Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Os conectivos são os termos usados para formar novas proposições. Marque a alternativa que apresenta o conectivo lógico representado de forma ERRADA:
e (^)
ou… ou… (↔)
ou (v)
não (~)
se … então (→)
Pergunta 2
Relacione os princípios com as suas respectivas definições conceituais, como segue:
(I) Princípio da NÃO-CONTRADIÇÃO; (II) Princípio do TERCEIRO EXCLUÍDO; e (III) Princípio da IDENTIDADE
(3) – todas as coisas são semelhantes a si próprias
(2) – toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, ou seja, não há um terceiro valor.
(1) – uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
1 – 3 – 2
2 – 3 – 1
1 – 2 – 3
3 – 2 – 1
3 – 1 – 2
Pergunta 3
No estudo sobre proposições verificamos que elas são sentenças declarativas, que nos permitem raciocinar corretamente na investigação da verdade.
Exprimem um pensamento de sentido completo, e que assumem um dos seguintes valores lógicos:
positivo ou negativo.
inconclusivo, falso ou verdadeiro.
indeterminado, falso ou verdadeiro.
falso ou verdadeiro.
indeterminado, positivo ou negativo.
Pergunta 4
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
“Aquele casal é feliz?”
Trata-se de uma sentença interrogativa e não é uma proposição.
Trata-se de uma sentença negativa, mas não é uma proposição.
Trata-se de uma oração exclamativa, mas não é uma proposição.
Trata-se de uma sentença afirmativa e é uma proposição.
Trata-se de uma proposição negligente com valor lógico inválido.
Pergunta 5
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo
II. Um sofisma ou falácia é um argumento que não é válido.
III. Um paradoxo é um raciocínio que se faz a partir de argumentos não contraditórios, mas que levam a uma conclusão contraditória.
I e II são verdadeiras.
Todas são falsas.
Apenas I é verdadeira.
Apenas II é falsa.
Todas são verdadeiras.
Pergunta 6
Sobre a lógica é correto afirmar que:
Preocupa-se com o estudo dos fundamentos matemáticos e estatísticos do raciocínio.
É apenas um estudo formal para a realização de tarefas mecânicas.
É uma ciência que investiga como o pensamento é processado no cérebro.
Preocupa-se com o estudo de princípios e métodos de raciocínio.
Tem Sócrates como seu maior expoente e surgiu na Roma Antiga, em 322 a.C.
Pergunta 7
Analise a sentença a seguir e assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Conhecer as preferências do interlocutor, otimiza a escolha dos argumentos. Porém, há situações que não se conhece as preferências do interlocutor. Deve-se dar preferência aos argumentos que são reconhecidos como verdadeiros ou aceitáveis por qualquer um. Neste caso temos que adotar:
argumentos universais pera interlocutores ocultos.
argumentos sequenciais para interlocutores ocultos.
argumentos parciais para interlocutores universais.
argumentos universais para interlocutores universais.
argumentos sequenciais para interlocutores universais.
Pergunta 8
O tipo de argumento que é se apoia no conhecimento de um especialista da área é o/a:
argumento pautado em operações lógicas
argumento de especialista
argumento pautado por estatísticas
argumento de consenso
argumento pautado por experimento
Pergunta 9
Sobre silogismo, sofisma e paradoxo, analise se as sentenças são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta:
O sofisma é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras.
O Paradoxo é um argumento que não é válido, ou seja, um falso raciocínio lógico com aparência de verdadeiro.
Um silogismo é uma declaração que vai contra o senso comum, expectativas ou definições.
V; V; F
V; F; F
F; F; F
F; F; V
V; V; V
Pergunta 10
Para saber se uma proposição composta trata-se de tautologia, contradição ou contingência é necessário:
analisar a construção da estrutura geológica das sentenças abertas.
identificar o conectivo lógico da operação matemática a ser analisada.
saber se uma proposição composta é uma operação lógica cambial.
construir a tabela verdade da proposição composta passo a passo.
analisar a sequência semântica da sentença na busca de evidências.
Notação importante
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