Introdução
Sabemos que não é de se estranhar que qualquer ser humano ao olhar acima de sua cabeça, fará reflexão da razão da existência de tudo o que ver no espaço ou ao redor de si. Foi o que fizeram dois jovens cientistas, conhecidos pelos nomes de Gell-Mann e Zweig, quando postularam a existência dos quarks, que são os blocos ou tijolos da matéria do Universo. Toda a matéria conhecida no Universo é formada pela combinação deles.
Reflexão racional do surgimento do Universo
É sabido que existe uma longa e acirrada disputa entre a fé e a razão quanto a origem e o surgimento do Universo. Por um lado, a fé defendida pelo conhecimento teológico, assegura ou prova por meio de fatos sobrenaturais, eventos cosmogônicos, experiências, teorias, dados literários e arqueológicos que a origem e o princípio de todas as coisas, está Deus. Ou melhor, foi criado por Deus a partir do nada.
Já por outro lado, a razão defendida pelo conhecimento científico, assegura ou prova por meio de reflexões, estudos evolutivos e experimentos, que o surgimento do Universo veio da expansão do primeiro (Átomo Primordial), da qual deu origem todas as coisas ou matéria que existe no espaço sideral. Eles só não sabem explicar como surgiram os quarks, os elétrons que são as primeiras partículas elementares que formam o Átomo Primordial, componente essencial que dar vida, consistência e liga a toda matéria animada e inanimadas do Universo.
Todavia, é preciso reconhecer e que a justiça seja feita. Neste sentido, precisamos ser honesto em nossa colocação quando olhamos para estas duas narrativas na crença do início e do surgimento do Universo; que a crença ou fé teológica em crer que o mundo foi uma criação de um ser Supremo, é mais antiga do que as reflexões e os experimentos do conhecimento científico. Cumpre ressaltar, que existe um ponto em comum entre o conhecimento teológico e científico, de que o mundo surgiu do nada.
Comentário enriquecedor
Enquanto o conhecimento científico que se baseia na narrativa da razão científica, rejeita a narrativa da fé, de que o surgimento do Universos teve uma mão invisível para surgir, o conhecimento teológico não despreza os dados racionais da ciência, pelo contrário ele incorpora para melhorar e aprimorar seu aprendizado para compreender o surgimento, a razão e a existência do Universo.
Conclusão
Enquanto o embate entre o conhecimento científico e o teológico continuem acirrados, quanto ao início e o surgimento do universo, os que creem na existência desta mão invisível, que a ciência é incapaz e incompetente para explicar, eles continuarão crendo pelos fatos sobrenaturais, pelos eventos cosmogônicos, pelas suas experiências com Deus, pelas teorias teológicas, pelos dados literários e arqueológicos; que esta mão invisível que deu origem ao Universo, é a poderosa e soberana mão do Criador, que criou tudo a partir do nada.