Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Marque as corretas:
a) Conflito só existe quando temos pessoas que sentem suas necessidades, desejos ou vontades não efetivados.
b) A Ética corresponde a normas próprias determinadas pelo governo de um país.
c) É necessário perceber a importância de princípios éticos para o cumprimento da função social da educação.
d) A Ética é um instrumento de garantia da cidadania onde os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
e) A Ética pode ser compreendida como mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza humana ser ético e virtuoso.
Assim, estão corretas:
A, C, D
B, C, D
B, C, D
A, C, E
Pergunta 2
Marque o que for correto:
a) Ética diz respeito a capacidade que temos de escolher entre o bem e o mal.
b) Quando avaliamos os alunos todos de uma única forma, não levando em consideração os diferentes tipos de dificuldades apresentadas entre o grupo, estamos falando que agimos com ética.
c) É necessário retornarmos à nossa concepção de Educação e percebermos se estamos agindo embasados na Ética.
d) Moral é o que devo fazer e como eu devo agir;
e) Ética é o que devo fazer e como eu devo agir.
Podemos afirmar que:
B, C e D estão corretas;
Somente C e D estão corretas;
A, B e D estão incorretas;
A, C e D estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas;
Pergunta 3
Leia o excerto.
Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. p. 33.
O processo formativo, como parte da educação, que está além do ensino de conteúdos, diz respeito à atuação de todos os agentes educativos que trabalham na escola.
Esse processo se refere, fundamentalmente, a uma formação:
Estética
Metódica
Técnica
Ética
Filosófica
Pergunta 4
Sobre moral é correto afirmar:
Moral é um conjunto de valores.
Compreendemos a moral como costumes desassociados das convenções estabelecidas pela sociedade.
O sujeito ético moral é aquele que sabe o que faz, conhece as causas, os fins de sua ação, contudo suas intenções e atitudes não estão de acordo com a essência dos valores morais
Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia mesmo com ações em desacordo com os valores.
Pergunta 5
Nota-se que um dos desafios do homem é aprender a conhecer as suas potencialidades e estabelecer relações, buscando realização e satisfação.
Sobre alguns desses desafios, e em relação à realização humana, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Os desafios da vida estão relacionados ao fato do homem conhecer as suas necessidades.
II. As necessidades sempre são satisfeitas de forma adequada, o que nunca gera a frustração.
III. O conjunto de satisfação na vida do homem garante a realização.
IV. O conjunto de realização garante a felicidade.
V. As necessidades sempre são satisfeitas de forma adequada, o que nunca gera a frustração
As proposições I, II e III estão corretas
Apenas a proposição I está correta
As proposições I e II estão corretas
As proposições I, III e IV estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
Pergunta 6
Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza.
Em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
Pergunta 7
“A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.” (SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade.
Segundo o texto, a ética corresponde a transferência dos valores familiares para a esfera social.
proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.
preceitos normativos impostos pela coação das leis.
normas próprias determinadas pelo governo de um país.
valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
Pergunta 8
“Para os alunos, os professores podem ser inteligentes, sensíveis, emotivos, disciplinadores, arrogantes, enfim, são professores. Os professores acreditam que os alunos são bons e possuem a capacidade de desenvolver sua inteligência racional”.
No que diz respeito à questão de aluno e professor se constituírem sujeitos da ética, assinale a alternativa correta:
Consta-se na prática que alunos e professores convivem pouco no espaço escolar e seria exagerado falar em formação de sujeitos éticos nessa relação.
Alunos e professores vivem como pessoas em processo de formação permanente e na relação das diferenças e semelhanças estabelecem-se os sujeitos da ética.
É no convívio escolar que alunos e professores podem trocar opiniões, ensinar a prender, mas as questões éticas devem ser resolvidas no seio do lar.
A Escola é o segundo lar e alunos e professores constituem-se uma segunda família em prol d a construção do conhecimento e do bem-estar social.
A convivência entre alunos e professores é geralmente marcada por descontinuidades o que impede uma relação que possibilite constituírem-se como sujeitos éticos.
Pergunta 9
Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social.
Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à:
ética
sociedade
educação
cultura
moral
Pergunta 10
O papel da escola na atualidade é muito importante, sendo que este papel sofreu mudanças, uma vez que hoje a escola não somente transmite conteúdos, mas ensina também a formar o bom cidadão. Em relação ao papel da escola, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeira) para as sentenças corretas e F (falsa) para as sentenças incorretas.
Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência certa.
(V) Constituir-se num espaço de se trabalhar o conhecimento.
(V) Auxiliar a diminuir as desigualdades sociais.
(F) Propiciar trabalhos de maneira unicamente individual.
(V) Partilhar conhecimentos e culturas entre educadores e alunos
V V F V
F F F V
V V V F
V V F F
F F F F
Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.