva. Não há teoria sociológica que consiga explicar toda a realidade social.
II – Muitas teorias e perspectivas são fundamentais para se formar um bom sociólogo e professor de sociologia.
III- A Sociologia possui a perspectiva de desenvolver uma visão crítica da realidade social; este é um de seus objetivos e não o único.
Marque a opção que analisa corretamente as afirmativas acima. a) Apenas a alternativa III está correta.
b) Apenas a alternativa II está correta.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) As alternativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas a alternativa II e III estão corretas.
37. De acordo com Silva (2007), o currículo de Sociologia passou por vários modelos nas reformas educacionais do nosso país. Identifique nos itens abaixo os modelos de currículo que são tratados no pensamento da autora.
I- Currículo clássico científico
II- Currículo tecnicista (regionalizado)
III- Currículo das competências (regionalizado)
IV- Currículo científico
Marque a opção que apresenta a(s) alternativa(s) CORRETA(S): a) Apenas a alternativa II está correta.
b) Apenas a alternativa III está correta.
c) As alternativas I,II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
e) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
38. Considerando seus conhecimentos sobre Educação em Direitos Humanos e a bibliografia indicada, marque a opção em que NÃO caracteriza corretamente a Educação em Direitos Humanos.
a) É uma educação de natureza permanente, continuada e global.
b) É uma educação necessariamente voltada para a mudança.
c) É uma educação que busca inculcação de valores para atingir corações e mentes, e não apenas instrução.
d) Busca a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, à dignidade humana.
e) Não envolve a cidadania, que é tratada de forma isolada do âmbito educacional.
39. De acordo com Benevides (2000), trabalhar com Educação em Direitos Humanos significa:
a) unicamente colocar limites na liberdade de imprensa.
b) apenas apontar os caminhos da seguridade social.
c) fortalecer apenas o debate político e a democracia.
d) formar uma cultura que crie e consolide vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.
e) unicamente fortalecer o estudo das desigualdades sociais.
40. De acordo com Dubet (2003), as desigualdades sociais devem ser analisadas como um conjunto de processos sociais e podem ser abordadas, pelo alto ou por baixo, a partir de traços específicos, de acordo com as experiências dos atores.
Das altenativas abaixo que tratam do pensamento de Dubet, assinale a INCORRETA.
a) As desigualdades sociais devem ser analisadas como um conjunto de processos sociais, de mecanismos de experiências coletivas e individuais.
b) A análise das desigualdades é um problema de sociologia e de filosofia política.
c) As desigualdades sociais podem ser abordada pelo “alto”, ou seja, testando-se uma teoria da justiça sobre os indicadores da desigualdade ou por “baixo” partindo-se da experiência dos atores.
d) No âmbito das desigualdades reduzidas, o traço mais marcante é a substituição das barreiras por níveis.
e) Os limiares da desigualdade não foram substituídos por uma longa cascata de níveis.
41. Das alternativas abaixo, assinale a INCORRETA quanto ao conceito de vagabundo apreentado por Castels (2009) .
a) É um ser absolutamente desengatado (desfiliado).
b) Só pertence a si mesmo e não é de ninguém e nem pode se inserir em algum coletivo.
c) É um puro indivíduo, e por isso, pertence a um coletivo.
d) É individualizado a tal ponto que está superexposto, desprende-se do tecido encorpado das relações de dependência e de interdependência que estruturam a sociedade.
e) Ele paga caro pela ausência de lugar que o situa do outro lado do espelho das relações sociais.
42. Para Castel (2009), o Estado, mediante o processo de individualismo, deve ser estrategista, oportunizando o desarmamento dos pontos de tensão, intervenção nas rupturas daqueles que caíram aquém da linha de flutuação e acompanhamento do processo de individualização.
Marque a opção que apresenta afirmativa correta.
a) É necessário até mesmo um Estado protetor, numa sociedade hiperdiversificada e com um individualismo negativo, pois não há coesão social sem proteção social. Esse Estado deveria ajustar o melhor possível suas intervenções, acompanhando a individualização.
b) É necessário até mesmo um Estado protetor, numa sociedade hiperdiversificada e com um individualismo negativo, pois coesão social independe de proteção social. O Estado deveria ajustar o melhor possível suas intervenções, acompanhando a individualização.
c) É necessário até mesmo um Estado estrategista, porém com menor controle social numa sociedade hiperdiversificada e com individualismo negativo. Com menor intervenção estatal, o individualismo negativo será controlado naturalmente pela coesão social.
d) O Estado deveria ser agente da multiplicação da desigualdade.
e) Não é necessário um Estado protetor.
