As revelações dos profetas como agentes de Deus, recebiam a mensagem por diversos meios, que podiam vir bem explicadas, e outras envolvidas em muitos mistérios que dependia de uma aguçada percepção espiritual para poder ser entendida.
Revelação explícita
No caso do jovem Samuel, ele teve sua experiência desse tipo de revelação explicita aos doze anos de idade. Mas o que é, ou o que vem ser uma revelação explícita? A revelação explícita, era aquela na qual Deus falava pessoalmente em voz audível ao profeta sobre sua vontade que deveria ser cumprida, para que por sua vez o profeta levasse essa mensagem aos ouvidos do povo. Essa revelação podia vir por meio de voz audível ou por escrito, como foi o caso da escritura na parede, quando Deus escrevia aos olhos do rei Beltessazar lá em Babilônia, na qual a subscrição foi lida interpretada pelo profeta Daniel.
A revelação explícita era uma expressão formal, por escrito; ou verbal em voz audível, que na qual Deus deixava bem claro sua vontade ao transmitir sua mensagem ao profeta. Esse tipo de revelação desenvolvida por Deus deixava bem explicado sua vontade pelo conteúdo narrado.
A revelação implícita
Já a revelação implícita vinha envolvida em mistérios, de tal modo, que não ficava claro a mensagem que Deus entregava ao profeta. Esse tipo de revelação vinha por meio de visão, sonho, uso de objetos, para o homem interpretasse a vontade de Deus por meio deles. Essa revelação vinha muitas vezes por meio de pré-sentimento ou por figuras de linguagens. Essas ferramentas que Deus usava para transmitir sua mensagem, deixa subentendido seu conteúdo. Em outras palavras, era uma revelação que se subentende ou subentendeu, mais não ficou explicado. Ou seja, a mensagem estava em mente, mas não fora expresso com clareza; precisava ser estudada para poder saber o que significava e qual era seu destino. Deus ao usar essas ferramentas, contribuía para o homem se esforçar buscar e procurar mais a presença de Deus.
A revelação ao jovem Samuel foi explícita
Deus sabia que seriam impossível revelar sua vontade ao jovem Samuel por meio de sonhos, persentimento, ou por visão, etc, visto que ele não tinha experiência e nem sua mente formada para entender a revelação implícita. Por isso Deus foi direto ao assunto, revelando sua sentença sobre à casa de Eli. Autor: Pbsena