O sociólogo francês Émile Durkheim (1858 – 1917) se preocupou em analisar fenômenos que explicitavam a força da sociedade sobre os indivíduos. Neste sentido, a organização da sociedade é crucial, segundo o autor, para a delimitação do problema a ser analisado. O suicídio geralmente é tido como algo de foro íntimo, da esfera subjetiva. Durkheim em sua obra “O Suicídio” se esforça em conceituar e caracterizar o suicídio como um fato social, portanto como algo que ganha reflexos e tem ligação com a vida social.
De acordo com a perspectiva apresentada, analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
A) Existem três tipos de suicídio: o altruísta, o anômico e o moralista. Sendo o moralista ligado aos valores sociais de vergonha pública.
B) Existem dois tipos de suicídio: o altruísta e o religioso. Sendo o religioso aquele ligado a uma relação de desacerto com as regras divinas.
C) Existem três tipos de suicídio: o altruísta, o anômico e o egoísta. Sendo o anômico ligado a momentos de crises sociais, onde há desequilíbrio nos vínculos.
D) Existem quatro tipos de suicídio: o altruísta, o moralista, o anômico e o egoísta. Sendo o egoísta ligado a vingança contra algo ou alguém.
A alternativa correta é a opção (C)