Seca revela cidade perdida de 3.400 anos » Tifsa Brasil

Seca revela cidade perdida de 3.400 anos

As secas em todo o Iraque têm sido uma grande fonte de preocupação humanitária, mas também proporcionaram aos arqueólogos uma rara oportunidade de escavar uma antiga cidade perdida. Com o Iraque sofrendo uma seca extrema, o país foi forçado a retirar grandes quantidades de água do reservatório de Mosul. Com a queda drástica do nível da água, no entanto, uma cidade de 3.400 anos emergiu das margens do reservatório. Uma equipe conjunta alemã e curda rapidamente se aproveitou da situação e partiu para escavar a cidade. Acredita-se que a cidade seja a antiga cidade de Zakhiku, um importante centro comercial do Império Mitanniano da Idade do Bronze (c. 1550–1350 A.E.C).

Escavando uma cidade perdida
Sem saber quando o nível da água subiria para enterrar a cidade mais uma vez, a equipe tinha apenas uma pequena janela para realizar a escavação. Durante uma seca semelhante em 2018, uma equipe conseguiu documentar uma pequena parte do palácio da cidade. No entanto, desta vez, a equipe conseguiu mapear uma grande parte da cidade. Eles também descobriram uma enorme fortificação com paredes e torres, um edifício de armazenamento monumental e um complexo industrial. As muralhas da cidade eram notavelmente bem perseverantes, chegando a uma altura de vários metros em alguns lugares.

As paredes do edificio de armazenamento do periodo MittaniDe acordo com os membros da equipa, “o enorme edifício do armazém é de particular importância porque nele devem ter sido armazenadas enormes quantidades de mercadorias, provavelmente trazidas de toda a região. Os resultados da escavação mostram que o local era um importante centro do Império Mitani.”

Um dos achados mais notáveis ​​da cidade perdida de Zakhiku foi um grupo de cinco vasos de cerâmica que continham um arquivo de mais de 100 tabuletas cuneiformes. As tabuinhas datam do período logo após a cidade ter sido destruída por um terremoto em 1350 AEC. e os assírios tomaram a região. Várias das tabuletas, que são principalmente cartas, foram encontradas em seus envelopes de barro originais. A equipe espera que esses textos esclareçam o fim do reino Mitani e o império assírio em expansão. De acordo com a direção da escavação, Peter Pfälzner, “é quase um milagre que tabuletas cuneiformes feitas de argila crua tenham sobrevivido por tantas décadas debaixo d’água”.

Uma corrida contra o relógio
Por várias centenas de anos, o antigo reino de Mitanni controlou grande parte do norte da Mesopotâmia e da Síria. Hoje, grande parte desse reino está na região do Curdistão do Iraque, com Zakhiku localizado a cerca de 80 quilômetros a noroeste de Mossul. A cidade perdida de Zakhiku foi submersa pela primeira vez na década de 1980, com a criação do reservatório de Mossul. Na época, nenhuma missão arqueológica havia sido realizada no local.

As secas recentes proporcionaram uma oportunidade inesperada para escavar a antiga cidade perdida antes que ela fosse novamente submersa na água. Felizmente, um grupo de arqueólogos alemães e curdos conseguiu obter financiamento para o projeto e montar uma equipe em questão de dias. Após a curta escavação, a equipe cobriu o local com folhas de plástico e cascalho. Desde então, o local voltou a ficar completamente submerso no reservatório. Espera-se que as lonas e o preenchimento de proteção ajudem a preservar o local até que surja outra oportunidade de escavação. Nota: Com ajuda da arqueologia bíblica.

Redes sociais
23 visualizações

One thought on “Seca revela cidade perdida de 3.400 anos

  1. Gostaria de dizer, que, com certeza todos os internautas deste seite estão mui satisfeitos com o relevante trabalho prestado por vocês. Não todas as páginas da web que prestam serviços relevantes a sociedade. Meus parabéns pelo papel desempenhado em favor de quem procura estudar a palavra de Deus e seus mistérios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *