Trabalhando Igualdade Educacional Baseada Nos Conceitos Da Equidade E Da Alteridade » Tifsa Brasil

Trabalhando igualdade educacional baseada nos conceitos da equidade e da alteridade

1. É inegável que o elemento curricular de “Formação e Identidade Docente”, apresenta um conjunto de conceitos que podem levar a aprendizagem com bastante significados e significantes do ser professor, e o seu papel no ambiente do contexto educacional como um profissional que tem seu campo de ação a sala de aula e em outras áreas ambientais sociais e políticos. E quando o assunto é a elaboração de planejamento estratégico, plano de aula e projetos pedagógicos que objetive alcançar todos aprendentes em situações ou em condições físicas diferentes, cognitivas, culturais, religiosas e políticas, ele enfrentará vários desafios pela frente. Todavia, diante desta incursão frasal que pode assustar, não há motivos para pânico, pois ainda podemos encontrar um norte para o enfrentamento destes desafios e traçar metas que vise a solução de alguns problemas que estão relacionados a eles. Dentre tantos conceitos relevantes, destacam-se: a equidade e a alteridade.

1.1 Sabe-se que, a equidade é um conceito que ajuda de forma significativa o indivíduo enquanto sujeito, reconhecendo os direitos e o espaço do outro em qualquer situação, e no contexto escolar não será diferente. Além disso, ele leva o indivíduo a mudar sua maneira de pensar e de agir, compreender os limites e as dificuldades do outrem, e passa a valorizar quem pensa diferente. Esse senso de justiça quando alimentado pelo profissional em educação em sala de aula, ele não se negará a cumprir com seus deveres, e nem fugirá de suas responsabilidades como bom educador, ainda que esteja operando em ambiente considerado inóspito, onde os problemas parecem difíceis de serem solucionados. Entretanto, intuitivamente ele será induzido a cultivar valores morais se a valorizar as habilidades de seus aprendentes e dos demais profissionais da mesma área. Cumpre ressaltar, que não existe igualdade de direitos e deveres dos docentes e discentes, quando a equidade estiver ausente das ações dos profissionais em educação. Pois no contexto deste conceito, não será permitido o estado de isolamento dos indivíduos enquanto aprendentes, nem se poderá negar o direito deles se expressarem para organizar seus pensamentos no campo dos argumentos do conhecimento científico ou do senso comum.

1.2 Além disso, a alteridade é um conceito que contribui de forma significativa para que o indivíduo aprenda a respeitar e a compreender as diferenças do outro. E no contexto escolar não será diferente. Neste sentido, cumpre ressaltar, que a alteridade é um tipo de caráter ou estado que leva o educador a perceber o lado diferente e distinto de seus aprendentes. Esse senso de respeito e de afetividade às diferenças do outro, quando cultivado pelo profissional em educação, em sala de aula, ele lhe dará competência moral e respaldo social dentro e fora do ambiente escolar. Feito isto, ele terá a alteridade como forte aliado, que pode lhe ajudar a sondar e a filtrar, e a levá-lo a perceber que existe dentro do ambiente educacional, uma diversidade de indivíduos com costumes, gostos, cultura, comportamento, habilidades e os caracteres diferentes de seus aprendentes em sala de aula. Só assim, ele conseguirá aplicar o aprendizado respeitando as diferenças, e garantindo o direito de seus aprendentes por serem diferentes uns dos outros, contribuindo na reconfigurando da igualdade deles como pessoa humana. É importante notabilizar, que não existe igualdade quando o julgamento não é feito com uma filtragem correta do erro e ou acertos de cada indivíduo em particular. Pois que no contexto da alteridade, não cabe a camuflagem das fragilidades das diferenças e das singularidades dos presentes, mas explorar os erros e os acertos no campo da aprendizagem dos alunos. Embora consciente que exista deficiência ou erro, e que todos eles têm um nível de consequência, mas é preciso saber sondar, pois que nem todo erro é sinônimo de fracasso, derrota ou deterioração dos sonhos de um aprendente.

1.3 Como se pode ver, trabalhamos em nossos argumentos os conceitos de equidade e alteridade, dentro do contexto educacional. O primeiro trata-se do direito de igualdade de justiça dos aprendizes frente aos profissionais em educação, e o segundo, leva o profissional a perceber, respeitar e explorar as diferenças de seus aprendentes, visando aplicar o aprendizado de acordo com a situação de cada um deles. Deste modo, conhecendo e explorando melhor estes dois conceitos no contexto educacional, o profissional poderá melhorar de forma significativa o ambiente de aprendizado. Vale lembrar que, quando a equidade e a alteridade são cultivadas em sala de aula, elas possibilitam ao professor criar um ambiente interativo e produtivo frente aos limites, dificuldades e diferenças de seus aprendizes. Além disso, cumpre notabilizar que, esse senso de justiça, respeito e de afetividade levará ao docente a ver seus aprendizes de forma equânime, brindando-o de cometer parcialidade e predileção. Assim sendo, o ser professor como um artista em educação, terá cumprido com lisura e honestidade seu papel como um bom profissional, que soube tratar com igualdade e respeito às diferenças seus discentes no que tange sua condução a formação para o trabalho e para vida.

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