As regras da democracia também deve serem cumpridas e respeitadas. Qualquer sistema de governo teocrático ou democrático, ou em outros sistemas parecidos, prezam pela união social, que é uma consequência advinda das leis que regulamentada por meios de acordos coletivos e individuais.
O objetivo das leis democráticas é unir os indivíduos e todas as sociedades em torno do sentimento coletivo. Quando as leis, as regras e as normas são quebradas, a sociedade ou é quebrada ou fica comprometida no convívio social. Se o rompimento das leis forem severas, a reunião social se desfaz, e a comunicação (COMUNHÃO) é interrompida, e o acordo é desfeito.
Depois que um acordo social é desfeito, nem um membro da sociedade será incentivado, e nem obrigado manter seus compromissos e a cumprir seus deveres. Consequentemente ele se sente desestimulado procurar ou requer seus direitos e a não reconhecer a autoridade e os detentores das leis democráticas. Quando um governante democrático, quebra seus compromissos que fez com a sociedade, da qual ele governa, ele perde a credibilidade, e joga o povo no sistema de governo político conhecido como “Governo Anárquico”, que consiste na negação do princípio da autoridade. Ou seja, o povo não considera ter mais um governo, porque ele quebrou as proposições que propôs ao povo, quando pediu o mesmo para ser eleito.
Definições de conceitos democráticos
1. Definição de democracia
É um sistema governamental, em que os representantes do Estado são escolhidos através de eleições populares. É um tipo regime que baseia seus ideais na liberdade de expressão, e na soberania popular. No sistema de governo democrático, as leis são elaboradas com o objetivo de fazer com que as receitas do Estado sejam distribuídas de forma igualitária para todos.
2. Definição de Sociedade
É um conjunto de membros de uma coletividade que vivem subordinados aos preceitos sociais, que continuam conservando as boas tradições e os bons costumes. Autor: Pbsena