43 – Marque a opção que NÃO dialoga com Bobbio no que tange a seus conceitos de política e poder.
a) Política é compreendida como uma atividade ou práxis humana, ligada ao poder, ou seja, ao domínio sobre os outros homens.
b) O poder é definido por vezes como uma relação entre dois sujeitos, dos quais um impõe ao outro a própria vontade e lhe determina malgrado o comportamento.
c) O poder tem sido tradicionalmente definido como consistente nos meios adequados para obtenção de vantagem.
d) O poder também pode ser considerado como conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados.
e) O termo política não possui contextualidade com o termo poder no âmbito das Ciências Políticas. Política é uma práxis humana, mas não possui o intento do domínio.
44. Para Bobbio, a estrutura do Estado de direito passou por mudanças na estrutura material e na estrutura social do sistema jurídico. Ocorreu uma alteração da forma jurídica do Estado e dos processos de legitimação da administração.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à composição da estrutura do Estado de direito de acordo com Bobbio.
a) Uma estrutura formal do sistema jurídico: garantia das liberdades fundamentais com a aplicação da lei geral-abstrata por parte de juízes independentes.
b) Uma estrutura material do sistema jurídico: liberdade de concorrência no mercado, reconhecida no comércio aos sujeitos da propriedade.
c) Uma estrutura social do sistema jurídico: a questão social e as políticas reformistas de integração da classe trabalhadora.
d) Uma estrutura política do sistema jurídico: separação e distribuição do poder
e) Inexistência de estrutura social do sistema jurídico: a questão social e as políticas reformistas de integração da classe trabalhadora.
45. Considere a citação abaixo:
“A elaboração de um instrumento que oriente o cientista social em sua busca de conexões casuais é muito valiosa do ponto de vista heurístico. Esse modelo, o tipo ideal, um instrumento no qual o cientista se vale para guiar na infinitude do real. O tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um modelo do que deveria ser o real.”
O trecho descreve um dos teóricos das Ciências Sociais e o modelo que propôs para analisar a realidade social. Esse autor é:
a) Karl Marx.
b) Émile Durkeim.
c) Max Weber.
d) Marcel Mauss.
e) Evans Pritchard.
QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO
46. A vacância do cargo público está prevista no artigo 33 da Lei 8.112/90 e decorre de:
a) exoneração, promoção e ascensão.
b) promoção, aposentadoria e transferência.
c) remoção, ascensão e aproveitamento.
d) falecimento, posse em outro cargo inacumulável e aposentadoria.
e) readaptação, transferência e aposentadoria.
47. Considerando ser o Provimento o ato administrativo por meio do qual é preenchido cargo público, com a designação de seu titular, analise as afirmativas:
I. O aproveitamento é forma de provimento originário e é configurado como o retorno à atividade de servidor em disponibilidade, em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
II. A nomeação é forma de provimento originário, dependendo de aprovação em concurso público de títulos.
III. A reversão, configurada pelo retorno do servidor ao mesmo cargo que ocupava e do qual foi demitido, quando a demissão foi anulada administrativamente ou judicialmente, é forma de provimento derivado.
IV. A readaptação é o reaproveitamento de servidor em outro cargo, em razão de uma limitação física que ele venha a apresentar.
V. Trata-se de provimento derivado a promoção de um servidor de uma classe para outra, dentro de uma mesma carreira, assim ocorre a vacância de um cargo inferior e o provimento em um cargo superior.
Sobre as afirmativas, é CORRETO afirmar que a) apenas I, II e III estão corretas.
b) apenas IV e V estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas III está correta.
e) apenas I e III estão corretas.
48. A Lei 8.112/90 é o Regime Jurídico dos Servidores Públicos e prevê:
a) que apenas os servidores civis da União estão vinculados às regras previstas.
b) que é requisito básico para investidura em cargo público a aptidão física e mental.
c) que apenas brasileiros natos podem acessar os cargos públicos no país.
d) que a investidura em cargo público ocorrerá com o efetivo exercício.
e) que os cargos públicos são providos apenas em caráter efetivo.
49. É vedado ao servidor público, de acordo com o Código de Ética, Decreto 1.171/94:
a) Exercer atividade profissional ética ou ligar o seu nome a empreendimentos.
b) Ser reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. c) Usar do cargo ou função para obter favorecimento para o bem comum.
d) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.
e) Utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
50. É uma regra deontológica prevista no Código de Ética – Decreto 1.171/94, EXCETO:
a) A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos por todos, à exceção dele próprio, e por isso se exige dele, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
b) Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores públicos serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
c) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
d) Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
e) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
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