Prova Presencial De Educação Do Campo - Indígena E Quilombola » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Educação do Campo – Indígena e Quilombola

A prova presencial de Educação do Campo – Indígena e Quilombola da área de Sociologia, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
As questões centrais na formação que se retroalimentam formando a exclusão social dos Camponeses, Indígenas e Quilombolas?

A distribuição de renda e o acesso ao ensino superior
A questão fundiária e o preconceito
A questão religiosa e a educacional
A distribuição espacial na cidade e a falta de esforço destes povos.

Pergunta 2
Observe o texto abaixo e responda o que se pede:

O que caracteriza os povos do campo é o jeito peculiar de se relacionarem com a natureza, o trabalho na terra, a organização das atividades produtivas, mediante mão-de-obra dos membros da família, cultura e valores que enfatizam as relações familiares e de vizinhança, que valorizam as festas comunitárias e de celebração da colheita, o vínculo com uma rotina de trabalho que nem sempre segue o relógio mecânico. (PARANÁ, 2006)

De posse desta informação e dos seus estudos na disciplina analise as afirmações abaixo:

I. Não é permitido ao governo dissolver nenhuma escola rural, mesmo que a região tenha sido urbanizada e não haja demanda por ela.
II. O fechamento de uma escola do campo só ocorrerá mediante manifestação de órgão normativo e da comunidade escolar.
III. A educação do campo precisa ter um calendário adequado às fases agrícolas e condições climáticas.
IV. Os ribeirinhos e caiçaras estão entre as populações do campo conforme decreto 7352/2010.

Estão corretas as afirmativas:

I, III e IV
II e IV
II, III e IV
I, II e III

Pergunta 3
Vários elementos são representativos vinda dos africanos para o Brasil até o século XIX. Assinale a única que está em desacordo com o que foi estudado:

Os africanos não escolheram vir para o Brasil, chegaram aqui como escravos
A condição de escravo desumaniza a pessoa que aqui chegou
O negro teve amplos benefícios ao chegar no Brasil pois pode sair de uma terra menos favorável à existência de vida humana.
Como eram obrigados a assimilar a cultura cristã portuguesa acabaram por misturar com sua própria cultura gerando o sincretismo

Pergunta 4
A leitura do capítulo base para esta rota indica a existência de uma cultura material e uma imaterial (SILVA; COSTA, 2018). A cultura foi apresentada como possuindo um caráter material e um imaterial, conforme o capítulo norteador desta aula. Por cultura material entendemos:

As relações econômicas existentes entre os habitantes de uma determinada cultura. Este tema foi profundamente explorado por Karl Marx no livro “O Capital”.
Diz respeito aos saberes, habilidades, crenças, práticas, modos de ser das pessoas.
Tem caráter móvel e corresponde às produções humanas que se associam a matérias primas e tecnologias.
São os elementos perceptíveis de uma cultura tais como esculturas, construções e literatura.

Pergunta 5
O professor índio possui um papel bastante importante na tribo indígena. Ele:

É visto como a única fonte de saber sistematizado.
É responsável pela prestação de contas junto aos brancos do saber sistematicamente instituído.
Atua, frequentemente, como mediador cultural nas relações interétnicas estabelecidas com a sociedade nacional.
Atua como o principal líder na tribo, rivalizando com o papel do Pajé.

Pergunta 6
Conforme Malinowski “a cultura consiste no conjunto integral dos instrumentos e bens de consumo, nos códigos constitucionais dos vários grupos da sociedade, nas ideias e artes, nas crenças e costumes humanos.” (PORTO, 2011, p. 95)
Observe os elementos abaixo procurando identificar quais deles fazem parte deste conjunto:

I. Religião
II. Arte
III. Oceano
IV. Computador
V. Automóvel

Assinale a única alternativa que indica os elementos que fazem parte do conjunto constitutivo da cultura de um povo:

I e II
I, II, III e V
IV e V
I, II, IV e V

Pergunta 7
A eugenia sempre se baseou numa visão equivocada da teria da evolução intitulada de Darwinismo Social. Ao aplicar estes estes conceitos à serviço da eugenia os pensadores desenvolveram uma visão preconceituosa ainda observada hoje em dia. Apenas uma afirmação abaixo não está de acordo com esta visão:

O negro tem tendência ao crime e não é afeito à civilização.
O índio não é uma pessoa trabalhadora.
O caboclo não possui vontade de Ascensão social.
A maior força do povo brasileiro é o caboclo por misturar o que tem de melhor nas raças humanas.

Pergunta 8
Analise as frases abaixo que se referem ao objetivo da educação indígena.
I. proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;
II. garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-índias.
III. desenvolver currículos e programas específicos, neles incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades;
IV. elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado

Estão corretas as afirmativas:

I e IV
I, III e IV
Todas estão corretas
Nenhuma está correta
I, II e IV

Pergunta 9
O uso da língua indígena é um diferencial da educação do campo. Sobre este tema é correto afirmar que:

O ensino deve ser bilingue, incluindo o português e a língua da etnia.
A língua portuguesa deve ser incentivada, enquanto a língua da etnia deve ser gradualmente substituída pela nacional.
O ensino deve ser feito exclusivamente na língua indígena.
O ensino deve ser bilingue, incluindo o português e o Tupi-guarani. Esta língua foi escolhida para facilitar a produção de materiais.

Pergunta 10
A responsabilidade da educação indígena é:

Do governo federal e estadual
Dos estados
Do governo federal
Dos estados e municípios
Dos municípios

Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Faça seu comentário via Facebook

Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *