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Resultados Prova Eletrônica de Estatística Aplicada

A prova presencial de Estatística Aplicada da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Ao calcular a altura de 538 atletas olímpicos, obtivemos como média = 173,15 cm e como desvio-padrão 19,2 cm. Já o peso médio desses mesmos atletas é de 71,4 kg, com desvio-padrão de 11,9
kg. Com base nesses dados, esses atletas apresentam maior variabilidade com relação à altura ou ao peso?

Assinale a alternativa que apresenta os valores calculados do Coeficiente de Variação da Altura e do Peso e qual deles tem maior variabilidade:

CV da altura = 11%; CV do peso = 16,6%; maior variabilidade no Peso.
CV da altura = 22%; CV do peso = 27,2%; maior variabilidade no Peso.
CV da altura = 15,5%; CV do peso = 11,7%; maior variabilidade na Altura.
CV da altura = 17%; CV do peso = 12%; maior variabilidade na Altura.
CV da altura = 9,3%; CV do peso = 15,5%; maior variabilidade no Peso.

Feedback da questão
Para resolução dessa questão é necessário aplicar a fórmula do CV para Altura e para Peso e comparar os dois valores para saber qual representa a maior variabilidade.
Aplicando a fórmula para os dados informados no problema, teremos: CV = DP/Média * 100 Altura 🡪 CV = 19,2/173,15*100 = 0,1108 * 100 = 11% Peso 🡪 CV = 11,9/71,4*100 = 0,1666 * 100 = 16,6%. Portanto, o Peso possui maior variabilidade (ou seja, maior dispersão) no conjunto de dados do que a Altura.

Pergunta 2
Por que é importante fazermos a representação gráfica de uma série de dados estatísticos?

Para que seja possível uma melhor visualização dos fenômenos em estudo.
Porque toda apresentação estatística deve ter gráficos.
Nenhuma das alternativas está correta.
Para que a apresentação fique mais didática para quem lê o estudo.
Porque uma apresentação com gráficos convence mais os leitores.

Feedback da questão
Item 4 da unidade 1 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 3
A respeito da classificação da estatística em duas grandes abordagens, estatística inferencial e estatística descritiva, relacione as afirmativas com a abordagem: (1) Estatística Inferencial ou (2) Estatística Descritiva.

( ) Pode formular previsões utilizando técnicas de probabilidade.
( ) Permite detalhar um fenômeno com representação em tabelas e cálculo de média de uma variável obtida pela amostra.
( ) Pode também ser denominada como estatística indutiva.
( ) Utilizada para identificar e evidenciar padrões encontrados nos dados coletados.

Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

2 – 1 – 2 – 1
2 – 2 – 1 – 1
2 – 1 – 1 – 2
1 – 2 – 1 – 2
1 – 1 – 2 – 2

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas, está no primeiro item da unidade 2 do e-book de
Estatística Aplicada.

Pergunta 4
Uma amostra é uma parte da população total, um extrato selecionado conforme certas características com base em objetivos de análise estatística. Pelas leis estatísticas, a Amostragem
diz respeito a “um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população” (OLIVA, 2022, p.11).

A seleção da Amostragem é realizada por meio de diversos métodos, sendo os principais os 2 tipos indicados a seguir:

Amostragem estatística, amostragem não estatística.
Amostragem probabilística, amostragem variada.
Amostragem não probabilística, amostragem estatística variada.
Amostragem comparada, amostragem quantitativa.
Amostragem probabilística, amostragem não probabilística.

Pergunta 5
Os estudos no campo da Estatística, enquanto ciência que se integra com variados processos de construção de conhecimentos e pesquisa, apoia, viabiliza e organiza dados e índices extraídos de investigações de uma população enquanto ciência aplicada.

Assinale a alternativa correspondente ao conceito de Estatística em estudo nesta disciplina:

Conjunto de métodos e processos para coletar e compreender fenômenos naturais, sociais ou matemáticos, com análise de dados qualitativa.
Conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para medir e entender fenômenos coletivos.
Ciência baseada em evidência que se aplica para qualificar dados e fenômenos coletivos, em que um conjunto de narrativas é submetido a uma análise matemática.
Ciência baseada em métodos e processos qualitativos que servem para medir e entender fenômenos específicos de um contexto.
Área de estudos aplicada para distinguir fenômenos coletivos por meio de métodos e processos quantitativos em cenários específicos.

Feedback da questão
A Estatística corresponde a uma abordagem matemática que organiza, evidencia e trata dados quantitativos por meio de métodos e processos que se aplicam para aferir, medir e analisar
fenômenos coletivos.

Pergunta 6
Vimos que a mediana (Md) representa o valor central considerando os dados obtidos, desde que os elementos do conjunto de dados esteja em ordem crescente ou decrescente. Considere os
elementos: 34, 25, 17, 12, 55, 23, 41, 39, 48.

Determine a mediana e assinale a resposta correta:

34
39
23
41
25

Feedback da questão
Para calcular a Md em uma distribuição com número ímpar de elementos é preciso colocar em ordem e depois aplicar a fórmula: P = N + 1 / 2 P = (12, 17, 23, 25, 34, 39, 41, 48, 55) P = 9+1/2 = 5 Mediana corresponde ao 5º elemento = 34.

Pergunta 7
Ao se analisar um conjunto de dados de maneira estatística, para dali tomar decisões de gestão, é extremamente importante considerar suas diferentes aplicações. Sendo assim, é preciso evidenciar uma frequência, organizando uma distribuição, o que pode ser feito por meio de uma Tabela de Frequência.

Sobre as Distribuições de Frequência, analise as frases a seguir classificando em V para verdadeiras e F para falsas:

( ) Ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, torna-se muito mais simples encontrar as informações para análise estatística.
( ) As distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, mesmo não sendo muito efetiva para análise globais de dados.
( ) Para que a tabela possua uma coerência, é necessário que os seus elementos sejam organizados em linhas e colunas.
( ) A frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta:

V – F – V – F
V – V – F – F
F – V – F – V
V – F – V – V
F – F – V – V

Feedback da questão
Pode-se definir que a frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições. A respeito das distribuições de frequência pode-se afirmar que ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, fica mais simples encontrar as informações para análise estatística. Além disso, as distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, sendo sim é realmente efetiva para análises globais de dados, e para análise específica usa-se outros cálculos vinculados. Para que a tabela possua coerência, os elementos devem ser organizados em linhas e colunas.

Pergunta 8
A Estatística moderna está subdividida em duas áreas (Falco, 2008), a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a distinção entre a estatística inferencial e descritiva:

A estatística descritiva é mais complexa e é base para a estatística inferencial, enquanto a segunda é mais simples, pois se baseia na primeira para realizar cálculos amostrais, censos e levantamento preditivos.
A estatística descritiva aplica técnicas matemáticas para descrever fenômenos amostrais e prever hipóteses paramétricas. Já a estatística inferencial irá induzir análise por meio da organização de dados com cálculos como o teste t para comparar cenários.
A estatística descritiva, também chamada de indutiva, trabalha com análise mais simples, descrevendo e organizando em tabelas e gráficos os dados coletados. Já a estatística inferencial realiza cálculos probabilísticos com base nos dados em análise, podendo também realizar comparações com outros estudos.
A estatística descritiva destina-se à coleta, organização e análise de dados experimentais. Enquanto a estatística inferencial, além das operações acima, trabalha com estimativa de parâmetros desconhecidos.
A estatística descritiva trabalha com análise probabilística de dados organizados por meio de tabelas e gráficos.
Enquanto a estatística inferencial busca testar hipóteses por meio de técnicas e cálculos descritivos mais avançados.

Feedback da questão
A estatística descritiva organiza, classifica, interpreta e analisa os dados coletados, sendo mais simples, enquanto a estatística inferencial é indutiva.

Pergunta 9
Em uma turma de alunos de Estatística Aplicada da EaD da UniDombosco, após o trabalho bimestral com valor máximo de 4.0 pontos, a professora fez um levantamento de notas obtidas pelos estudantes. Observou-se a seguinte distribuição a seguir:

Calcule a média dessa turma e marque a alternativa correta:

2,7
3,0
2,4
3,2
2,6

Feedback da questão
Item 2 do cap. 3, conteúdo sobre média

Pergunta 10
Eventos independentes é um conceito importante em Probabilidade, dizemos que dois ou mais eventos são independentes quando a ocorrência de um não depende (ou não é condicionada) da
ocorrência do outro, isto é, a informação de que um dos eventos ocorreu em nada altera a probabilidade de ocorrência do outro.
Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0 é ____. Nesse mesmo grupo, probabilidade de que um jovem saiba jogar futebol é ____. Qual a probabilidade de escolhermos um jovem (ao acaso) que tenha média maior que 7,0 e saiba jogar futebol?

I. O fato de ter média maior que 7,0 não depende do fato de saber jogar futebol, e vice-versa.
Quando isso ocorre, dizemos que os eventos são independentes. A: ter média acima de 7,0. B: saber jogar futebol. A e B: ter média acima de 7,0 e saber jogar futebol.
II. Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0 é 15.
III. Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0 é 15.6.

Todas estão corretas
I e II estão corretas
Somente II está correta
II e III estão corretas
I e III estão corretas

Feedback da questão
Como exemplo de correlação pontuamos que uma relação estatística tem duas ou mais variáveis coletadas em uma pesquisa. Duas ou mais variáveis estão relacionadas quando as mudanças sofridas em uma variável são acompanhadas por alterações proporcionais nas outras. Na relação estatística realizamos uma representação gráfica de pontos da distribuição na coleta dos dados. Diagrama de dispersão é um gráfico cartesiano no qual cada eixo estabelece correspondência com variáveis correlacionadas, a variável dependente (y) está disposta no eixo vertical, e no eixo x ficam as variáveis independentes. Linha de tendência ou curva média é a linha que se ajusta melhor para demonstrar a distribuição dos pontos no gráfico. Essas linhas de tendência da distribuição também correspondem a uma linha média, deixando a uma quantidade equivalente de pontos abaixo e acima.

Notação importante
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